Gerencie melhor seu tempo e produza mais!

O tempo parece que se tornou um “bem” escasso nos dias de hoje. As 24 horas parecem insuficientes para resolver todas nossas questões e ainda descansar.  E o pior, não há como aumentar o dia. Será?

Saber gerenciar seu tempo é maximizá-lo. Óbvio que o dia ainda terá 24 horas, mas se você administrar melhor seu tempo, consequentemente, sua produtividade aumentará.  E com uma maior produtividade, é possível aproveitar melhor sua jornada de trabalho e ainda ter tempo para outras atividades.

Segundo pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, se trabalha mais horas que em vários países ricos do mundo. Porém, a produtividade em nosso país ainda não é a ideal.
Na Alemanha, por exemplo, a média semanal de trabalho é de 38 horas. No Brasil são 44 horas. Tubo bem, trabalhamos mais que os alemães, mas isso quer dizer que produzimos mais que eles? Na verdade não. O trabalhador alemão com uma jornada semanal 6 horas menor que a do brasileiro, quase a média de um dia de trabalho aqui, consegue ser quatro vezes mais produtivo que nós.

Está mais que claro que precisamos administrar melhor nosso tempo. Produtividade não está essencialmente ligada à quantidade de horas trabalhadas, mas sim à qualidade do que fazemos nas horas dedicadas às atividades profissionais.

Portanto, vamos te dar três dicas para você se tornar mais produtivo em sua carreira:

  • Evite Conversas “Paralelas”

Lembra do seu “tempo de escola”? Os professores sempre advertiam sobre “conversas paralelas”. Porém, o excesso destas no ambiente trabalho também é prejudicial. Quando você se desconcentra da atividade que está realizando, demora em média 15 minutos para se concentrar novamente.

Dados da consultoria Track Via, coletados em pesquisa feita nos Estados Unidos, apontam que um dos grandes vilões da produtividade no trabalho é aquele “inofensivo” bate-papo entre colegas.

  • Saiba o que você tem que fazer na semana

É necessário se organizar. Não confie apenas em sua mente. Monte uma agenda ou planilha com suas demandas. Determine tempo. E, principalmente, tente melhorá-los com o passar dos dias.
Se você demora 1h30 em uma atividade, tente fazê-la com 1h15. Porém, sempre mantenha o mesmo nível de qualidade. Uma busca por um menor tempo para a realização de uma atividade jamais pode prejudicar a qualidade do resultado.

  • Tenha tempo livre

Sim, você deve ter tempo livre em sua agenda de trabalho. Isso não quer dizer que você ficará sem produzir, mas que novas atividades além das planejadas podem aparecer. E esses tempos livres em sua jornada de trabalho são justamente para que você possa fazer ajustes para encaixar as novas demandas emergenciais que aparecem no dia.

Fora da jornada de trabalho também é essencial que você aproveite o seu tempo livre para melhorar sua qualidade de vida: curta a sua família, reveja os amigos, leia um livro, veja um filme! Se divirta! A sua qualidade de vida reflete diretamente em sua produtividade profissional.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63