O primeiro desafio na busca por um emprego está concluído ao ter o currículo selecionado entre diversos candidatos. O próximo passo é se preparar adequadamente para se sair bem na entrevista de emprego e nas dinâmicas de seleção.
Muitos profissionais temem as dinâmicas de seleção, que geralmente colocam os candidatos em uma situação de improviso e avaliação. Além disso, as dinâmicas geralmente implicam em ter que lidar com pessoas desconhecidas e compartilhar ideias com elas.
Se as dinâmicas de entrevista representam uma dificuldade para você, saiba que está no lugar certo. Continue lendo e confira as dicas de como se sair bem nesse tipo de desafio e ter mais chances de conquistar a tão sonhada vaga de emprego.
7 Dicas para ter sucesso em dinâmicas de seleção
Ao ser informado de que participará de uma dinâmica de entrevista de emprego, o candidato à vaga, pode se sentir nervoso. Isso é absolutamente normal, pois não saber o que o aguarda somado à pressão de precisar se sair bem pode ser difícil de administrar.
Contudo, você pode reduzir a sensação de nervosismo ao seguir alguns passos de preparação para as dinâmicas. Quando você está devidamente preparado, o desafio se torna bem menor do que o inicialmente imaginado. Confira as dicas que listamos a seguir e muito sucesso na sua dinâmica!
1. Aposte no autoconhecimento
O autoconhecimento é primordial para o desenvolvimento da carreira. Isso porque é a partir do conhecimento amplo a respeito de si mesmo que o profissional consegue identificar seus pontos fortes e aspectos que precisam de melhoria.
Autoconhecimento é clareza e consistência sobre o que você pensa e faz. Esta é a forma mais poderosa de despertar o melhor de si, construindo uma carreira alinhada com seus princípios, valores e motivações.
Quando você conhece bem a si mesmo:
- Identifica as suas barreiras;
- Pode contornar as eventuais dificuldades;
- Reconhece seus pontos fortes;
- Maximiza o que tem de melhor;
- Desenvolve uma comunicação mais efetiva com as outras pessoas.
2. Aprofunde a pesquisa sobre a empresa
Não cometa a gafe de chegar para a entrevista sem conhecer a empresa para qual você pretende trabalhar. Pesquise o máximo que puder, e demonstre aos recrutadores que você está realmente interessado na vaga. Você deve:
- Visitar o site da empresa;
- Navegar por suas redes sociais;
- Pesquisar matérias sobre o empreendimento;
- Buscar se informar sobre os produtos/serviços da empresa.
3. Mantenha a formalidade
Mesmo que esteja à vontade durante a entrevista ou com as atividades propostas pela dinâmica, não esqueça que você está sendo avaliado. Portanto, evite piadinhas, perguntas indiscretas e falar mal de chefes e empregos anteriores.
Tenha atenção também à escolha da roupa que usará na entrevista. No caso das dinâmicas, é interessante que você esteja com uma roupa que permita a sua mobilidade com conforto, mas que ainda assim seja adequada ao ambiente de trabalho.
4. Avalie a situação
Seu senso de análise conta muito para mostrar maturidade profissional. Antes de iniciar a tarefa determinada pelo recrutador, observe a situação de maneira sistêmica, inclusive o comportamento dos outros participantes. Desta forma, é possível aplicar estratégias eficientes e favoráveis para o alcance de resultados positivos.
É essencial prestar muita atenção à proposta da atividade, em outras palavras buscar compreender o que precisa ser feito. Com o entendimento do que precisa ser feito fica bem mais simples aplicar os seus conhecimentos, então:
- Foque no que o recrutador está dizendo;
- Enquanto ouve a proposta procure visualizar a sua realização;
- Elabore, brevemente, na sua cabeça os passos que deverão ser dados;
- Ouça o que os outros candidatos da sua equipe (quando houver uma) têm a dizer e faça suas colaborações com tranquilidade.
5. Adote um comportamento adequado
A partir da avaliação do ambiente, da tarefa e dos demais entrevistados, identifique quais serão os comportamentos mais adequados para as necessidades do momento. Além disso, seja autêntico e verdadeiro sempre, sem fingir ser quem você não é.
Lembre-se de que se você conseguir fingir ser alguém que não é durante a entrevista, não terá o mesmo êxito por meses ou anos. Não tem como manter uma aparência totalmente distante do que realmente somos. Então é melhor ser contratado pelo seu exato perfil, pela pessoa que você efetivamente é.
6. Faça a dinâmica com competência
Após ter avaliado a situação e identificado as melhores ações, é hora de manter o foco para desempenhar a dinâmica da melhor forma possível. Não deixe que a timidez ou o descontentamento com a atitude de outro participante te atrapalhem. Se preocupe em apenas dar o seu melhor.
Ter a inteligência emocional bem desenvolvida é fundamental. Essa é a capacidade de gerenciar as suas emoções e as emoções dos outros de forma estratégica. Não se deixar afetar pelas emoções e pelas dificuldades contribui para obter mais sucesso nas suas tarefas.
7. Seja flexível e contribua com o grupo
Cuidado com o exagero. Mesmo que você queira ficar em evidência e conquistar a atenção do recrutador, mantenha-se adequado sempre. A ansiedade por sair na frente ou ter destaque pode prejudicar sua avaliação e até atrapalhar os outros candidatos.
O ideal é que você assuma uma postura colaborativa e, se tiver habilidade de liderança, ajude o grupo a chegar ao resultado por meio da utilização das melhores competências que cada um possui. Liderar ou ser liderado não determina se você será selecionado, pois as dinâmicas possuem o objetivo de perceber o dinamismo dos entrevistados.
Nesse sentido, quem melhor desfruta de suas competências e dos companheiros é que será visto com bons olhos pelos recrutadores. Então, alguém que está numa equipe liderada por outra pessoa pode ser visto como um candidato mais interessante para o grupo.
Como o Coaching pode te ajudar?
Você tem grandes dificuldades de apresentar seus pontos positivos em entrevistas ou dinâmicas de grupo? Saiba que a metodologia Coaching pode ser sua grande aliada para vencer essas dificuldades. Confira a seguir como esse método de desenvolvimento pessoal pode te auxiliar:
- Ampliando o seu autoconhecimento;
- Potencializando a sua inteligência emocional;
- Melhorando sua capacidade de desenvolver relacionamentos interpessoais;
- Identificando os seus pontos fortes e de melhoria;
- Identificando as suas crenças limitantes;
- Planejando sua trajetória profissional e desejos de conquista.
Nesse processo, o coachee (cliente) conta com o auxílio do Coach (profissional habilitado para aplicar a metodologia) para identificar as suas metas e planejar como alcançá-las. Trata-se de um processo que ajuda o coachee a sair de um ponto A, chegando ao ponto B.
E você, tem alguma dica para se sair bem em dinâmicas de recrutamento? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.