O primeiro dia no trabalho novo

Homem no primeiro dia no trabalho novo

Saiba como se portar em seu primeiro dia de trabalho.

Passada toda a tensão do processo de seleção e contratação, chega o momento tão esperado para todo profissional: o primeiro dia de trabalho no novo emprego. É hora de conhecer os novos colegas, o ambiente de trabalho, os gestores, as novas funções e, efetivamente, começar a fazer parte da empresa.

O primeiro dia de trabalho representa a oportunidade de causar uma boa primeira impressão, evidenciando qualidades que podem ser importantes para a construção de sua imagem profissional na empresa. Para isso, é essencial estar atento a determinados comportamentos e atitudes que podem favorecer ou sabotar o sucesso.

Nesse artigo reunimos dicas para te ajudar a estar mais preparado para iniciar essa jornada tão importante. Afinal, as primeiras impressões costumam impactar a construção de bons relacionamentos com os colegas e líderes de equipe. Boa leitura e boa sorte para iniciar nesse novo trabalho! 

Dicas para causar boa impressão no primeiro dia de trabalho

Após o difícil período do processo seletivo você finalmente conquistou aquela tão sonhada vaga na empresa em que deseja trabalhar. Passada a comemoração você deve começar a se preparar para o primeiro dia no novo trabalho. A seguir listamos algumas dicas valiosas para você causar uma boa impressão nos seus colegas. 

1. Estude a empresa

Busque mais informações sobre seu novo trabalho. Saiba qual o perfil da empresa e pesquise mais a respeito do seu ramo de atuação, especialmente se você nunca atuou nesse segmento. Alguns tópicos são essenciais para determinados setores e é interessante que você os conheça bem.

Pesquise também qual é o estilo da equipe de que fará parte, essa é uma informação essencial para saber como se apresentar aos colegas. Embora a primeira impressão possa ser desconstruída com o passar do tempo, é interessante impactar positivamente as pessoas à sua volta.

Os novos funcionários devem também dedicar algum tempo a conhecer mais sobre o seu gestor, qual seu estilo de trabalho e sua formação, por exemplo. Informe-se ainda sobre alguns dados como: número de colaboradores, posição no mercado, cultura organizacional e possibilidades de crescimento.

2. Atenção a pontualidade

Nada de chegar atrasado logo em seu primeiro dia. Planeje-se desde a noite anterior: escolha o que vestir, estude a distância até o trabalho e tente chegar antes do expediente começar. Essa dica vale também para quem foi contratado para o modelo home office.

O ideal é estar pronto para iniciar as suas atividades pelo menos 15 minutos antes do horário oficial. Se for regime presencial, esteja na empresa um pouco antes, inclusive para se informar onde fica a sua mesa e outras questões que podem te atrasar.

Caso esteja operando em home office, não se dê ao luxo de tomar café enquanto liga o computador ou ficar de pijama. Especialmente por ser o primeiro dia, pode ser que um colega ou o seu chefe peça que você ligue a câmera. Lembre-se o quanto é importante causar uma boa impressão. 

3. Atenção ao vestuário

Saber escolher roupas adequadas ao ambiente profissional e que estejam de acordo com as normas de vestuário da empresa é de suma importância. Se você é mulher, evite roupas curtas, decotadas, coladas e extravagantes, bem como acessórios e maquiagem que chamem muita atenção. 

Para os homens, a dica é evitar camisetas e jeans, estar com o cabelo e barba feitos, usar desodorante e nada de exagerar no perfume. Tanto para eles quanto para elas fica a dica de evitar cores vibrantes. Se a empresa tiver um uniforme e você já estiver de posse do seu, lave-o e cuide para estar sempre limpo e passado. 

4. Seja observador

Observe o clima, as pessoas, o modo como fazem seu trabalho, como as demandas são delegadas e os comportamentos interpessoais. Adapte seu comportamento conforme a cultura da empresa.

Geralmente quando um novo colega chega ao trabalho é natural que a equipe se ocupe de mostrar como tudo funciona e algumas regras corporativas. Preste bastante atenção para memorizar o máximo possível, pois assim estará mais preparado para se adaptar ao novo ambiente. 

5. Pergunte e tire dúvidas

Esteja atento a todas as instruções e, caso tenha alguma dúvida sobre como fazer determinada tarefa, pergunte imediatamente a seu gestor. Isso evita erros, retrabalhos e mostra sua vontade de fazer o certo.

Na dica anterior recomendamos que você preste atenção ao que está sendo passado, mas tenha em mente que nem tudo ficará retido. Então não tenha vergonha de perguntar, é melhor tirar uma dúvida do que cometer um erro. Mas, se errar em alguma coisa, respire fundo e lembre-se de que você está apenas começando. 

6. Evite ser invasivo

Se você não quer deixar uma má impressão, evite ser inoportuno e não faça perguntas indiscretas aos novos colegas e gestores. Nada de perguntar se o novo chefe é legal ou qual o salário de um colega, por exemplo.

Não force uma intimidade que não existe e, mesmo depois de construir uma relação mais próxima com algum colega, não faça esse tipo de comentários. No primeiro e em todos os outros dias de trabalho é fundamental evitar falar mal dos colegas. Os comentários que você faz podem ser repercutidos e se voltar contra você. 

7. Seja profissional

Não fique falando da empresa que você trabalhava antes, e não faça críticas a seus antigos gestores e colegas. Evite, também, fazer comentários sobre sua vida pessoal, pois o ambiente de trabalho não é local para isso.

E se você começa a falar abertamente sobre sua intimidade pessoal no primeiro dia, pode passar uma mensagem errada. Os colegas podem interpretar que você não tem profissionalismo e que você está lhes dando liberdade de comentar a seu respeito. No trabalho é sempre positivo se manter reservado.

8. Demonstre que tem responsabilidade e disciplina

A forma como você se mostrar no primeiro dia de trabalho se refletirá na imagem que seus colegas irão formar de você. Dessa forma é interessante que você demonstre que possui disciplina e responsabilidade com suas atividades.

Organize a sua mesa e procure se informar a respeito das atividades que precisa realizar. Caso perceba que tem algo que ainda não sabe fazer, dedique-se a entender como realizar o que está sendo pedido. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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