O que é Coaching Sistêmico?

Coaching Sistêmico Conheça o Coaching Sistêmico

 

Todo e qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento, enfrenta dificuldades em seu dia a dia. Problemas estes que muitas vezes são negligenciados e só recebem a devida atenção quando já estão causando diversos prejuízos aos negócios, bem como aos colaboradores, líderes, empresários e empreendedores que compõem a organização. 

São tantos os acontecimentos com os quais temos de lidar em nosso cotidiano, seja pessoal, profissional, ou empresarial, que muitas vezes acabamos resolvendo nossos problemas da forma que conseguimos, sem nos aprofundarmos verdadeiramente em sua raiz, ou seja, no que realmente está causando e fazendo com que esta situação se repita em nossa vida e empresa.

Sabendo que isso acontece não só comigo, mas com você, com seus amigos, com os amigos de seus amigos e assim por diante, hoje vou falar sobre uma poderosa metodologia que foi criada para ajudar indivíduos e principalmente empresas a lidarem melhor com os problemas que enfrentam diariamente. Estou falando do Coaching Sistêmico. 

Convido você a me acompanhar nesta leitura, entender mais sobre o assunto e como ele funciona. 

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Entendendo o que é Coaching Sistêmico

Trata-se de uma abordagem que não lida apenas com questões que estão na superfície, mas com o que está escondido em “águas profundas” e causa a maioria dos problemas enfrentados por indivíduos e empresas. 

Em uma visão mais linear, caso um funcionário esteja rendendo pouco, pois está insatisfeito, a solução é simples: demiti-lo. Já a metodologia do Coaching Sistêmico aconselha que o gestor se aprofunde na questão e observe o que pode estar causando a insatisfação do colaborador, para tentar saná-la. A primeira decisão é apenas paliativa, já que a raiz do problema não foi solucionada, o que pode afetar, ou mesmo já estar afetando, outros funcionários. 

Usando uma analogia com a medicina, imagine que você sinta uma dor de cabeça forte. Ao tomar um analgésico (demitir o funcionário) a dor irá sumir, correto? Porém, ela poderia ser somente um sintoma (insatisfação) de uma situação maior que irá lhe causar sérios problemas de saúde mais tarde.

E é exatamente em cima deste problema maior, do qual não temos consciência de imediato, que o Coaching Sistêmico trabalha, pois ele entende que não adianta apenas remediar, é preciso ir até a raiz da questão, para que assim se tenha a oportunidade de solucioná-la. 

Observando o todo

Como eu disse logo acima, o Coaching Sistêmico trabalha como um médico, pois vai além da superfície para descobrir qual o real problema que deve ser tratado. Para isso, sua metodologia não observa apenas questões como metas, objetivos e recursos, mas busca entender as relações entre todos que fazem parte do sistema e como as decisões, que, geralmente são tomadas por gestores, podem impactar colaboradores, bem como os negócios de uma forma geral. 

O Coaching Sistêmico pode ser trabalhado individualmente com questões organizacionais, pessoais e profissionais, focando em caminhos para se posicionar melhor como gestor, empresário, profissional, etc. 

Considerando as conexões, os relacionamentos e os processos de intercâmbio, o método conduz o indivíduo/empresa de tal forma, ao longo do processo, que, com o passar do tempo, ele mesmo será capaz de resolver o tema proposto, assim como quaisquer tipos de problema que venha a surgir em seu caminho.

Metodologia utilizada no Coaching Sistêmico?

A partir de diferentes perspectivas, essa abordagem oferece um olhar mais atento para as questões de todos os envolvidos nos processos organizacionais, principalmente aqueles que precisam de uma atenção maior de imediato. 

As experiências passadas e insucessos, na verdade, são uma fonte de aprendizado que vai enriquecer o indivíduo ou a empresa e prepará-la para suas escolhas futuras, tudo isso sempre alinhado com sua consciência e identidade. 

São essas diferentes perspectivas que possibilitam uma clareza de visão e permitem uma tomada de decisão mais assertiva e ações firmes, utilizando conceitos do Pensamento Sistêmico, estratégias e ferramentas da Programação Neurolinguística (PNL) e procedimentos sistêmicos como as tão famosas Constelações de Bert Hellinger. 

Assim, conseguimos entender que o Coaching Sistêmico dá apoio, principalmente a empresas que passam por momentos decisivos ou até mesmo difíceis, seja para ajudá-la a dar o próximo passo rumo ao seu desenvolvimento, ou para melhorar o entrosamento de equipes, divergências de orientação de negócios, conflitos, estilos de liderança, entre muitos outros fatores verdadeiramente importantes para diversas organizações.

A seguir, entenda como a metodologia utilizada no Coaching Sistêmico funciona:

Quando falamos no universo do Coaching entendemos  que ele trabalha com três questões básicas: 

  • Onde estou hoje?
  • Pra onde quero ir?
  • Como chegarei lá?

Já o Coaching Sistêmico leva em consideração estes dois itens:

1 – Considerar as conexões, o relacionamento e os processos de intercâmbio:

  • Entre indivíduos;
  • Entre vivência interna, comportamento e vivência externa;
  • De metas, operações e efeitos.

2 – Configurar as transformações desejadas através de:

  • PNL;
  • Mudança do foco de atenção;
  • Transformação e aprendizagem;
  • Mudança de comportamento;
  • Comparações e modelos positivos;
  • Experiências de aprendizagem individuais;
  • Relações estáveis;
  • Feedback fomentativo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Invista em Coaching Sistêmico e aumente os resultados de seus negócios

Como pudemos acompanhar ao longo do texto, o Coaching Sistêmico é uma metodologia capaz de contribuir, efetivamente e na prática, para que indivíduos, profissionais e empresas se tornem cada vez mais conscientes de suas ações, bem como de seus problemas, para que assim tenham a oportunidade de resolvê-los em definitivo, sem deixar que estes atrapalhem o seu progresso. 

Se você é empresário ou empreendedor e deseja levar este processo para dentro de sua empresa, o que você pode fazer é permitir-se ir além e conhecer o IBC Corporativo, a área de negócios do IBC voltada para levar soluções verdadeiramente assertivas, inovadoras e inteligentes para organizações dos mais diversos tipos de segmentos do mercado. 

Trata-se de uma área que conta com especialistas realmente preparados para realizar um diagnóstico dos seus negócios, no sentido de compreender a fundo quais são seus principais gaps e, com isso, propor as soluções customizadas e necessárias para mudar esta realidade e fazer com que a empresa se torne cada vez mais eficaz em suas ações e alcance os resultados extraordinários que almeja em sua área de atuação. 

Tudo isso através conhecimentos, técnicas e ferramentas disponíveis não só no Coaching Sistêmico, mas em diversas outros nichos de Coaching, que podem e devem ser utilizados para potencializar ainda mais a performance dos negócios, bem como o seu, enquanto empresário e de seus colaboradores. 

Gostou do artigo, Ser de Luz? O que você achou desta poderosa metodologia? Deixe o seu comentário, me falando sobre suas impressões e lembre-se sempre de continuar nos acompanhando por aqui, em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube, pois todos os dias trazemos novos conteúdos de qualidade, para contribuir com o seu desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial.

Copyright: https://www.shutterstock.com/home

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010