Por que uma formação em Coaching é importante para o desenvolvimento da capacidade em gerir pessoas?

Palavra Coaching

Confira algumas das contribuições que o coaching pode oferecer para a gestão de pessoas.

Gerir pessoas não é tarefa fácil. Lidar com diferentes comportamentos e valores em uma mesma equipe é algo que precisa ser feito com cuidado para que todos trabalhem em sintonia para alcançar os resultados esperados.

Ser um bom gestor de capital humano demanda desenvolver algumas habilidades como empatia, inteligência emocional e autoconhecimento. Sendo assim, uma formação em Coaching pode ser de grande contribuição para o sucesso. No artigo a seguir iremos explicar melhor essa relação e como essa metodologia pode ser de grande ajuda. 

Gestão de pessoas: um grande desafio da atualidade

As empresas são resultados de seus colaboradores. Dessa forma, é fundamental que os empreendimentos dediquem uma gestão de qualidade para seu capital humano. Para conquistar grandes resultados é fundamental investir nos profissionais do seu quadro de recursos humanos

O grande desafio é que todos os profissionais da companhia caminhem na mesma direção. O gestor de pessoas deve estar atento para a melhor forma de conduzir sua equipe para realizar as metas corporativas e também para atender as expectativas de cada um. 

Entre os principais desafios que a gestão de pessoas oferece, atualmente estão:

  • Relações interpessoais conflituosas;
  • Falta de sinergia entre a equipe;
  • Líder ineficiente;
  • Queda de produtividade;
  • Falta de processos claros para toda a equipe;
  • Falta de gerenciamento do tempo;
  • Desorganização.

Esses são alguns dos pontos que precisam estar entre as prioridades do gestor de recursos humanos. E claro que deve fazer parte da sua metodologia de trabalho a construção de um senso de grupo e uma atmosfera propícia para estimular os colaboradores. 

O Coaching na gestão de pessoas

O Coaching aparece como uma forma muito eficaz ao profissional responsável pela gestão de pessoas, uma vez que possui ferramentas que facilitam na identificação de problemas que vão além de deficiências estruturais.

Um profissional com formação em Coaching adquire uma visão abrangente sobre si mesmo e sobre os outros. Algo que facilita na potencialização dos pontos fortes de cada membro da equipe e em como trabalhar para minimizar as dificuldades de cada um.

Lançamos um desafio aos nossos fãs do Facebook, a pergunta era a mesma que nomeia este post: por que uma formação em Coaching é importante para o desenvolvimento da capacidade em gerir pessoas?

Confira algumas das melhores respostas:

“Mais do que gerar lucros e cumprir metas, somos seres humanos. Mais do que chefes, devemos nos desenvolver como verdadeiros líderes, inspirar nossa equipe a ser, individual e coletivamente, melhor a cada dia. O trabalho precisa ser mais que uma fonte de renda e uma obrigação, deve ser fonte de vida e ter um sentido. 

O Coaching nos ajuda a ler o mapa que cada um navega pela vida. Com as poderosas ferramentas, podemos compreender essa leitura e alinhar cada integrante da equipe rumo a vitória e ao sucesso, individual e coletivo e a missão, visão e valores de cada um e da empresa. 

Assim, construímos times que irão enfrentar cada desafio e obstáculo juntos, aceitando e respeitando uns aos outros, garantindo assim o sucesso de qualquer projeto”. – Luís Gustavo de Oliveira.

“O processo de Coaching, permite o autoconhecimento, e consequentemente facilita o relacionamento interpessoal do líder e equipe. Quando o gestor tem consciência de suas habilidades e dos aspectos que necessita desenvolver, torna-se mais presente, mais voltado para o desenvolvimento da equipe.

E consequentemente obtém melhores resultados, uma vez que são as pessoas que atingem estes resultados. Além disso, o Coaching é um processo de descoberta e evolução contínua, para a vida profissional e pessoal.” – Lígia Percival de Oliveira.

As duas respostas, que transmitem com qualidade e detalhes a relação entre Coaching e Gestão de pessoas, foram premiadas cada uma, com uma inscrição para o CONARH (38º Congresso de Gestão de Pessoas), podendo assim se aprofundar e discutir mais sobre como aperfeiçoar a gestão de pessoas.

Coaching na gestão de pessoas: contribuições práticas

A metodologia Coaching vem ganhando cada vez mais destaque no contexto corporativo por contribuir para alinhar expectativas dos profissionais e das empresas. A seguir apresentaremos algumas das contribuições práticas que esse método pode oferecer para a gestão de pessoas.

1. Metas claras e planejadas

Um dos pontos mais interessantes a respeito da metodologia de Coaching para a gestão de pessoas é trabalhar com metas claras e planejadas. Nesse método são definidas metas e passos para alcançá-las. 

O profissional que possui formação em Coaching conta com ferramentas bastante interessantes para aplicar no contexto corporativo. Esses profissionais têm mais facilidade para organizar o cronograma de trabalho e distribuir tarefas de acordo com os colaboradores da equipe.

2. Ferramentas para eliminar conflitos

Uma das funções mais essenciais de líderes de equipe é eliminar conflitos. O relacionamento entre pessoas diferentes com pontos de vista distintos pode não ser dos mais fáceis. No entanto, para o bom andamento do trabalho é fundamental saber administrar essas questões.

Quem possui formação em Coaching sabe como gerenciar o grupo para encontrar o equilíbrio entre esses diferentes perfis. Os profissionais de Coaching também têm ferramentas para eliminar os conflitos que podem desviar a atenção da equipe para o que mais importa.

3. Estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores

A metodologia de Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal, então se baseia no crescimento do indivíduo. Quando o gestor de pessoas dispõe de conhecimento de Coaching tende a estimular que os seus liderados sigam nesse processo de crescimento pessoal.

O aprimoramento constante é um dos segredos para manter as empresas competitivas. Com essa metodologia a gestão de pessoas se torna humanizada e focada em alinhar as expectativas dos profissionais e da companhia. O resultado é um trabalho muito mais produtivo e aumento da motivação.

O processo de Coaching pode trazer grandes contribuições para o desenvolvimento da capacidade de gerir pessoas. Então é válido que as empresas invistam em treinamentos desse método, especialmente para a formação de suas lideranças. 

Gostou de saber mais sobre como a formação em Coaching pode ajudar na gestão de pessoas? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010