Você tem o que precisa para alavancar seus objetivos? Veja as dicas

Alavancar objetivos Veja dicas poderosas para alavancar os seus objetivos e ir além!

 

Como estão as suas realizações profissionais e pessoais? Será que você tem conseguido alavancar objetivos para chegar ao lugar em que deseja estar? Se, ao avaliar as suas conquistas, você não está satisfeito, é válido repensar na forma como vem aplicando os seus potenciais para se tornar mais realizado. Todo mundo possui dentro de si a essência para se tornar um realizador, só precisa aprender como fazê-lo.

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

10 Dicas de como alavancar objetivos

Ter sonhos no âmbito profissional e pessoal é essencial para se manter com energia para realizar as suas tarefas cotidianas. E, claro, que ao idealizar um objetivo as pessoas desejam vê-lo concretizado em algum momento. Saber como trabalhar sua motivação e sua capacidade de realização é o ponto diferencial entre se manter sonhando e finalmente ver acontecer.

A seguir listei dez dicas de como usar os seus potenciais da maneira mais assertiva para concretizar os resultados esperados. Leia com atenção e faça uma autoavaliação crítica de como você está empregando bem os seus talentos e como pode estar se sabotando. Sempre é tempo de mudar o seu registro de pensamento para mudar a sua vida.

1 – Saiba a diferença entre objetivos e metas

Para alavancar objetivos, é essencial definir metas passíveis de serem cumpridas, mas, antes de começar o seu planejamento, você deve ter bem clara a diferença entre os dois conceitos. Um objetivo é o seu desejo de conquista, pode ser realizar uma grande viagem no final do ano, ser promovido no trabalho, fazer uma festa de casamento de grande porte, entre outros.

Por sua vez, as metas são as ações necessárias de serem realizadas para alcançar o objetivo final. Então, se você quer viajar para os Estados Unidos com um familiar, deve estabelecer como metas juntar dinheiro para os gastos no destino, comprar as passagens, obter os vistos e tudo mais que for necessário para que a viagem possa acontecer. Cumprindo essas metas dentro do prazo você alcançará o seu objetivo.

2 – Estabeleça um cronograma

Uma dica bem interessante para quem sente dificuldade de realizar as metas no decorrer dos prazos estabelecidos. A ideia é bem simples, você desenha um cronograma com todas as atividades necessárias em cada dia e vai seguindo essa rotina para conseguir chegar ao final do período com tudo que era relevante cumprido.

Saiba que muitas pessoas que têm dificuldade em conquistar seus objetivos, precisam apenas se organizar melhor. Quando os objetivos têm uma aura muito subjetiva pode ser complicado pensar de maneira prática no que deverá ser realizado para chegar ao resultado desejado. Então, tire um tempo para colocar na ponta do lápis o que deverá ser realizado e, assim, pensar na maneira de fazer isso com assertividade em seu cotidiano.

3 – Tenha coragem para enfrentar as dificuldades

O grande segredo para se tornar bem-sucedido em sua vida pessoal e profissional é entender as dificuldades como desafios. Lembre-se que são os desafios cotidianos que impedem a vida de se tornar uma rotina sem fim. Gostar de se sentir desafiado é crucial para se manter sempre a postos para resolver todas as situações que se interpõem entre você e a concretização do seu objetivo.

Uma forma de ter mais facilidade para resolver questões que surgem inesperadamente é repassar todas as metas necessárias e as ações do cronograma, identificando pontos de potencial dificuldade. Ao fazer isso, você tem uma espécie de previsão do que pode dar errado e, assim, tem como consertar. Com isso, boa parte das dificuldades poderá ser previstas e aquelas que surpreenderem não terão tanto impacto.

4 – Tenha certeza quanto aos seus objetivos

Após fazer todo o planejamento das metas necessárias para realizar os seus objetivos, você terá uma ideia mais clara a respeito daquilo que deseja. A ideia é compreender o quanto o seu objetivo está alinhado com a sua essência e com aquilo que espera para o seu futuro. Às vezes, as pessoas acreditam que desejam algo que, na verdade, não corresponde às expectativas que elas têm para as suas vidas e sim às de terceiros.

Tirar um período para fazer uma profunda reflexão é essencial para reavaliar a maneira como vem conduzindo as questões referentes à conquista desejada e o quanto a realização irá impactar no seu cotidiano. Não tenha medo de perceber que está seguindo por um caminho divergente de suas expectativas e se recolocar no jogo. Tem momentos em que dar um passo para trás significa dar cinco passos adiante.

5 – Fragmentar para conquistar

Com a certeza de que tem um objetivo coerente definido, você deve aprender a fragmentar a sua conquista em etapas para se manter motivado. Se o objetivo em questão for reformar a casa, por exemplo, é interessante estabelecer realizações intermediárias, como juntar o dinheiro necessário, contatar os fornecedores, reformar um cômodo por vez e assim por diante.

Ao realizar cada uma das metas, você se sentirá motivado e confiante a se manter engajado nesse processo. Para algumas pessoas, se torna um tanto quanto frustrante permanecer em busca de um objetivo grande e de longo prazo por não conseguirem visualizar a sua concretização. Ter essa ideia de pequenas conquistas formulada para si permite se sentir feliz com o pouco que vem sendo feito.

6 – Saiba reconhecer oportunidades

Sabe quando dizem que boas oportunidades podem estar camufladas de problemas? Saiba que essa máxima é verdadeira e a dica é se manter alerta para todas as chances de mostrar o seu talento e se posicionar como uma pessoa proativa. Não se intimide diante de situações que pareçam inicialmente complexas. Considere que é através nessas oportunidades que você pode se tornar um excelente realizador.

Esteja atento ainda a situações em que possa aprender e ter contato com pessoas com mais experiência que você. Aprenda a ouvir as críticas construtivas, empregando-as em sua vida. Quando uma pessoa absorve o que lhe é dito, se torna mais preparada para as próximas situações que possa vir a enfrentar. Nunca deixe passar uma oportunidade de se tornar alguém mais completo.

7 – Autoconhecimento

Alavancar objetivos se torna muito mais simples quando você se conhece profundamente e sabe quais são os seus pontos fortes e aqueles em que precisa melhorar. Fazer uma avaliação crítica de si mesmo é fundamental para não ser pego de surpresa diante de uma situação em que pode ficar sem ação. Nem sempre você saberá como resolver as pendências que surgem, mas com certeza vai adquirir mais expertise ao promover seu autoconhecimento.

Uma boa ideia é colocar no papel uma lista dos seus pontos fortes e dos seus pontos a melhorar, considerando maneiras de potencializar os seus talentos e reduzir o impacto dos tópicos negativos. Pense em situações práticas em que seus talentos de maior destaque foram bem utilizados e momentos em que as suas dificuldades atrapalharam, encontrando meios de balanceá-los.

8 – Valorize a sua jornada

Uma questão interessante de observar é como boa parte das pessoas só olha para o objetivo final, não valorizando o caminho que foi percorrido até chegar à conquista. Dar valor para cada obstáculo é essencial para formar um caráter mais forte e consolidado. Não fique chateado ao se deparar com algum obstáculo, considere que se trata de uma oportunidade para aprender algo novo que tornará a sua conquista ainda mais completa.

Conforme for avançando na realização das suas metas, avalie o que está aprendendo e como isso contribui para que você seja uma pessoa ainda melhor quando obtiver sua conquista. Nunca subestime o poder de ser colocado à prova em situações distintas do dia a dia, afinal, em muitas delas se descobre novos horizontes para os quais olhar.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

9 – Tenha paciência

Ser paciente é um ponto primordial para conseguir ser uma pessoa mais realizadora em sua vida, pois dificilmente se chegará ao resultado desejado logo no início. Lembre-se que errar é muito importante para aprender coisas novas e estar mais preparado para desfrutar daquilo que foi conquistado. Então, ao se ver diante de portas fechadas e da necessidade de um recomeço, continue forte.

Uma forma de trabalhar melhor essa questão é começar a reavaliar sua atitude diante das dificuldades. Ao se ver em um cenário em que as coisas parecem ter fugido do controle, você pode e deve se colocar para pensar em maneiras práticas de voltar aos trilhos. Ter uma mente organizada faz toda a diferença para alavancar objetivos.

10 – Mensure seus erros e acertos

Por fim, a dica que dou para conquistar seus objetivos com mais facilidade é desenvolver métodos de mensuração dos seus erros e dos seus acertos. Faça uma avaliação do processo como um todo e determine pontos chave em que foi bem ou não tão bem assim. Dessa forma, você consegue se reorganizar e ter mais facilidade para iniciar uma nova empreitada.

O que pode ser melhor quando se conquista um objetivo do que ter um novo objetivo para seguir? Todo o seu preparo servirá para fazer de você alguém mais confiante de que pode realizar tudo o que espera para ter a vida com que sempre sonhou.

Gostou dessas dicas de como alavancar objetivos? Tem alguma outra dica para aumentar a motivação e transformar os seus desejos em realidade? Conte-me nos comentários abaixo! 

Copyright: 392850415 – https://www.shutterstock.com/pt/g/patpitchaya

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010