A falta de sono e os riscos para a saúde

cuidados com o sono
O quanto você está atento a qualidade do sono e descanso?

Quantas horas você dorme por noite? Pode parecer uma pergunta boba, mas nem todo mundo dorme o tanto de horas que deveria. Como várias vovós diziam que “uma boa noite de sono é muito melhor do que qualquer remédio”. Claro que isso não se aplica a qualquer tipo de doença, mas esse antigo conselho pode ajudar a evitar alguns males. Se você quer saber mais sobre o assunto é só continuar lendo esse artigo.

Você está infeliz

com seu corpo?

Logo do desafio 21

Temos um desafio incrível que vai te ajudar na conquista da mente necessária para ter o corpo dos seus sonhos.

O que pode não deixar você dormir

A privação de sono é um assunto sério e que merece ser tratado com atenção. Descubra agora alguns dos principais motivos que podem tirar o seu sono:

  • Preocupações financeiras;
  • Discussões com entes queridos;
  • Usar tecnologias pouco tempo antes de dormir;
  • Dormir com a televisão ligada;
  • Problemas no trabalho;
  • Ambiente muito claro;
  • Ambiente com muito barulho;
  • Alimentar-se com comidas muito gordurosas à noite.

Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo da Royal Philips, 72% da população brasileira sofre na hora de dormir por conta de doenças conectadas ao sono, tais como a insônia seguida de apneia. O estudo ainda mostra que usar celular e outras tecnologias como ritual do sono e questões financeiras estão entre as principais preocupações que atrapalham o momento de descanso noturno.

Além disso, é preciso considerar alguns fatores que podem ser causados pelo próprio indivíduo de propósito, tais como:

  • Preferência pela realização de atividades profissionais durante a noite e madrugada;
  • Escolha por assistir a séries ou filmes ou fazer leituras nesse período;
  • Sair com os amigos ou família mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte.

Você se identifica com alguma das situações que contamos aqui? Conte como foi nos comentários!

7 problemas que a falta de sono pode causar

Abaixo você vai conferir uma lista com os principais riscos que a privação de sono pode trazer para a saúde. Veja:

  1. Dificuldade em equilibrar a vida profissional e pessoal.
  2. Menos disposição para praticar exercícios físicos, cooperando para o sedentarismo.
  3. Crescimento do nível do estresse e alterações severas no humor.
  4. Aumento do risco de diversas doenças, como diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão. Isso pode acontecer, pois o sistema imunológico não consegue defender você de ameaças como deveria.
  5. Envelhecimento precoce, pois hormônios como a melatonina são produzidos durante o sono. Estes são responsáveis por deixar a pele mais “calma”.
  6. Alterações no metabolismo, podendo causar o aumento de peso.
  7. Dores no corpo causadas pela diminuição na secreção de substâncias, como a serotonina e a endorfina, relacionadas a respostas dolorosas.

Ok, mas como faço para ter uma boa noite de sono? A gente te conta abaixo!

7 dicas para ter uma boa noite de sono

Veja agora mesmo quais são as 7 principais recomendações para se ter uma boa noite de sono. Acompanhe:

  1. Estabeleça um horário máximo para dormir em dias úteis e aos fins de semana, assim seu metabolismo começa a se acostumar.
  2. Desenvolva um ritual para dormir que envolva atividades relaxantes que preparam você para se desconectar dos problemas e do mundo exterior, basicamente. Por exemplo, tomar um banho, vestir um pijama, beber uma xícara de chá de camomila, ler 5 páginas do seu livro de cabeceira, colocar o relógio para despertar e finalmente dormir.
  3. Crie um ambiente agradável para o sono, evitando a luminosidade e barulhos.
  4. Lembre-se de que o seu organismo precisa de tempo para digerir os alimentos, por isso evite comidas gordurosas à noite.
  5. Evite tomar bebidas com cafeína e álcool.
  6. Evite ligar a televisão ou usar o computador ou celular logo antes de dormir.
  7. Passaram-se 30 minutos e você ainda não conseguiu dormir? Levante e vá fazer uma atividade relaxante como ouvir uma música calma ou ler mais 5 páginas do seu livro de cabeceira.

Você tem mais algum conselho bacana para dormir com mais facilidade? Conte qual nos comentários!

Como o coaching pode ajudar

Sim, o coaching é um método tão eficiente que pode contribuir fortemente para o seu bem-estar. A formação em Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é muito interessante para que você consiga alcançar seus objetivos, tais como aumentar a sua qualidade de vida com uma rotina de sono saudável.

O curso do IBC é baseado na ciência chamada programação neurolinguística, que estuda como os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento, pilares do ser humano, podem se conectar para cumprir com uma meta. Essa teoria foi defendida pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder, que a desenvolveram nos anos 70, nos Estados Unidos.

Usando esse conhecimento como base para a construção de um conteúdo rico, a formação ensina mais do que simplesmente como estabelecer um objetivo, mostrando a você como criar um plano de ação factível para que você fique focado.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Além disso, você receber ensinamento mais profundos sobre a PNL; o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; o que é e como funciona a estrutura do pensamento; como refletir sobre uma determinada situação olhando por mais de um ângulo; quais são os canais representacionais; como administrar o tempo e a quantidade de tarefas com eficiência; como desenvolver a flexibilidade comportamental; e muitos outros temas que irão ajudar você a buscar bem-estar.

Como se isso não bastasse, você ainda amplia diversas competências que são muito úteis para outros campos da vida pessoal e para o lado profissional também. Imagine quanta vantagem investir no coaching para um determinado ponto do seu dia a dia e, aos poucos, perceber como as sessões impactam positivamente todos os âmbitos da sua vida. Isso é totalmente realidade, pois o coaching tem esse poder de transformação.

Que tal começar a investir na sua qualidade de vida e na sua carreira agora mesmo com o coaching? Navegue pelo site e converse com um dos nossos atendentes para tirar suas dúvidas. Além da PNL, o Instituto Brasileiro de Coaching tem outras formações superinteressantes para você conferir.

Depois de ler esse artigo, você vai começar a reconsiderar o tanto de horas que dorme? Lembre-se sempre de cuidar da sua saúde.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Créditos da Imagem: Por Kamil Macniak – ID da foto stock livre de direitos: 565177339

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63