O que faz um profissional de RH?

Profissional de RH Conheça as funções de um profissional de RH

 

Existe uma frase bastante popular que afirma “empresas são feitas por pessoas”. Tal afirmação é muito verdadeira e para confirmar basta ver qualquer empresa em qualquer lugar do mundo. Em todos os segmentos do mercado nos mais variados locais do planeta, as pessoas estão presentes pois elas são partes fundamentais das organizações empresariais. E é justamente por isso que pensar em formas de cuidar e liderar essas pessoas é que um profissional se faz muito necessário: o profissional de RH. 

E você sabe o que faz um profissional de RH em uma empresa? Sabe qual é a importância deste profissional para o sucesso das organizações empresariais? Para saber estas e outras respostas, continue a leitura!

Tenha uma alta performance no RH de sua empresa!
Clique aqui e descubra como! É um presente!

As funções e atribuições de um profissional de RH

Um dos profissionais e departamentos que mais se destacam em qualquer empresa é o de Recursos Humanos – ou RH. E não é para menos, uma vez que este setor é responsável por ações que impactam em toda a organização. E quando fala-se em toda a organização significa que a atuação tanto do departamento quanto dos profissionais de RH inclui não só os colaboradores como também líderes e stakeholders.

Mas, o quê exatamente faz um profissional de RH? Quais são as suas principais atribuições? Entre as diversas atribuições e responsabilidades do departamento de Recursos Humanos podemos destacar: 

  • Recrutamento e seleção de candidatos
  • Admissões e demissões de colaboradores 
  • Reestruturações internas
  • Planos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, gestores e líderes 
  • Aplicação correta das leis trabalhistas vigentes

O profissional de RH atua como um conciliador entre colaboradores e a empresa. Cabe a este profissional conduzir de maneira pacífica e justa os relacionamentos internos de uma empresa. Por isso, existem algumas características e habilidades necessárias para quem deseja atuar nesta área, tais como: 

  • Ser discreto 
  • Ser paciente 
  • Saber se comunicar de maneira efetiva e assertiva 
  • Ter falas objetivas 

Além disso, é fundamental que o profissional de RH tenha total conhecimento sobre a legislação trabalhista vigente, novidades sobre gestão de pessoas e Recursos Humanos. É importante que este profissional tenha total entendimento sobre os processos de todos os departamentos da empresa. Isso é fundamental para que o profissional de RH tenha uma visão sistêmica da empresa, visão que contribuirá com o seu trabalho dentro das organizações empresariais. 

RH em ação

Segundo um dos maiores executivos do mundo, o americano Jack Welch, “O verdadeiro RH aparece nos resultados da empresa”. Isso significa que, para garantir que a organização tenha os recursos necessários para alcançar seus objetivos, é essencial que o RH seja composto por profissionais com competentes e com conhecimentos em RH e cultura organizacional.

Este alinhamento é primordial, pois é do departamento de Recursos Humanos que vem as decisões relativas à contratação e estratégias para a melhoria do clima organizacional.

Outro papel importante do RH está na capacitação dos colaboradores.  Para o guru da administração moderna, o austríaco Peter Drucker, “o maior benefício do treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem.”

Por isso, treinamentos, a exemplo daqueles que utilizam a metodologia do Coaching, se destacam como os preferidos entre os gestores de RH para potencializar, de forma rápida e efetiva, líderes e colaboradores de uma empresa. Através da formação em Coaching, por exemplo, é possível desenvolver habilidades que farão a diferença na gestão de pessoas, tais como: 

  • Comunicação eficaz
  • Planejamento estratégico
  • Ouvir na essência
  • Disciplina
  • Liderança
  • Gestão de tempo
  • Rapport

Para saber mais sobre estas e outras habilidades, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. 

Tenha uma alta performance no RH de sua empresa!
Clique aqui e descubra como! É um presente!

Livros poderosos para profissionais de Recursos Humanos

Para aprimorar a sua atuação como profissional de RH, segue uma lista com livros interessantes e que podem contribuir com a sua carreira. Confira: 

  1. Gestão da Singularidade – Alta Performance Para Equipes e Líderes
  2. Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança, 2ª Edição
  3. A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências
  4. Coaching Nas Empresas – Estratégias de Coaching para o Ambiente Corporativo
  5. Pessoas de Resultado – O Perfil de Quem se Destaca Sempre.

Aproveite as dicas de livros e conheça novos métodos e às técnicas do Coaching aplicado na gestão de pessoas e ouse maximizar ainda mais seus resultados profissionais.

Agora, conte pra gente: você deseja atuar na área de RH? Quais são as suas expectativas? Utilize o espaço abaixo para contar a sua opinião. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Copyright: 1455344657 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightfield+studios

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010