O que é consultoria organizacional?

Consultoria Organizacional

Saiba mais o que é Consultoria Organizacional e suas principais vantagens

A consultoria organizacional é comumente solicitada no universo corporativo com o objetivo de gerar resultados satisfatórios e alcançar metas e objetivos desejados. Trata-se de um método de auxílio que estuda os processos organizacionais, em busca de oportunidades de melhoria e potencialização.

Para que o trabalho seja realizado corretamente e com qualidade, é imprescindível que o consultor organizacional seja qualificado. O profissional deve ter ampla experiência prática no mercado de atuação da organização em que está prestando seu serviço. Afinal, sua missão é indicar medidas e ações efetivas para o crescimento contínuo da empresa.

Um empresário que procura apoio de um consultor organizacional não está demonstrando que não possui competências para gerir seu negócio. Muito pelo contrário: ele está estabelecendo uma parceria de cocriação e troca de conhecimentos com o propósito de obter soluções bem estruturadas e alinhadas às necessidades identificadas. Afinal, como diz a sabedoria popular: “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”.

Você sabia que o desenvolvimento organizacional pode se tornar ainda mais poderoso e efetivo com o auxílio do Coaching? Como o método vai muito além do aconselhamento, o consultor capacitado a atuar como Coach dispõe de técnicas e ferramentas que levam os colaboradores da empresa a desenvolver visão sistêmica, senso de liderança e diversas novas competências. 

Além de todos ganharem maior autonomia, é possível atingir e manter a alta performance individual e organizacional. Continue lendo o texto para aprender mais sobre o assunto!

O que é consultoria organizacional?

Em linhas gerais, a consultoria organizacional consiste em uma prestação de serviços profissionais realizada entre consultor e empresa (cliente). Trata-se de um método em que as competências necessárias são oferecidas para que o cliente possa melhorar a sua performance. Assim, com o aumento da qualidade dos seus serviços, pode ter melhores resultados financeiros. 

O consultor somente auxilia na tomada de decisões, ou seja, ele não interfere diretamente. Sua função é apoiar e dar suporte para que a empresa encontre soluções viáveis e alinhadas com as suas necessidades. No entanto, a execução das ações planejadas demanda o compromisso do gestor e dos colaboradores. 

Diferença entre consultoria interna e consultoria externa

Existem dois tipos de consultoria: interna e externa. Entenda melhor a seguir. 

Consultoria interna

Refere-se ao consultor que faz parte do corpo de funcionários e que, portanto, vivencia os acontecimentos diários. Ele compreende amplamente a cultura e os valores compartilhados na organização.

A grande vantagem da consultoria interna é que o profissional é também um colaborador da empresa. Desse modo, desempenha suas atividades de consultoria com maior impacto, pois terá capacidade para elaborar projetos mais complexos.

A companhia poderá contar com sua disponibilidade integral e constante avaliação das medidas empregadas. A consultoria interna permite que o trabalho vá se moldando às necessidades de diferentes etapas corporativas. 

Coaching e consultoria interna 

O processo de Coaching Corporativo tem ganhado força e notoriedade nas organizações no tocante a consultorias. Isso porque a modalidade oferece diferencial competitivo, despertando todo o potencial da empresa por meio do desenvolvimento de talentos. 

A proposta dessa metodologia é trabalhar com a identificação dos talentos que se já se tem. No contexto corporativo consiste em entender como fazer mais e melhor com os recursos e talentos que se tem disponíveis. 

Consultoria externa

O consultor externo é autônomo e presta seus serviços para diferentes empresas simultaneamente. Como não há exclusividade, este tipo de consultor não está integralmente disponível. 

A vantagem desse modelo de consultoria é que o profissional acaba adquirindo bagagem mais ampla, devido à sua troca de experiências em diversas organizações. Desse modo, possui maior habilidade em desenvolver estratégias inovadoras, compartilhando percepções diversas agregadas ao longo de outras consultorias. 

Como a consultoria organizacional funciona?

O processo de consultoria organizacional possui diversas etapas. A primeira etapa consiste no estabelecimento do contrato entre o prestador do serviço de consultoria e o cliente. Nesse documento são definidos os prazos, valores e metas esperadas do serviço. 

O passo seguinte consiste na realização de um estudo organizacional por parte do consultor. Nessa etapa é realizado um diagnóstico com detalhes precisos a respeito da situação atual da companhia. Com a base de dados levantados são identificados os problemas e quais são as necessidades da empresa.

As informações são usadas para nortear o desenvolvimento de possíveis soluções para melhorar o desempenho. Também deve ser realizado o levantamento de riscos. Com todas essas etapas seguidas, podem ser delineadas ações para a geração de melhorias nos pontos que serão observados com atenção. 

As ações previamente pensadas são colocadas em prática e, depois de algum tempo, deve ser feita uma avaliação dos resultados obtidos. É possível ainda fazer a verificação de outros setores da companhia para entender se é preciso investir em outras mudanças. 

Coaching e consultoria externa 

Tratando-se de desenvolvimento organizacional, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) possui a Unidade Corporativa, especializada em soluções personalizadas para cada necessidade em sua instituição.

Essa é uma das soluções corporativas do IBC, focada em soluções corporativas de performance e desenvolvimento humano para atender empresas de diversos segmentos que buscam por:

  • Implementar a cultura do Coaching;
  • Criar políticas de desenvolvimento de equipes e liderança;
  • Identificar as necessidades e criar ações estratégicas de capacitação da equipe de gestores.

Dessa forma, o Coaching irá cooperar fortemente para a criação de um ambiente de trabalho com profissionais de alta performance. A empresa passa a ter um ambiente motivador, colaborativo e focado em resultados.

Entre as principais ferramentas estão:

  • Leader Coach Training: especial para o desenvolvimento de liderança;
  • Coaching Assessment DISC: ferramenta de mapeamento de tendências comportamentais exclusiva;
  • Coaching em vendas: uso de metodologia exclusiva chamada Programa de Desenvolvimento da Força Comercial com Coaching em Vendas;
  • Avaliação 360°: feedback de desempenho e competências verdadeiro e com propósito construtivo e não destrutivo;
  • Formação de coaches internos: capacite seus próprios funcionários, assim eles poderão capacitar outros e aí por diante. Quando você menos esperar sua empresa já estará vivendo em uma cultura de Coaching;
  • Programa de desenvolvimento de liderança com coaching: implementação do coaching para a evolução da liderança;
  • Palestras e workshops: eventos de um período com o tema decidido por todas as partes.

Além disso, ainda há:

  • Coaching executivo individual;
  • Day training com Coaching;
  • Soluções customizadas para cumprir com as necessidades organizacionais.

Entre os principais benefícios para os colaboradores e para a empresa estão:

  • Crescimento da produtividade;
  • Desenvolvimento das capacidades técnicas dos funcionários;
  • Otimização do relacionamento entre os membros do time;
  • Aumento exponencial da motivação dos colaboradores.

Entenda como funciona o serviço corporativo do Instituto Brasileiro de Coaching

Muito mais do que produtos e serviços prontos, o IBC trabalha com personalização, análise e bom atendimento. Para provar isso, vamos mostrar as principais características das nossas soluções corporativas. Confira:

Atendimento personalizado: há um suporte que recebe e soluciona dúvidas, observações e reclamações pronto para atender sua empresa. A grande vantagem desse atendimento é que ele é feito por pessoas envolvidas no processo e que realmente sabem do que estão falando.

Credibilidade internacional: o IBC é reconhecido por 6 instituições internacionais de destaque, são eles o European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching Institutes, Metaforum International, International Association of Coaching (IAC), Behavioral Coaching Institute (BCI). Além disso, é recomendado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

Coaches e trainers de excelência: no IBC, o comprometimento com o estudo contínuo e com o alcance de metas é extremamente valorizado. Mais do que isso, não avaliamos somente os resultados, mas também qual foi o processo para se chegar a eles.

Planejamento: não basta somente ensinar sobre a importância da organização com antecedência, é essencial também dar o exemplo. Por isso, trabalhamos com cronogramas construídos para que as equipes do IBC consigam criar conteúdo exclusivo e relevante para os clientes.

Soluções customizadas: como já falamos acima, o IBC tem um ramo do serviço que lida com as empresas que precisam de um produto diferente. Uma equipe especializada ficará focada em conceber uma ideia criativa e montar um cronograma de execução.

Conheça mais sobre o IBC Corporativo e alguns depoimentos dos clientes atendidos com excelência. As maiores empresas do Brasil e do mundo confiam e contam com nossa parceria!

Consultoria organizacional externa: quais são os benefícios?

Ao longo do artigo explicamos o conceito de consultoria organizacional e apresentamos algumas opções de como ela pode ser realizada. Abaixo apresentaremos os principais benefícios de apostar na consultoria organizacional externa para melhorar os resultados da sua companhia. 

1. Renovação dos processos internos da empresa

O investimento em uma consultoria organizacional pode levar a uma série de benefícios e um dos mais significativos é a potencialização do desempenho da companhia. A visão do consultor externo contribui para oxigenar os processos internos e pode levar a mudanças essenciais para melhorar os resultados. 

Renovar constantemente os processos é importante para evitar a estagnação. O consultor externo tende a ter uma visão mais atualizada de como realizar determinados tipos de atividades. Além de experiência, também tem a vantagem de ter participado ativamente da formulação de soluções para organizações de diferentes segmentos. 

2. Aumento da motivação para promover mudanças

O trabalho do consultor é feito na forma de projetos, isso torna muito mais fácil entender o escopo do que precisa ser feito e em que prazo. Esse método de trabalho permite ter muito mais motivação para investir tempo e recursos nas mudanças que são realmente relevantes. 

Trata-se de um trabalho que permite alinhar a comunicação entre a empresa e os seus funcionários. A partir dessa forma de trabalhar, é natural que mudanças sejam impulsionadas. Os colaboradores passam a entender claramente o que precisa e será feito para potencializar os resultados. Devemos ressaltar que não há nada mais efetivo do que ter uma tarefa com prazo determinado para realizar. 

3. Imparcialidade

Uma das principais vantagens de optar por uma consultoria organizacional externa é a imparcialidade. O consultor externo observa os problemas de forma prática e direta, pensando em como resolvê-los para que a companhia tenha resultados melhores. A visão tem um viés crítico e neutro. Nesse caso, é feita uma abordagem mais racional e que não tem como base desafetos ou busca por culpados.

Quando existe essa imparcialidade é mais fácil que as iniciativas sejam tomadas pautadas na necessidade e não no medo. O olhar externo não carrega os vícios e problemas que podem existir entre os colaboradores. O foco está em entender o que está errado e como resolver.

4. Economia

Também é importante pontuar que a consultoria organizacional externa representa mais economia. Isso porque há vínculo contratual temporário e os serviços serão prestados somente quando forem necessários. Inclusive, já faz algum tempo que está se difundindo a ideia de que a contratação de consultorias organizacionais externas se adequa a empresas de diferentes portes.

Pequenas e médias companhias têm muito a se beneficiar com o trabalho de consultoria. Na prática, esse tipo de serviço contribui para gerar uma série de mudanças relevantes para o sucesso corporativo e com uma ótima relação custo e benefício. É um excelente investimento para empreendimentos de diferentes segmentos de atuação.

5. Aumento da capacidade de autocrítica

Certamente, a contratação de uma consultoria organizacional contribui para potencializar a capacidade de autocrítica dos gestores. A partir desse trabalho, é possível identificar os pontos da administração que não estão funcionando como deveriam.

Entendendo quais são os problemas existentes, torna-se mais fácil trabalhar para a criação de soluções. Mas, além disso, permite avaliar como é possível aumentar a qualidade do trabalho mais adiante.

Muitas vezes, esse processo é essencial para que a companhia possa se manter em um constante processo de crescimento. Sendo assim, ao contratar uma consultoria externa, a sua companhia estará se abrindo para a possibilidade de entender como se posicionar de forma mais estratégica no mercado. O reconhecimento das dificuldades é o primeiro passo para que a sua empresa se torne ainda mais competitiva. 

Gostou de saber mais sobre consultoria organizacional? Comente abaixo a respeito desse assunto!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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