Como definir o ramo de atividade de uma empresa?

Ramo de atividade da empresa O ramo de atividade está relacionado ao que a empresa faz para gerar valor aos clientes.

 

Ao decidir abrir uma empresa, é primordial a escolha do seu ramo de atividade. Em boa parte das vezes, essa escolhe acontece antes mesmo da ideia de o empreendimento surgir. Isso porque, geralmente, você, ou qualquer pessoa que decida fazê-lo, já possui alguma experiência ou conhecimento técnico sobre determinado assunto ou área.

Então, será a partir desse conhecimento que começará a surgir a necessidade e, ou, desejo de trabalhar na área. Excelente motivo que irá motivar a abertura do negócio. Dessa forma, posso dizer que todas as empresas existentes foram criadas exclusivamente para atender um mercado consumidor específico.

O ramo de atividade de uma empresa é o que determina o que ela faz e em que tipo de mercado atua, e defini-lo não é tão simples como parece. Para isso, é preciso atender algumas normas e regras para que as atividades sejam iniciadas de maneira correta. Não apenas, também possam evoluir, de maneira a fazer com que a empresa cresça cada vez mais, de forma saudável.

Acompanhe-me na leitura deste poderoso artigo e veja de que forma você pode definir o ramo de atividade da sua empresa, com objetividade e assertividade.

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Como definir o ramo de atividade da sua empresa

Qualquer negócio com fins lucrativos, como disse anteriormente, é criado para atender um mercado consumidor. Assim desempenhará determinadas tarefas e, claro, cobrando pelos serviços ou produtos oferecidos. O ramo de atividade de uma empresa, nada mais é do que a especificação do que ela faz para gerar valor aos seus clientes.

Por exemplo, na indústria, você pode ter uma empresa no ramo de gráficas, uma fábrica de móveis ou de roupas. As indústrias são as empresas que transformam uma determinada matéria-prima em uma mercadoria com valor de compra. O ramo de atividade, nesse caso, será definido pelo tipo de mercadoria que a empresa produz.

Por outro lado, as empresas do comércio atendem diretamente o consumidor final. Assim, geralmente, revendem itens comprados de fornecedores – estes podem ser as próprias indústrias. Bons exemplos desse tipo de empresa são lojas de roupas, farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais.

Os serviços não vendem produtos. São empresas que prestam atividades úteis aos clientes. Como táxis, cinemas, lavanderias, cursos de idiomas, escritórios de contabilidade e consultórios odontológicos. A proposta de valor para esse tipo de empresa nada mais é do que a prestação de um serviço.

Para definir o ramo de atividade com assertividade e eficácia, é preciso estar atento a algumas questões. São elas:

Gostos pessoais e hobby

Sabe aquela história de que você pode ficar rico fazendo o que ama? Então, tenha isso em mente na hora de escolher o seu ramo de atividade. Isso porque quem faz o que ama faz bem feito e realiza ações cada vez mais motivadoras para dar sempre o seu melhor.

Não é estranho ouvir histórias de empreendedores que não gostavam do que faziam e que abriram sua empresa apenas porque identificaram uma boa oportunidade de negócio. Claro, o final dessa história não é nada satisfatório, para ninguém.

Quando você se empenha em algo que realmente gosta, mais que uma obrigação o seu trabalho se torna um hobby. Conhecer mais sobre o assunto escolhido se torna prazeroso e você acordará todos os dias com um sentimento muito mais agradável, de felicidade pelo que faz.

Porém, é importante deixar claro que nem tudo é um mar de rosas. Especialmente porque é preciso ter discernimento de que, comandar uma empresa não é apenas diversão. Existem muitas tarefas burocráticas de gestão. Além da responsabilidade para com seus clientes e colaboradores. Atente-se, não seja negligente com as leis, regras e normas burocráticas do seu ramo de atividade.

Conhecimento

Para obter o sucesso, independente do ramo de atividade que escolher, é preciso ter ideia de como ela funciona. O nível de conhecimento exigido varia de acordo com o que você faz. Por exemplo, em áreas como a saúde e a engenharia os profissionais contratados para as principais funções precisam ter curso superior. Por outro lado, o dono ou sócio da empresa não. Mas isso não quer dizer que ele não precise ter conhecimento sobre o assunto, especialmente porque ele é o responsável por toda a empresa.

A parte boa é que o conhecimento técnico específico é mais fácil de ser adquirido do que as habilidades e características gerais que um bom líder precisa ter. Como a inteligência emocional. Dependendo da sua área de atuação, você poderá encontrar tudo o que precisa na internet. Desde que tenha disciplina para se aprofundar na matéria.

Público-alvo

Como falei lá no início do texto, qualquer empresa é criada para atender um determinado mercado consumidor. Isso quer dizer que ela precisa atender as necessidades e exigências de seus clientes, público-alvo, ou seja, quem a procura para solucionar um problema. Caso isso não seja alcançado, não há qualquer razão para a empresa existir.

Então, antes de sair por aí gastando dinheiro, primeiro esteja a par de quem é o seu público. Faça uma pesquisa de mercado. A resposta pode depender da localização. A exemplo de um restaurante executivo, que pode encontrar um público-alvo em uma região, mas está perdendo a oportunidade de ganhar muito mais no bairro vizinho.

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Concorrência

Não apenas descobrir quem é o seu público-alvo e onde ele se encontra, também é importante saber quem é a sua concorrência. Porque não basta apenas saber quantas empresas do mesmo ramo que você estão atuando no mercado. Mas, também, é preciso conhecer os detalhes de cada uma. Assim você será capaz de aproveitar as fraquezas dos seus concorrentes para se sobressair e oferecer um bom diferencial a seus clientes.

Capital para investimento

É importante avaliar qual o capital necessário para investir na atividade. Como se sabe, existem várias regras e taxas para abertura de empresas no Brasil e algumas atividades possuem algumas exigências que podem gerar custos para você e seus sócios.

Faça Coaching!

Algo que também vai te ajudar a definir de forma ainda mais assertiva o ramo de atividade da empresa que você pretende abrir é realizar uma formação em Coaching, como o Professional & Self Coaching – PSC.

Através do PSC você terá a possibilidade de desenvolver o seu autoconhecimento, algo de extrema importância para que você tenha maior consciência sobre o que gosta verdadeiramente de fazer, sobre suas preferências, seus hobbys, entre diversos outros fatores fundamentais para a definição do ramo de atividade da sua empresa.

Além disso, o curso te oferece conhecimentos, técnicas e ferramentas que vão te ajudar a desenvolver suas habilidades e competências, no sentido de se preparar para lidar com o mercado em que vai atuar e, com isso, se tornar um verdadeiro empreendedor de sucesso.

Feito isso, o próximo passo é definir qual será o ramo de atividade da sua empresa e dar início a sua abertura.

Agora, nos conte: para você, existe algum outro fator que precisa ser levado em conta na hora de definir o ramo de atividade? Use o espaço abaixo para nos contar sua opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.

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Copyright: Ollyy / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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