Qual o momento certo para investir em sua carreira?

Mulher de negócios

Confira algumas dicas de como investir em sua carreira.

A carreira e o desenvolvimento profissional são um dos aspectos que mais impulsionam a vida de uma pessoa. Especialmente por conta de sua relevância para a subsistência e satisfação pessoal. Portanto, investir na carreira significa direcionar os esforços para alcançar aquilo que é desejado. Pode ser um cargo em uma grande empresa, abrir um negócio próprio, trabalhar de casa, entre outros.

Para alcançar qualquer uma dessas metas, é necessário passar por etapas que vão desde os estudos essenciais para a atuação profissional à criação de uma rede de contatos profissionais bem estabelecida. Mas, qual é o momento ideal para investir na carreira? Continue lendo para chegar a essa resposta essencial para alcançar o sucesso! 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Conheça a si mesmo e saiba para onde ir

Investir na carreira é algo que fazemos desde a infância. Na educação básica, quando nos esforçamos para desenvolver intelecto e físico, estamos construindo a base para galgar passos maiores no futuro.

No caso de indivíduos já adultos que buscam o melhor momento para investir em sua carreira, é recomendado que este momento venha após a compreensão plena de si mesmo, após o autoconhecimento.

Ao identificar suas preferências e anseios, o indivíduo se torna apto a elaborar um planejamento que contemple todas as esferas de sua vida. A partir daí, pode estabelecer as ações a serem tomadas para alcançar seus objetivos.

Entre essas ações, estão aquelas direcionadas ao âmbito profissional, como cursos de graduação, pós-graduação, idiomas, intercâmbios, experiência profissional, estabelecimento de networking, entre outras atividades que levam ao desenvolvimento da carreira.

É a partir do autoconhecimento que começamos a prosperar e conseguir aquilo que realmente atribuímos valor. O processo de Coaching pode te ajudar nessa busca pelo autoconhecimento. Através de poderosas ferramentas, o Coach conduz o coachee para a compreensão de quais são as metas desejadas verdadeiramente. Quando você tem segurança a respeito do que deseja, fica mais simples investir em sua carreira.

Dicas de como investir em sua carreira

Agora que já falamos sobre o melhor momento para começar a investir na carreira, é válido dar dicas de como potencializar o seu talento. Confira essas dicas abaixo e não deixe de aplicá-las!

1. Desenvolva suas aptidões

Como citamos ao longo do artigo, é essencial compreender quem se é. Ao alcançar o autoconhecimento, o indivíduo tem uma visão mais clara a respeito de suas próprias aptidões. Então, o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso é desenvolver as aptidões naturais.

Quais são seus principais talentos? O que você gosta de fazer? E principalmente, o que você faz bem o bastante para que te paguem por isso? Tendo respondido a essas questões, você poderá focar em cursos que ajudem a aperfeiçoar essas habilidades. Trabalhar com algo de que se gosta e para que se tem aptidão é uma base sólida para o sucesso. 

2. Tenha um plano de carreira

Para realizar um grande sonho, é importante entender quais são os passos que te separam do início da jornada da grande vitória. Em outras palavras, é importante ter um plano de carreira em que você trace o caminho que irá percorrer para chegar ao lugar que almeja. Com esse plano, você terá mais facilidade para pensar em cada passo que dará para se tornar um profissional reconhecido em seu segmento.

Para que seu plano de carreira seja consistente, é importante estabelecer metas com prazos realistas. Saiba que pode não ser tão rápido e fácil chegar a um cargo elevado na hierarquia de uma grande empresa, por exemplo. Pode ser uma grande armadilha querer precipitar os passos a serem dados.

3. Invista na sua constante qualificação

Manter-se constantemente se aperfeiçoando te ajudará a ser um profissional mais desejado pelo mercado. Sendo assim, invista em cursos e atividades que sejam enriquecedoras para o seu desenvolvimento.

Fazer intercâmbios, viver experiências diferentes e até mesmo se dedicar a escrever um livro podem contribuir para potencializar a sua carreira. Tudo o que puder ajudar a destacar os seus talentos é bem-vindo. Fica a dica de que sempre é tempo de buscar por mais conhecimentos para enriquecer a sua bagagem cultural. 

4. Dedique-se por inteiro as oportunidades

A cada trabalho, projeto e oportunidade que surgir em seu caminho, dedique-se ao máximo. Extraia de cada situação o melhor para o seu crescimento como profissional. É natural que as pessoas tenham a constante impressão de estarem vivendo experiências passageiras. E sim, vivemos muitas experiências que não se prolongarão, no entanto, cada uma delas pode ajudar a construir uma carreira mais forte.

Então, mesmo que você não esteja tão contente no seu trabalho atual, comece a prestar atenção no que pode aprender. Enquanto busca outras oportunidades, você pode e deve extrair tudo o que puder das experiências que se colocam à sua frente. 

5. Mantenha seu currículo atualizado

A propaganda é a alma do negócio, certamente você já ouviu muito isso. Saiba que não é somente para as empresas que essa máxima se enquadra. Se você deseja ser contratado por companhias de grande porte, precisa ser visto por elas, certo? É aí que entra o fator propaganda para profissionais.

Nesse caso, a propaganda em questão diz respeito a manter o seu currículo sempre atualizado. Cada nova experiência que você viveu pode enriquecer o seu perfil diante de um recrutador. Sendo assim, deixe a preguiça de lado e acrescente sempre novos tópicos. Fica a dica ainda de ter perfis em redes sociais dedicadas ao universo profissional, como o LinkedIn. 

6. Cultive sua autoestima profissional

Por fim, recomendamos que você cultive uma boa autoestima profissional. Reconheça seus próprios talentos e como pode fazer a diferença em seu segmento de atuação. Um profissional que tem boa autoestima consegue se colocar de forma mais positiva diante das oportunidades.

Reconheça o seu potencial de impacto e como pode contribuir para o crescimento das empresas pelas quais irá passar. Essa compreensão é a chave para que você esteja sempre pronto para grandes realizações em sua carreira. Valorize o seu esforço e o seu talento. 

E você, gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e difunda esse conhecimento!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63