A importância da visão futura do negócio

Empresário olhando para a frente com binóculos

Entenda a importância da visão futura do negócio.

Para que uma empresa tenha chances reais de crescimento, é imprescindível que toda a equipe tenha uma boa visão de futuro. Será que os colaboradores da sua companhia sabem aonde sua empresa quer chegar em longo prazo? Mais importante ainda, será que você como gestor tem uma visão clara desse futuro?

Os líderes de uma empresa, sejam de áreas de gestão ou operacional, devem conhecer a visão de futuro e transmiti-las aos seus liderados. A seguir iremos explicar mais sobre a importância de uma visão de futuro bem definida para o seu empreendimento. Vamos lá?

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Visão futura da empresa: o que é?

Você já parou para pensar em como imagina a sua empresa daqui a 5, 10 e 20 anos? Esse exercício é relevante independentemente do porte da empresa e do seu ramo de atuação.

Quando se tem uma visão clara a respeito do empreendimento fica mais fácil visualizar os seus progressos e identificar quais pontos precisam ser melhorados. Também torna mais simples o estabelecimento de metas e objetivos tangíveis, assim como trabalhar para alcançá-los.

O sucesso da sua empresa depende de traçar boas estratégias e tomar decisões acertadas para cada etapa da jornada. Ações e atitudes adequadas para cada momento são essenciais para que o empreendimento se mantenha crescendo em médio e longo prazo. A atenção a tudo o que acontece dentro e fora da sua empresa deve ser o norte para um bom posicionamento no mercado.

A contratação de mão de obra qualificada, o engajamento dos colaboradores e sócios são alguns pilares para o desenvolvimento da cultura organizacional, que deve representar os anseios e pretensões da organização. Com uma cultura forte é possível estabelecer uma visão de futuro bem focada. 

Plano de negócios

Para o estabelecimento dessa visão de futuro, é crucial montar um plano de negócios. Esse plano tem como objetivo organizar as ações e guiar o desenvolvimento corporativo. Uma boa dica é o Modelo de Análise Swot, desenvolvido pelo consultor de gestão Albert Humphrey, na Universidade de Stanford. 

O termo Swot vem do inglês, e é uma sigla para: Strenghts – Forças, Weaknesses – Fraquezas, Opportunities – Oportunidades e Threats – Ameaças. Confira, a seguir, como analisar e aplicar cada um desses aspectos da Matriz Swot:

Strengths (Forças)

Para começar, faça um levantamento de todos os pontos fortes e diferenciais competitivos do seu negócio. Exemplos: produtos ou serviços diferenciados, qualidade no atendimento, falta de concorrentes, exclusividade.

Weaknesses (Fraquezas)

Responda: quais são os pontos negativos da empresa e os aspectos que podem limitar seu crescimento? Exemplos: falta de capital de giro, de estrutura física, conhecimento do mercado, ponto de venda, força dos concorrentes.

Opportunities (Oportunidades)

Observe bem e faça uma lista das oportunidades que estão a favor do sucesso do seu negócio. Exemplos: injeção de capital, fechamento de concorrentes, produtos e serviços inovadores, novo nicho de mercado.

Threats (Ameaças)

Avalie o que pode impedir seu negócio de fazer sucesso e faça o possível para eliminar ou amenizar estas ameaças o mais rápido possível. Exemplos: queda da economia, falta de mão-de-obra qualificada, muitos concorrentes e falta de investimentos.

Com base em todas as informações coletadas por meio do modelo Swot é possível ter uma visão de futuro bem mais ampliada e dar vida a seu plano de negócios. Com isso, fica mais fácil definir as soluções para cada situação e se preparar para enfrentar problemas que podem surgir em sua jornada como empreendedor.

Papel das lideranças para a visão futura do negócio

As lideranças têm um papel essencial para a visão de futuro do empreendimento. Apenas com o entendimento da visão futura é possível priorizar o que é realmente relevante para a companhia. A partir dessa definição, é possível tomar decisões estratégicas e inovar na busca de recursos. 

Inclusive, em boa parte das empresas, o movimento de definição e disseminação da visão de futuro tem início com os executivos, diretores, presidentes e CEOs. O que apontamos até aqui é o cenário ideal, no entanto, na prática nem sempre é assim. Ainda existe uma forte tendência de não compartilhar informações estratégicas com os colaboradores em muitas companhias.

O gestor de Recursos Humanos tem um papel essencial nesses casos para ajudar a difundir o conceito de visão de futuro e compartilhamento de informações. Devemos nos atentar que somente a partir desse compartilhamento é possível que todos se envolvam na construção dessa visão. 

Construção da visão de futuro em diferentes segmentos

Ao falar sobre a construção da visão de futuro de empresas, devemos nos atentar para uma questão: cada organização é diferente. O processo de construção dessa visão varia de acordo com o tipo de negócio e perfil corporativo. Esse alinhamento com o perfil é determinante para as chances de êxito. 

Contudo, de maneira geral, é essencial que estejam envolvidos no processo profissionais de média e alta gestão, assim como profissionais operacionais. Diferentes visões e conhecimentos são essenciais para se ter um panorama mais completo do empreendimento e de como levá-lo ao futuro esperado. 

A visão de futuro deve ser construída de acordo com o mapeamento ou com base na identidade da companhia. Também fazemos o adendo de que a cultura organizacional não deve ser imposta e sim ser o fruto de observação e reflexão. Essa cultura deve ter como base os valores que permeiam a rotina da organização. Basicamente, se trata de apenas formalizar o que já acontece na prática. 

Consultorias especializadas

Há várias empresas que contratam consultorias especializadas para ajudar na construção dessa visão de futuro com base na cultura organizacional. O papel dessas consultorias é realizar pesquisas focadas na escuta ativa dos colaboradores, mapeando, dessa forma, as características organizacionais. Também faz parte desse processo a identificação de metas e objetivos.

Após a fase de diagnóstico, segue então a etapa da ação com a definição de formas de disseminar a informação. É crucial que haja o correto entendimento e interpretação dessa informação de acordo com as práticas da organização.

O processo pode ser feito internamente, no caso do entendimento de que sua equipe está preparada para esse desafio. O que é realmente importante é se dedicar a trabalhar para saber o que realmente terá impacto no futuro da empresa.

Qual é a importância da visão futura do negócio?

Definir o que se espera para o futuro do empreendimento é o que ajuda a direcionar o trabalho de todos para a mesma direção. Torna-se mais fácil enxergar com clareza os obstáculos que poderão se interpor para a execução do seu projeto ou estratégia. Determinar as rotas para a companhia se torna mais simples com essa visão futura.

Esse olhar para o que ainda está adiante contribui para entender com mais clareza o presente. Os projetos seguintes da empresa podem ser delineados com base naquilo que se espera conquistar em longo prazo.

Cada conquista corporativa ao longo do caminho terá impacto no que se espera do futuro da empresa. Saber mensurar esse impacto e quanto falta tornará todo o processo de gestão mais alinhado com o futuro.

Dessa forma, se você ainda tem dificuldade de enxergar aonde a empresa quer chegar em médio e longo prazo, se dedique a esse processo. Um empreendimento que não projeta o seu futuro dificilmente conseguirá determinar como o presente deve transcorrer. Planejamento e foco são fundamentais para alcançar as suas conquistas, mas sem saber para onde guiar não dá para planejar, não é mesmo? 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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