O primeiro dia no trabalho novo

jovem funcionário em frente a prédio de organização

oneinchpunch / Shutterstock O primeiro dia de trabalho oferece a oportunidade de causar uma boa primeira impressão, evidenciando qualidades essenciais para a construção da sua imagem.

Passada toda a tensão do processo de seleção e contratação, chega o momento tão esperado para todo profissional: o primeiro dia de trabalho no novo emprego. É hora de conhecer os novos colegas, o ambiente de trabalho, os gestores, as novas funções e, efetivamente, começar a fazer parte da empresa.

O primeiro dia de trabalho representa a oportunidade de causar uma boa primeira impressão, evidenciando qualidades que podem ser importantes para a construção de sua imagem profissional na empresa. Para isso, é essencial estar atento a determinados comportamentos e atitudes que podem favorecer ou sabotar o sucesso.

Dicas para causar boa impressão no primeiro dia de trabalho

Estude a empresa

Busque mais informações sobre seu novo trabalho. Saiba qual o perfil da empresa, o estilo da equipe que fará parte e do seu novo gestor, número de colaboradores, posição no mercado, cultura organizacional e possibilidades de crescimento.

Pontualidade

Nada de chegar atrasado logo em seu primeiro dia. Planeje-se desde a noite anterior: escolha o que vestir, estude a distância até o trabalho e tente chegar antes do expediente começar.

Atenção ao vestuário

Saber escolher roupas adequadas ao ambiente profissional e que estejam de acordo com as normas de vestuário da empresa é de suma importância. Se você é mulher, evite roupas curtas, decotadas, coladas e extravagantes, bem como acessórios e maquiagem que chamem muita atenção. Para os homens, a dica é evitar camisetas e jeans, estar com o cabelo e barba feitos, usar desodorante e nada de exagerar no perfume.

Seja observador

Observe o clima, as pessoas, o modo como fazem seu trabalho, como as demandas são delegadas e os comportamentos interpessoais. Adapte seu comportamento de acordo com a cultura da empresa.

Pergunte e tire dúvidas

Esteja atento a todas as instruções e, caso tenha alguma dúvida sobre como fazer determinada tarefa, pergunte imediatamente a seu gestor. Isso evita erros, retrabalhos e mostra sua vontade de fazer o certo.

Evite ser invasivo

Se você não quer deixar uma má impressão, evite ser inoportuno e não faça perguntas indiscretas aos novos colegas e gestores. Nada de perguntar se o novo chefe é legal ou qual o salário de um colega, por exemplo.

Seja profissional

Não fique falando da empresa que você trabalhava antes, e não faça críticas a seus antigos gestores e colegas. Evite, também, fazer comentários sobre sua vida pessoal, pois o ambiente de trabalho não é local para isso.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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