Como métodos de gestão podem ajudar em um processo de coaching

Ferramentas de gestãoMétodos e ferramentas são essenciais nos processos de Coaching

Segundo a Comunidade Internacional de Coaching, a essência do Coach é desbloquear o potencial de uma pessoa, de forma a maximizar seu desempenho. O objetivo de um coach é ajudar essa pessoa a aprender, ao invés de ensiná-la. 

O processo de coaching visa a dar suporte ao indivíduo, a fim de possibilitar que se torne quem ele quer ser, permitir que ele seja capaz de identificar as mudanças que precisa aplicar em sua vida, e direcioná-lo para onde ele deseja chegar.

No entanto, o coaching vai muito além de fazer as perguntas certas na hora certa. Existem técnicas e ferramentas que, usadas de maneira correta, proporcionam que o coachee enxergue com mais facilidade os obstáculos que precisa – ou quer – superar, levando-o a alcançar o sucesso sustentável. 

Algumas das melhores ferramentas do coaching estão desenhadas em planilhas intuitivas, que são preenchidas em parceria entre o coach e o coachee. Outras fases do processo se relacionam melhor com sistemas. Existem também muitos coaches que preferem utilizar material impresso, como um Planner.

O importante, além do ferramental, é entender os métodos e processos, além de estar sempre aberto a novas fontes de informação. Nesse contexto, por que não aprender com a experiência das empresas?

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Como métodos de gestão se relacionam com o coaching?

Um processo de coaching, como citamos, pode ter diversos sub-objetivos dentro do objetivo principal de liberar o potencial do coachee: definir e perseguir metas, ter responsabilidade financeira para atingir essas metas, desenvolver competências, dentre outros.

Tudo começa com um bom diagnóstico, para entender as forças e as fraquezas do indivíduo, a situação externa e seus grandes objetivos. A partir desse ponto um projeto é desenhado de forma que o indivíduo passe a ter condição de ir atrás de seus objetivos.

O projeto é implementado em várias fases e, por fim, a evolução do mesmo deve ser controlada e monitorada. Dessa forma o coach sabe se o processo como um todo está funcionando, se o seu cliente está apresentando evolução. Caso não esteja, o escopo pode sofrer mutações.

Eu acabei de descrever de forma extremamente resumida como funciona um processo de coaching. Mas essa descrição também serve perfeitamente para ilustrar como funciona a parte estratégica da maioria das empresas.

Métodos de gestão aplicáveis no coaching

Planejamento Estratégico

O processo de planejamento estratégico é feito pela maioria das empresas um pouco antes ou no início de um novo ciclo. Seu objetivo é pensar estrategicamente no curto, no médio e no longo prazo da organização.

O início se dá com uma análise exaustiva do ambiente interno da empresa e, depois, do ambiente externo (o mercado). Além de muita pesquisa para levantar o máximo de dados o possível.

Durante o planejamento estratégico, a organização deve definir a sua missão, visão e valores, além de metas e planos de ação para o próximo ciclo.

A missão é o propósito, a razão pela qual a organização existe. Não está relacionado com sua atividade fim, mas com algo mais abstrato com o qual ela quer se engajar.

A visão é um sonho de longo prazo. Algo capaz de motivar toda a equipe, por ser grande, desafiador e, não necessariamente com uma data de conclusão.

Os valores são as características e competências que a empresa quer e precisa desenvolver em sua equipe para cumprir sua missão e sua visão.

Por último, entram as metas e planos de ação, medidas não necessariamente de longo prazo. Estas sim relacionadas com sua atividade fim.

Este processo pode tranquilamente ser moldado para o início de um processo de coaching, se as vertentes dele forem adaptadas para o indivíduo. Afinal, um dos fatores que melhor libera o potencial de um indivíduo é ter um propósito bem definido.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa consiste em ajustar as entradas e saídas de caixa de forma que uma organização tenha liquidez para cumprir suas obrigações e projetar seus investimentos.

Muitas pessoas se enrolam nessa parte, ou por quererem fazer muitos investimentos ao mesmo tempo, ou por esquecerem da fatura do cartão de crédito, enfim, por falta de disciplina.

O problema não é só uma questão de falta de dinheiro para conquistar os objetivos, mas em como uma pessoa conseguirá pensar em outra coisa, quando ela está enrolada financeiramente?

É difícil convencer alguém a deixar os problemas financeiros de lado para se concentrar em seu potencial, quando esses problemas impactam diversas vertentes de sua vida.

Por isso, um bom processo de coaching deve contemplar a tranquilidade financeira do coachee através de um bom controle de fluxo de caixa, assim como de contas a pagar e a receber. Introduzindo rotinas de planejamento financeiro para que ele consiga sonhar com os “pés no chão” e não colocar tudo a perder.

Avaliação de Desempenho por Competências

Você lembra quando falamos sobre os valores na parte de planejamento estratégico? Alguns deles seriam formados por competências que a empresa quer ver sua equipe desenvolvendo.

Por exemplo, se ela precisa de pessoas mais auto-gerenciáveis para conquistar seus objetivos, é natural que ela tente desenvolver proatividade em sua equipe.

Grandes empresas estão sempre medindo a evolução de sua equipe nessas competências, através do processo de avaliação de desempenho.

No processo de coaching a avaliação de desempenho pode ser realizada não só para competências, como também para tarefas combinadas entre coach e coachee.

As avaliações devem ser feitas em reuniões particulares entre ambos e o progresso deve ser registrado.

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Conclusão

Muitos métodos de coaching já são adaptações de métodos de gestão utilizados nas empresas. Um bom coach deve estar sempre antenado nos métodos mais usados e, também, nos mais atuais. Dessa forma, ele conseguirá estar sempre testando novos caminhos para melhorar seus serviços, conquistando ainda mais seus clientes.

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