Exemplos de Crenças Limitantes

Crenças Limitantes Entenda mais sobre as Crenças Limitantes

Ao longo da vida, recebemos algumas mensagens das pessoas e situações que acontecem ao nosso redor, que, em muitos momentos, acabam sendo impregnadas em nossa mente e se tornando verdades absolutas, as quais dificilmente conseguimos sequer perceber, ou simplesmente modificá-las.

Conforme vamos nos desenvolvendo, no decorrer de nossa jornada, estas verdades vão, cada vez mais regendo a nossa história e imprimindo marcas em nossos pensamentos, comportamentos, atitudes, assim como nas relações que estabelecemos com as pessoas e na forma como lidamos com as mais diversas situações que acontecem conosco.

O fato é, que da mesma forma que estas crenças podem ser positivas, elas também podem se tornar negativas e acabar nos limitando e impedindo que cresçamos e alcancemos o sucesso, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

Diante disso, e para que você não caia nas armadilhas que a sua mente pode criar, hoje vou falar um pouco sobre crenças limitantes, dando alguns exemplos de como elas acontecem em nosso dia a dia, para que assim você consiga identificá-las e quebrá-las em definitivo, tendo, com isso, a oportunidade de se tornar uma pessoa cada vez mais bem-sucedida em sua jornada ao longo da vida.

Continue a leitura e confira:

Desenvolva um mindset poderoso através do Coaching!
Baixe “O Poder do Autoconhecimento” e supere seus obstáculos!

O que são crenças limitantes?

Você sabe o que são crenças? Elas se tratam de todas as ideias que você viu, ouviu ou concluiu pelos mais diversos motivos, e que acabaram se tornando uma verdade absoluta na sua vida. Desde nossos primeiros anos, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas à nossa volta, como também pelas situações que experienciamos em nosso dia a dia.

Deste modo, vamos formando nossos modelos mentais e percepções do mundo, que, entretanto, nem sempre correspondem à realidade. Além disso, as crenças são como ímãs, você acredita em algo e isso logo se torna real (mesmo que não seja). Por exemplo, se você acredita que a vida é difícil, de fato, ela se tornará difícil.

Mas isso só acontece porque você está conectado a essa verdade e, de forma automática, a vida te trará situações que sejam compatíveis com esse pensamento, com essa crença. Assim nascem as crenças limitantes, que são pensamentos, interpretações que você toma como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou pelo menos não são verdades absolutas. Essas crenças impedem a sua vida de se tornar melhor.

Ou seja, quanto mais somos submetidos a experiências ruins, mais acumulamos uma imagem mental negativa sobre nós mesmos e demais pessoas. Na infância, por exemplo, se um pai diz a seu filho que ele é fraco e incapaz, ou o compara com um irmão mais forte, muito provavelmente esta atitude irá sabotar sua autoestima e o deixará mais inseguro em suas ações.

Este patrocínio negativo, especialmente ao longo da infância, é determinante para a formação da criança e da visão que ela tem de si mesma, uma vez que neste período, os pais são suas principais referências e suas palavras e ações têm um peso muito grande.

A grande questão das crenças limitantes é que elas acabam sendo geradas de uma forma inconsciente. Ao longo da nossa caminhada, não questionamos o que acreditávamos ou o que nos era imposto e, por conta desse comportamento, não vemos o impacto negativo dessas situações.

Existem crenças limitantes nos mais diversos setores de nossas vidas, independente da faixa de idade. Podemos ver esses obstáculos na área da saúde, nos relacionamentos, no âmbito pessoal e profissional. São questões que precisamos entender, trabalhar e combater para seguirmos em crescimento.

No vídeo a seguir, eu falo um pouco sobre crenças limitantes e como elas exercem um poder, principalmente na fase da infância:

Outros exemplos de crenças limitantes

Se você ainda não entendeu exatamente como se forma uma crença limitante, listamos abaixo mais alguns exemplos. São casos comuns, que, infelizmente, vemos com certa frequência por aí. Continue a leitura e confira:

1) Alguém que sempre ouviu dos pais que na vida só quem é rico consegue prosperar, trará essa visão de mundo gravada em sua personalidade. Sendo assim, mesmo que tente mudar a sua história, essa crença limitante irá sabotá-lo, fazendo com que sempre fracasse e alimente ainda mais esse pensamento.

2) Um relacionamento amoroso que fracassa, no qual, a pessoa se sente mal e desconfortável por todo o tempo em que os dois estão juntos, pode causar um trauma que ela levará por toda a vida. Com isso, sempre haverá uma crença limitante sobre o amor e esse indivíduo nunca conseguirá ter um relacionamento feliz e duradouro.

Tipos de Crenças

Existem alguns tipos crenças com as quais podemos nos deparar ao longo de nossa existência. Veja quais são elas, a seguir:

Hereditárias: são aquelas que representam tudo o que a pessoa escuta dos pais e observa em seu sistema familiar. Falas como “você não faz nada direito”, “você deixa tudo pela metade”, “você nunca vai conseguir ninguém”, “seu irmão é muito melhor”, permanecem registradas ao longo de toda a vida. A mesma coisa acontece quando uma pessoa experiencia situações de traição, brigas por dinheiro, excesso ou ausência de regras, relação com comida e injustiças.

Pessoais: essas crenças são criadas com base nas experiências individuais de cada pessoa. Apesar de terem origem hereditária, só se tornam verdade porque foram vividas. Por exemplo, em casos nos quais uma pessoa é mandada embora do emprego ou não passou no vestibular, podem desenvolver a crença de incapacidade. Ou quando uma pessoa tem seu relacionamento interrompido pelo companheiro, é fácil acreditar que nunca alguém irá gostar de você de verdade.

Sociais: são aquelas impostas pela mídia ou pela sociedade. Existem algumas crenças sociais que são muito comuns a todos nós ou, pelo menos, a pessoas próximas a nós, como: “o mundo é muito perigoso”, “só as pessoas ricas são felizes”, “a sociedade só vai te aceitar se você for magro”, entre tantas outras coisas.

Exemplos de frases que são crenças limitantes e você nem fazia ideia

Como as crenças são verdades absolutas, sem espaço para questionamentos, na maioria dos casos, as pessoas sequer pensam sobre a própria fala. Porém, a ideia para “quebrar” esses padrões é muito simples: se você acredita em possibilidades, isso é o que vai encontrar pelo caminho. Se você acredita em limitações, isso é o que você vai encontrar pelo caminho. Sendo assim, a escolha é só sua.

É comum ver pessoas deixando de fazer coisas que tanto querem ou desejam porque acreditam que nunca vão conseguir alcançar os resultados almejados. E, por conta da necessidade emocional de certeza, muitas vezes, é preferível acreditar que as nossas crenças são as corretas. Observe bem, a maioria das crenças estão relacionadas a: dinheiro, pessoas, oportunidades, aprendizado, capacidades, identidade, situações, tempo, vida, passado, presente, futuro.


Por isso, como primeiro passo para começar a eliminar as crenças limitantes da sua vida, evite, ou pare em definitivo de falar as seguintes frases ou quaisquer que estejam relacionadas:

– Não é possível viver do que se ama;

– Não levo jeito pra fazer isso;

– Sou muito velho pra isso;

– As coisas precisam ser perfeitas para darem certo;

– Não sei tudo o que preciso;

– Não tenho tempo;

– Não consigo fazer isso;

– Não consigo aprender tal coisa;

– É impossível ganhar dinheiro fazendo o que se ama;

– Vou ser pobre para sempre;

– Nunca vou conseguir dinheiro suficiente;

– Não tenho dinheiro pra nada;

– Não sou bom o suficiente;

– É impossível me organizar;

– A culpa não é minha que as coisas só deem errado;

– Eu não mereço sucesso;

– Eu não mereço coisas boas;

– Meus sonhos são impossíveis de serem alcançados;

– Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos;

– Não consigo resolver esse problema.

Além destas, com certeza existe um arsenal de muitas outras frases que você repete, que são crenças que acabam por limitar completamente o seu crescimento e você nem percebe. Assim, a partir de agora, todas as vezes em que pensamentos como estes, ou ao menos parecidos, surgirem em sua mente, você, de imediato, deve fazer o exercício de pensar o contrário, procurando sempre algo positivo para focar, para que, dessa maneira, você consiga vencer e superar todas estas crenças limitantes da sua vida.

Ressignificar é preciso

Um dos comandos cruciais para combater as crenças limitantes é o de ressignificar. Quando não conseguimos ressignificar as experiências ruins, as palavras negativas proferidas por pessoas que amamos e admiramos nos fazem criar bloqueios. E mais, alimentamos estereótipos, tratamos de maneira pejorativa algumas pessoas e acabamos agindo de forma pessimista em determinadas situações.

Isso se dá, em partes, pela exposição repetida a comportamentos negativos que nos fazem introjetar em nossa personalidade outros comportamentos nocivos e, muitas vezes estendê-los a outras pessoas.

Além disso, existem outros exercícios que são importantes e dão o primeiro passo para eliminarmos essas crenças que tanto nos bloqueia:

  • Tente identificar as suas crenças limitantes, especialmente aquelas que mais lhe atrapalham no momento;
  • Ao dispor essas crenças em sua frente, faça o possível para entender qual a causa de cada uma delas. Relembre situações, busque na memória e tente encontrar a raiz do problema;
  • Defina, a seguir, os objetivos que pretende com esse processo. Qual será o destino que você quer chegar ao eliminar essa crença limitante? Por que é fundamental que ela deixe de existir? Motive-se!
  • Tente criar, a partir desse ponto, uma crença fortalecedora. Troque aquela frase ou situação negativa por uma que lhe dará forças para continuar lutando até atingir o objetivo que você determinou.
  • Vá insistindo nessa ideia, naquilo que você passou a acreditar, até que essa crença fortalecedora se torne um hábito em sua vida!

Compartilho com você mais um vídeo em que falo um pouco mais sobre ressignificação e te ensino a transformar crenças limitantes em crenças positivas. Assista:

Desenvolva um mindset poderoso através do Coaching!
Baixe “O Poder do Autoconhecimento” e supere seus obstáculos!

Coaching na eliminação de crenças limitantes

Outra forma de procurar ajuda contra as crenças limitantes é apostar no Coaching. O Processo de Coaching trabalha muito com a ressignificação para a eliminação das crenças que impedem o coachee (cliente) de alcançar seu estado desejado. Deste modo, e buscando sempre encontrar algo positivo, mesmo numa situação adversa, o indivíduo é estimulado a eliminar suas crenças limitantes e focar em suas qualidades e possibilidades.

Não é porque alguém disse que você é incapaz que isso é verdadeiro. Não é porque um relacionamento não deu certo uma vez, que toda vez será igual. Não é porque tudo ainda não está como queria em sua carreira e vida pessoal, que você não vai conseguir. É muito importante ter esta consciência e buscar ser mais otimista em relação a si mesmo.

E são estes, entre muitos ensinamentos, conhecimentos, técnicas e ferramentas que são compartilhadas em treinamentos como o Professional & Self Coaching – PSC, aqui do IBC, ao qual você pode ter acesso, bem como a oportunidade de transformar a sua vida para muito melhor, vencendo crenças limitantes, que estão te impedindo de alcançar o seu potencial pleno.


Fazer esta nova programação mental é fundamental, pois quando passamos a ver o lado positivo e a trabalhar nossas habilidades, pontos de melhoria e a focar em nosso melhor, a crenças limitantes vão diminuindo a cada dia. Deste modo, com certeza, estamos mais próximos de alcançar resultados extraordinários em tudo o que fizermos.

Ouse pensar diferente! Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores, para entender, na prática, como será feito o trabalho que ajudará você a superar todas as suas crenças limitantes e garanta já a sua vaga para a próxima turma do PSC em sua cidade!

O mais importante, independente do momento em que você se encontra, é entender que existem obstáculos que estão travando o seu desenvolvimento e que podem ser superados através de um compromisso com você mesmo. É só querer!

Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, compartilhe em suas redes sociais. Se possui algum exemplo de crença limitante e de como a superou, não hesite em deixar um comentário no espaço abaixo, para ajudar e inspirar outros leitores a vencer esse desafio tão importante. Lembre-se, também, que estamos à sua disposição para oferecer o melhor em Coaching, para a melhora de sua vida pessoal e profissional!

Copyright:https://www.shutterstock.com

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010