Dicas para se sair bem em dinâmicas de entrevista de emprego

candidatos esperando para entrevista de emprego

Werner Heiber / Shutterstock Embora muitas pessoas temam as dinâmicas de seleção, é possível se preparar para se sair bem nesta etapa pela busca por um emprego.

O primeiro desafio na busca por um emprego está concluído ao ter o currículo selecionado entre diversos candidatos. O próximo passo é se preparar adequadamente para se sair bem na entrevista emprego e nas dinâmicas de seleção.

Muitos profissionais temem as dinâmicas de seleção, que geralmente colocam os candidatos em uma situação de improviso e avaliação. Além disso, as dinâmicas geralmente implicam em ter que lidar com pessoas desconhecidas e compartilhar ideias com elas.

7 dicas para ter sucesso em dinâmicas de seleção

Aposte no autoconhecimento

O autoconhecimento é primordial para o desenvolvimento da carreira. Isso porque é a partir do conhecimento amplo a respeito de si mesmo que o profissional consegue identificar seus pontos fortes e aspectos que precisam de melhoria.

Autoconhecimento é clareza, assertividade e consistência sobre o que você pensa e faz. Esta é a forma mais poderosa de despertar o melhor de si, construindo uma carreira alinhada com seus princípios, valores e motivações.

Aprofunde a pesquisa sobre a empresa

Não cometa a gafe de chegar para a entrevista sem conhecer a empresa para qual você pretende trabalhar. Pesquise o máximo que puder, e demonstre aos recrutadores que você está realmente interessado na vaga.

Mantenha a formalidade

Mesmo que esteja à vontade durante a entrevista ou com as atividades propostas pela dinâmica, não esqueça que você está sendo avaliado. Portanto, evite piadinhas, perguntas indiscretas e falar mal de chefes e empregos anteriores.

Avalie a situação

Seu senso de análise conta muito para mostrar maturidade profissional. Antes de iniciar a tarefa determinada pelo recrutador, observe a situação de maneira sistêmica, incluive o comportamento dos outros participantes. Desta forma, é possível aplicar estratégias assertivas e favoráveis para o alcance de resultados positivos.

Adote um comportamento adequado

A partir da avaliação do ambiente, da tarefa e dos demais entrevistados, identifique quais serão os comportamentos mais adequados para as necessidades do momento. Além disso, seja autêntico e verdadeiro sempre, sem fingir ser quem você não é.

Faça a dinâmica com competência

Após ter avaliado a situação e identificado as melhores ações, é hora de manter o foco para desempenhar a dinâmica da melhor forma possível. Não deixe que a timidez ou o descontentamento com a atitude de outro participante te atrapalhem. Se preocupe em apenas dar o seu melhor.

Seja flexível e contribua com o grupo

Cuidado com o exagero. Mesmo que você queira ficar em evidência e conquistar a atenção do recrutador, mantenha-se adequado sempre. A ansiedade por sair na frente ou ter destaque pode prejudicar sua avaliação e até atrapalhar os outros candidatos.

O ideal é que você assuma uma postura colaborativa e, se tiver habilidade de liderança, ajude o grupo a chegar ao resultado por meio da utilização das melhores competências que cada um possui. Liderar ou ser liderado não determina se você será selecionado, pois as dinâmicas possuem o objetivo de perceber o dinamismo dos entrevistados. Nesse sentido, quem melhor desfruta de suas competências e dos companheiros é que será visto com bons olhos pelos recrutadores.

E você, tem alguma dica para se sair bem em dinâmicas de recrutamento? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

Gostou do artigo?

Desenvolva mais técnicas de gestão e torne-se um líder preparado com o e-book Dinâmicas de grupo. Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010