Quais os passos para conquistar a autonomia em sua vida?

imagem que simboliza um gestor dando a corda em um colaborador

Conquistar a autonomia, tanto na vida pessoal quanto profissional, é um feito que irá contribuir no desenvolvimento de qualquer pessoa.

A palavra autonomia significa a capacidade de se autogovernar, ou seja, viver de acordo com as próprias vontades. Conquistar a autonomia em sua vida é muito importante para evitar viver em função de terceiros. Afinal, por mais que seja natural querer agradar os entes queridos em certos aspectos, isso não deve nunca se sobressair aos seus próprios desejos.

Siga a leitura para continuar essa reflexão e conferir dicas de como conquistar a autonomia em sua vida. Esse é um passo fundamental para uma vida feliz e equilibrada, acompanhe!

Entenda a importância de conquistar a autonomia em sua vida

O mundo é formado por bilhões de pessoas, cada uma com suas ideias e vontades. Por isso, não há como apenas algumas determinarem os caminhos que as demais irão seguir em suas vidas. Somos seres livres e devemos honrar isso, agindo com autonomia para decidir a profissão que vamos seguir, com quem iremos nos relacionar, além de escolhas simples do dia a dia.

Ter autonomia é sinônimo de ter o poder de decidir e assumir o controle da nossa própria vida. Isso envolve deixar claro para as outras pessoas o que queremos ou não, o que achamos certo ou não. Abrir mão dessa liberdade pode ser muito nocivo, pois abre espaço para que nos tornemos reféns das decisões de terceiros.

Acredite, por mais que ame uma pessoa e deseje fazê-la feliz, isso jamais deve custar as suas escolhas. Aqueles que estão ao seu lado e amam você verdadeiramente saberão respeitar as suas decisões, mesmo que, às vezes, não concordem com elas.

Mais um ponto em que a autonomia é importante diz respeito à carreira. Embora algumas pessoas decidam ficar em casa para se dedicar aos cuidados com os filhos, por exemplo, é válido manter a independência de alguma maneira. Fazer isso não significa duvidar da solidez do próprio casamento, pelo contrário, ajudará até a fortalecer a relação.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Benefícios da autonomia

Uma pessoa que tem autonomia para agir e fazer o que deseja consegue se sentir plena e feliz com muito mais facilidade do que alguém que condiciona suas decisões aos desejos dos outros. Veja, a seguir, quais são os benefícios que a autonomia pode trazer para a sua vida.

  • Fortalecimento do senso de utilidade;
  • Construção da autoconfiança;
  • Liberdade para tomar decisões;
  • Não submissão a relacionamentos tóxicos;
  • Motivação para evoluir cada vez mais;
  • Relacionamentos por escolha e não necessidade.

São benefícios que se relacionam e trazem resultados cada vez mais positivos para a vida daqueles que vivem com autonomia e liberdade.

7 Passos para conquistar a autonomia em sua vida

Depois de conferir a importância e benefícios da autonomia, saiba quais são os passos que deve seguir para conquistá-la. Antes de dar continuidade às dicas, saiba que se trata de um processo que deve ser constante.

1. Se conheça e saiba onde deseja chegar

A base para alcançar a autonomia é o autoconhecimento, porque é a partir dessas informações que saberá para onde direcionar as suas escolhas. Para fazer isso, reflita com calma sobre sua trajetória até aqui, sobre suas conquistas, arrependimentos, coisas que faria diferente. Tudo isso é muito importante para os passos que dará em seguida.

2. Tenha clareza em relação aos seus valores

Um ponto de extrema importância dentro do processo de autoconhecimento diz respeito aos seus valores. Trata-se do conjunto de regras que tem para si e que determinam suas escolhas e atitudes. Ter clareza em relação a elas te ajudará a evitar agir de forma contrária ao que acredita, seja por pressão externa ou insegurança.

3. Adote uma postura assertiva

Depois de iniciar seu processo de autoconhecimento, saberá exatamente quem você é, o que deseja e o que julga como certo ou errado. Assim, poderá se fortalecer através dessas informações e adotar uma postura assertiva em relação à vida. Isso significa que fará escolhas com confiança, dizendo sim e não sem medo de desagradar alguém.

4. Entenda que não precisa agradar a todos o tempo todo

Por falar nisso, é fundamental que entenda que não precisa agradar a todos o tempo todo. Ao se anular para agradar alguém está causando mais mal do que bem para os seus relacionamentos. Esse tipo de atitude pode até trazer uma falsa impressão de satisfação da outra parte em um primeiro momento. Entretanto, com o tempo, a tendência é que as insatisfações comecem a aparecer, gerando atritos e desentendimentos.

5. Mantenha-se em aperfeiçoamento constante

Para ter autonomia em sua vida é necessário se manter em aperfeiçoamento constante. Isso se aplica tanto à carreira quanto ao comportamento e habilidades pessoais. Quanto mais conhecimento e informação tiver, mais poder terá no seu trabalho, na sua família e na sociedade. Portanto, nunca deixe de aprender, de estudar e de buscar se desenvolver.

6. Cuide das suas finanças com responsabilidade

Não dá para falar de autonomia sem citar o aspecto financeiro. Afinal de contas, uma pessoa que é dependente financeiramente de outra pode acabar se submetendo a certas coisas que não gostaria por, aparentemente, não ter outra escolha. Sendo assim, é importante começar a cuidar dos valores que entram e saem, além de poupar para o futuro e contar com uma reserva de emergência.

7. Saiba quando é o momento de pedir ajuda

O último passo vai um pouco na contramão dos anteriores porque diz respeito a saber quando é hora de entender que precisa de ajuda. Falar sobre esse aspecto é necessário para que não confunda autonomia com autossuficiência.

Entenda, nós precisamos uns dos outros e a ideia deste artigo não é sugerir que ignore totalmente as pessoas ao seu redor. O foco deve estar em saber dosar essa relação, mantendo os relacionamentos saudáveis e equilibrados, sem dependência.

A romancista Judith Guest tem uma citação bastante interessante sobre autonomia, que diz: “A autonomia é tudo. Os infelizes são aqueles que deram o poder de conduzir suas vidas a outras pessoas.”.

E então, vai conduzir a sua vida ou deixar que outras pessoas o façam? Acredite, você é capaz de realizar essa transformação interna e conquistar a tão sonhada autonomia!

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por Minerva Studio

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds