Como as escolas podem ajudar a criar empreendedores

A educação empreendedora é fundamental na construção de profissionais preparados para o mercado. / Copyright: dreamerve

O ato de empreender, antes de tudo, baseia-se em orientação e estudos. Sendo assim, o ideal é que a prática seja ensinada justamente quando a pessoa está estudando, pois é nesse momento que ela pode desenvolver suas habilidades, inovar, ser criativa e aprender a trabalhar em equipe. É assim que o indivíduo se prepara para o mercado, desde os tempos de escola, então, nada mais sensato que as instituições de ensino deem suporte para que a pessoa torne-se empreendedora.

Tal realidade ainda não é presente em muitos países do mundo e no Brasil, a educação empreendedora ainda caminha a passos lentos. São poucas as escolas que preparam os alunos para o mercado de trabalho e até mesmo nas Universidades, a prática tem pouco espaço em áreas além da administração. É fundamental que as escolas e as Universidades garantam educação empreendedora para os alunos, pois o ambiente educacional fornece segurança para errar, isso permite desenvolvimento de ideias, alinhamento de competências e possibilidade de inserção no mercado. Além de garantir que empresas sejam criadas por oportunidade e não por necessidade.

Educação empreendedora nas escolas

Para que a prática torne-se parte da grade curricular das escolas, a primeira etapa se diz respeito a adaptação das intuições de ensino no que se diz respeito ao modelo de conteúdo oferecido aos alunos. É necessário aliar o dia-a-dia escolar com tecnologia e interação entre alunos, familiares e colaboradores da escola, todos devem estar cientes quanto ao novo método de ensino, além de entenderem que também são partes fundamentais na construção de pessoas empreendedoras.

Outro passo importante é a capacitação do professor, pois ele contribuirá de forma significativa para que o perfil empreendedor seja moldado no aluno, ajudando-o no desenvolvimento de competências, fomentando ideias criativas e o incentivando em questões como comprometimento, trabalho em equipe, pesquisas, autoconfiança e independência.

É papel da escola, que fornece educação empreendedora, preparar o aluno para o mercado, assim como ensiná-lo a competir, a ter autonomia e auxilia-lo quanto a resolução de problemas e consequentemente, obter sucesso. A prática estimula o desenvolvimento da pessoa em todas as áreas, seja econômica, humana ou social e evidencia ao aluno que os sonhos não são impossíveis, mas para realiza-los, é necessário força de vontade, trabalho e saber lidar com os erros que podem ocorrer.

Por que fornecer educação empreendedora?

Ensinar a empreender não significa obrigatoriamente que o jovem abrirá uma empresa. A prática garantirá que ele tenha embasamento para lidar com os problemas reais e através dos seus valores, os resolva.  Entenderá que os riscos existem, mas que diferentes caminhos podem ser trilhados rumo ao sucesso, saberá que tudo na vida, antes de mais nada, necessita do desenvolvimento de um plano e pautará todas as suas ações de acordo com a ética. Essas não são lições apenas para quem deseja ter seu próprio negócio, são fatores que pautam o comportamento ideal de alguém no mercado, de uma pessoa que deseja ser agente transformador do mundo e são essenciais para qualquer profissão.

A educação empreendedora nas escolas não garante que ao abrir um negócio, o mesmo terá sucesso. Ela permite que caso uma empresa tenha problemas, o empreendedor seja capaz de identificar os obstáculos a serem resolvidos, enfrente-os e tente novas possibilidades, evitando assim, o fechamento precoce do negócio.  

Você conhece instituições de ensino que oferecem aos alunos, educação empreendedora? Conhece algum empreendedor que teve contato com a prática? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010