Qual a melhor forma de guardar dinheiro?

moedas

© Depositphotos.com / leungchopan O hábito de poupar é indispensável para construir um futuro estável, seguro e financeiramente tranquilo.

Quando se fala em dinheiro, há um assunto que nunca pode ser ignorado: poupar! Este é um hábito indispensável para construir um futuro estável, seguro e financeiramente tranquilo. Além disso, é a única forma digna de conquistar uma casa, um carro, uma viagem, abrir um negócio, concretizar um sonho e movimentar a vida de modo geral.

5 passos para conseguir poupar com sucesso

Confira, abaixo, cinco fatores fundamentais para conseguir guardar seu dinheiro conquistado com tanto trabalho e dedicação:

Objetivo

O primeiro passo para conseguir guardar seu dinheiro com sucesso é estabelecer um objetivo claro. Dedicar esforços para atingir qualquer estado desejado se torna muito mais fácil e motivador quando se há uma percepção clara dos ganhos obtidos com o sacrifício momentâneo.

Por isso, pare e reflita: para que e por qual razão você escolhe, deseja ou precisa poupar dinheiro? É importante anotar a resposta e revê-la sempre que possível, sempre relembrando que há um propósito maior a ser alcançado.

Entenda o cenário atual

Analisando o seu orçamento pessoal, calcule suas contas fixas mensais, defina quanto quer guardar mensalmente e quais gastos — geralmente supérfluos — deverão ser eliminados. Isso nada mais é que planejamento, o segredo do sucesso.

É importante também reservar uma parte para seu lazer e diversão. Afinal, trabalhar apenas para guardar dinheiro e não usufruí-lo moderadamente ao longo do caminho pode gerar um impacto inverso, como estresse, desgaste, desmotivação, queda na produtividade e, consequentemente, uma possível demissão.

Foco

A conquista de toda e qualquer meta está conectada diretamente com a capacidade de foco do indivíduo, além de autocontrole e domínio das próprias emoções.

Isso porque, com tantas distrações diárias, ser focado se torna uma habilidade avassaladora. O foco deve ser um exercício contínuo e, quanto mais for praticado, mais fácil, presente e natural vai se tornando.

Para manter o foco quando se está economizando, evite ir a locais que te bombardeiam com estímulos de consumo (como shoppings), e dê preferência a passeios ao ar livre. Ao navegar na internet, procure não acessar lojas e outros sites que possam te incentivar a gastar com o que não é prioridade no momento.

Mente saudável, conta saudável

Provavelmente, a melhor e mais efetiva maneira de guardar dinheiro e usufruí-lo de maneira saudável é cuidando da mente. Isso porque um dos motivos que impulsionam o indivíduo a consumir é o desequilíbrio sentimental e emocional. O ser humano geralmente busca no consumo uma forma de preencher suas necessidades internas — perceba que, quando estamos bem, a vontade de comprar tende a diminuir.

Portanto, procure manter sempre o bom estado da mente e faça tudo aquilo que pode contribuir para seu desenvolvimento: leia, se exercite, se relacione, se alimente com qualidade e reserve tempo para si mesmo. Dessa forma, a maneira com que você lida com o dinheiro se torna muito mais positiva.

Coaching

O coaching tem sido buscado cada vez mais como apoiador nesta busca pelo equilíbrio, liberdade e sucesso financeiro. Esta metodologia permite que o indivíduo desenvolva o autoconhecimento e autopercepção, passando a ter cada visão mais clara sobre os hábitos que podem ser bloqueadores neste processo de economia. Além disso, a abordagem estimula uma autoanálise sobre o que será necessário para que ocorram mudanças positivas em seu padrão comportamental.

Além disso, o coaching trabalha com técnicas e ferramentas para o alcance do objetivo almejado — neste caso, o controle financeiro — em curto espaço de tempo.

Este artigo foi útil para você? Então, comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010