O que se leva da vida é a vida que se leva

Vida que se leva

No fim, levaremos e lembraremos da vida que tivemos e não das coisas que possuímos.

Diploma na parede, tarefas do trabalho entregues, boletos pagos, alimentação balanceada e 8 horas de sono. Depois de um dia com tudo isso vem o questionamento: você se lembrou de viver entre uma obrigação e outra? Diante de tantos compromissos e obrigações acabamos nos esquecendo do básico.

 

Pode parecer clichê, mas a verdade é que mais importante do que as conquistas alcançadas durante a vida, são os caminhos e as histórias que vivemos para chegar até elas. No fim, levaremos e lembraremos da vida que tivemos e não das coisas que possuímos.

 

Na correria do dia a dia de trabalho, muitas vezes, caímos no modo automático e deixamos de lado outros aspectos muito importantes de nossa vida. Família, saúde, sonhos, relacionamentos afetivos e bem-estar, por exemplo, fazem parte de um conjunto de coisas que, de forma alguma deve ser executado durante nossos dias. E sabe por quê? Porque é o alinhamento e a congruência entre todas as partes do que somos, que realmente nos ajuda a construir a prosperidade, o sucesso, a paz interior e a felicidade que tanto buscamos e merecemos ter.

 

É irônico pensar que nos esforçamos tanto para cumprir com as obrigações impostas pela sociedade, que, às vezes, nos desconectamos de nossa essência. Esquecemos de viver, fazer planos que realmente importam, para sobreviver e assumir padrões. E aí, eu lhe pergunto: vale a pena tudo isso? O quanto sua rotina representa o que você é? Como assumir as rédeas e viver em plenitude e coerência?

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

 

A importância do autoconhecimento e das características pessoais

 

Descobrir todo o potencial que estava escondido debaixo de medos e inseguranças pode parecer um bicho de 7 cabeças, no entanto a palavra chave para esse processo de descoberta do sentido da sua vida é o autoconhecimento.

 

É importante olhar para si mesmo, ouvir os seus pensamentos na essência. Busque entendê-los e você descobrirá qual é o seu propósito e o legado que deseja deixar para o mundo. Para isso, é fundamental fazer um exercício diário, para que conheça melhor as suas qualidades, medos, sentimentos, emoções e possa buscar sempre a evolução.

 

Além disso, é fundamental conhecer a sua singularidade e os pontos fortes da sua personalidade. Isso pode ajudar a desenvolver a sua autoestima e confiança, ajudando na busca pelo sentido que dá à vida e ao que deseja dela.

 

Roda da vida e processos de coaching aplicados para um cotidiano melhor

 

Como vimos, entender o valor e a importância das coisas que você faz na sua rotina é o ponto de partida para assumir um novo compromisso com a sua vida. Neste sentido, a ferramenta Roda da Vida, muito utilizada em processos de coaching, existe exatamente para apoiar as pessoas na identificação dos pontos da vida que estão em harmonia, prioridades, bem como aqueles que precisam de maior atenção e cuidado. Também auxilia a definir um plano de ações eficiente, que coloque efetivamente as coisas em seu devido lugar e traga maior equilíbrio entre todos os importantes aspectos relacionados.

 

Quando não estamos bem em qualquer setor da nossa vida, consequentemente, os demais âmbitos acabam sendo impactados negativamente também. Com isso, estes desequilíbrios acabam limitando diretamente o nosso crescimento profissional, pessoal e até mesmo emocional. Com certeza, não é isso que você sonha para sua história, muito menos os resultados que deseja ter depois de se esforçar tanto para que seus planos deem certo, não é mesmo?

 

Sua Roda da Vida deve girar em total sintonia com seus sonhos e metas para que você viva de maneira congruente com o que você é e não com o que os outros esperam que seja. Na prática, isso significa que você deve buscar o equilíbrio para viver em harmonia nos principais âmbitos da vida: pessoal, profissional, qualidade e relacionamentos.

 

A psicologia e o despertar da felicidade autêntica

 

Nem sempre é fácil, mas tomar consciência da sua identidade e viver de acordo com os seus princípios é essencial para trilhar uma trajetória rica em experiências e significado. Para isso, a psicologia positiva, também conhecido como o mais moderno estudo da psicologia, é a ciência que estuda como despertar e manter a felicidade autêntica e que pode lhe ajudar a viver uma vida de acordo com as suas convicções e sonhos.

 

Desenvolvida no final do século XX, por Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a psicologia positiva busca entender o que leva os indivíduos a se sentirem plenos e realizados, identifica as virtudes e forças de caráter que sustentam verdadeiramente as emoções positivas, estimulam o alto desempenho e promovem o bem-estar e prosperidade ao longo da vida.

 

Este movimento científico surgiu com o intuito de compreender os traços positivos dos seres humanos, e como eles se manifestam, abrindo novas perspectivas para a apreciação do potencial do ser humano e para a qualidade de vida que ele pode vir a ter. Martin Seligman, considerado o pai da psicologia positiva, afirma que para vivermos bem, necessitamos de:

 

  • Emoções Positivas;
  • Relacionamentos construtivos;
  • Engajamento e fluidez;
  • Propósito, engajamento e realizações.

 

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Como vimos, a psicologia positiva é a ciência que estuda e que permite que o indivíduo desperte e mantenha a felicidade autêntica ao longo da vida. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) desenvolveu um curso voltado para o tema com o objetivo de despertar o alto desempenho dos participantes em todas as áreas da vida, para que eles sejam capazes de agregar um diferencial e levar uma vida plena a partir de informações sobre o que há de mais moderno nas ciências humanas.

 

Viu só como vale a pena parar um pouco no que está fazendo para resgatar sua essência e seus sonhos? Reflita sobre a forma que você vem levando a vida e sobre os seus desejos para ela. O segredo para a felicidade e o sucesso podem estar mais perto do que você imagina. Dedique um tempo para essa reflexão e tente!

 

Comente no campo abaixo o que achou do texto. Adoro ler as observações que vocês me trazem! Aproveite para compartilhar esse artigo com amigos nas suas redes sociais.

Copyright: 565013164 – https://www.shutterstock.com/pt/g/olesya%20yarmolyuk

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010