Tipos de Reputação – A importância de acompanhar a reputação de sua empresa

tipos de reputação

Conheça os tipos de reputação


 
Uma reputação “ruim” significa que é hora de mudar. Uma reputação “boa” pode significar que o próximo desafio é como manter o status. Uma reputação “ilibada” é ainda mais complexa, pois remete a limpeza e pureza. E uma reputação “desconhecida” não nem o que considerar. Continue lendo para saber mais sobre reputação da empresa e pessoal.

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Reputação online da empresa

Qual é o tipo de reputação que a sua empresa tem? Se você possui dados ou pesquisas que possam ser referência, pode responder. Caso contrário, serão apenas palavras sem embasamento. Independentemente do tipo de reputação que o seu negócio ou que a empresa que você trabalha possui, é preciso entender de onde vem os dados e como eles são analisados.

A reputação da empresa pode ser analisada pela atividade online dela. Segundo números de uma pesquisa feita pela Forrest Research e divulgada pelo Google, as vendas pela internet podem dobrar até 2021 somente no Brasil. Será possível ver um avanço médio de 12,4% ao ano. É muita gente se tornando consumidor online, não é mesmo?

Um consumidor que busca pela empresa que vende o produto mais adequado por um bom preço e que tenha bom atendimento. De acordo com estudo da Deloitte, mais da metade (56%) das vendas realizadas em lojas físicas teve um passo anterior que foi a busca online. Seja pela comparação de tipos de produto, preço ou reputação da marca ou até mesmo da loja. O consumidor atual quer ter uma experiência agradável em todos os momentos da compra: não importa se é na descoberta do desejo, na obtenção do produto ou serviço ou no pós-compra.

Praticando a reputação da empresa

Com mais de 15 anos no mercado, a plataforma Reclame AQUI se tornou um importante veículo de comunicação entre a empresa e o cliente. O site funciona como um intermediador para o cliente que não encontra uma melhor forma de se comunicar com uma organização. No site é possível encontrar o perfil de diversas empresas dos mais variados setores.

Na página de cada uma delas há uma carinha que tem cores diferentes que demonstram o nível de reputação da organização. Esse status é resultado da análise do índice de respostas, médias de avaliações, índice de solução e índice de possibilidade de novos negócios. Você já conferiu qual é o nível de reputação da sua empresa no site Reclame AQUI? Como mostrei nas pesquisas um pouco acima, nunca duvide de que a internet se tornou um importante meio de obtenção de informação ao longo dos anos. E que a tendência é só crescer.

Vale lembrar que a preocupação com a reputação online não inibe a atenção obrigatória com a loja física, caso a empresa tenha os dois.

Como sustentar uma boa avaliação

É claro que você deve levar o Reclame AQUI em consideração para saber qual é o nível de reputação da sua empresa. Mas também é claro que essa não deve ser a única ferramenta a ser analisada. A saúde da marca vai muito além disso: todos os canais de comunicação que a empresa disponibiliza e qualquer menção fora deles conta.

A média da saúde da marca pode conter resultados vindos das redes sociais, casos do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), reclamações da ouvidoria, comentários de lojas físicas, pesquisas de satisfação online ou em lojas físicas e menções feitas em portais de notícias. Esses são apenas alguns dos itens que podem ser considerados. Cada empresa deve analisar os números quantitativamente e qualitativamente para que a verificação seja completa e traga bons frutos.

A análise poderá indicar onde estão os produtos para que a gestão e os líderes trabalhem junto com as equipes em melhorias e soluções. Além disso, esse estudo pode apontar tendências do mercado e possíveis otimizações que a organização pode realizar.

Empresas que só possuem presença online podem se atentar somente ao meio digital. Porém aquelas que têm a soma do físico e do online devem analisar todas as plataformas. Os dois devem receber a mesma importância e serem levados em consideração. Inclusive, ideias que surgem no ambiente físico podem ser usadas no online e vice versa.

Já as empresas que não possuem loja online, também devem ficar atentas ao que acontece na internet. Um dos motivos é a importância e quase obrigatoriedade da presença online para muitos negócios. Outro motivo é que a análise do que está sendo falado sobre você. Mesmo que você não tenha nada da sua empresa na internet, alguém pode estar comentando positivamente ou negativamente sobre algo.

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Imagem do funcionário

Ao contrário de ser um assunto fútil, sua imagem no ambiente de trabalho é motivo de preocupação diária. Seus gestores, líderes e outros colegas irão analisar você muito além do que suas entregas.

Na maioria das empresas, os funcionários são avaliados diariamente pelo comportamento, tipo de roupa, linguagem e relacionamento com todos os colaboradores. Fatores como pontualidade, aparência, postura e limpeza do local de trabalho podem contribuir para criar sua imagem boa ou não. Algumas empresas também avaliam as atividades pessoais que se tornam públicas. Muitas carreiras podem ser interrompidas por conta de comportamentos inadequados que irão formar uma reputação ruim para uma pessoa.

Por essas e outras, é essencial manter sua reputação ilibada. Lembre-se de que seu sucesso profissional deve andar ao lado da sua vida pessoal, portanto, as duas devem se complementar positivamente.

Sustentar uma reputação boa não é um bicho de sete cabeças. Basta entender qual é o código de conduta e ética da empresa e o seguir. Se não concordar com algo converse com o seu gestor. Talvez também seja o momento de avaliar se você está dentro da cultura da empresa.

O desenvolvimento de melhorias para um profissional pode se aproveitar do método coaching. Com o foco em potencializar e empoderar o funcionário, a ferramenta irá mostrar o que ele tem de mais interessante. Além disso, o coaching também irá se aprofundar em itens que podem estar sabotando sua imagem no ambiente de trabalho.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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