Auto Honestidade – O caminho para autotransformação. Veja as vantagens

Auto honestidade Auto honestidade contribui para a autotransformação

 

Embora inicialmente possa parecer muito desafiador aumentar a dose de auto honestidade em sua vida, ressalto a grande relevância de ser o mais sincero possível com você mesmo. Desde muito cedo, as pessoas aprendem o quanto é importante serem honestas com aqueles que as rodeiam, mas não necessariamente sabem qual a importância de não mentir para si mesmas e reconhecer os seus pontos a serem melhorados.

O que é auto honestidade?

A honestidade é um dos quesitos mais valorizados em relações interpessoais, como de amor e amizade. Contudo, essa mesma importância não é atribuída para a relação baseada na sinceridade consigo mesmo. Por que as pessoas não se preocupam em serem honestas consigo mesmas como são com aqueles que as rodeiam?

Para quem não compreende bem como é possível não ser honesto consigo mesmo, vale explicar um pouco a situação. Toda vez que você decide abrir mão do seu ponto de vista para se adequar ao grupo está deixando de reconhecer os seus sentimentos e desejos. Ao permanecer em um relacionamento que não está sendo bem-sucedido, o indivíduo também está indo contra ele mesmo.

A auto honestidade permite à pessoa identificar suas questões mais intrínsecas, encontrando melhores respostas para encaminhar a sua vida para uma direção mais assertiva e que vá de encontro à sua felicidade. Pode ser complexo mudar de carreira, por um ponto final em um relacionamento, entre outras mudanças extremas, mas muitas vezes é bastante necessário.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A auto honestidade contribui para a autotransformação

Você olha para quem é nesse momento e não identifica os seus planos e desejos concretizados? Então, vale a pena começar a repensar de que maneira vem levando a sua vida e como pode fazer para se tornar mais honesto consigo mesmo. Cada microdecisão que você toma sem considerar quais são as suas vontades mais genuínas coloca em xeque a possibilidade de chegar ao final como uma pessoa realizada.

Alguém que não olha constantemente para seu interior para encontrar as respostas de como agir em diferentes situações, não está caminhando com as próprias pernas, está sendo conduzida. Deixar-se conduzir pode parecer confortável, mas em algum momento fará de você uma pessoa frustrada por não conquistar aquilo que mais deseja. É por esse motivo que auto honestidade é sinônimo de autotransformação, trata-se de uma maneira de transformar a si mesmo de maneira a ser aquilo que sempre quis ser.

Como adotar a auto honestidade em minha vida?

Uma pergunta bastante válida que muitos leitores devem estar se fazendo neste momento, afinal, ser sincero consigo mesmo nem sempre é fácil. A melhor maneira de começar a ter um diálogo interno mais franco consiste em repensar suas últimas grandes decisões, considerando o quanto elas foram tomadas pensando nos seus desejos e o quanto foram impulsionadas por outras pessoas.

Em seguida, faça uma lista dos seus pontos fortes e daqueles que precisa melhorar, seja o mais sincero possível. Se tiver dúvidas quanto a isso, repasse mentalmente quais são os principais elogios e críticas que as outras pessoas te fazem. Com essas duas listas prontas, comece a pensar em maneiras para potencializar os seus pontos positivos e neutralizar a ação dos seus pontos negativos.

A auto honestidade também tem muito a ver com saber reconhecer os seus sentimentos, ou seja, aceitar que em determinadas situações você não se sente confortável em seguir com a maioria e irá romper esse paradigma. Respeitar as suas emoções faz de você uma pessoa mais forte e preparada para enfrentar todos os desafios que te esperam.

Conheça 10 vantagens da auto honestidade

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de ser mais honesto consigo mesmo. Leia com atenção e leve essas dicas valiosas para a sua vida.

1 – Autoconhecimento

A partir do momento em que uma pessoa decide ser mais honesta com ela mesma, passa a ter seus olhos mais abertos para suas qualidades e pontos de melhoria. O autoconhecimento é uma consequência de prestar mais atenção a esses pontos. Sabendo mais sobre quem você é, se torna bem mais simples pensar em estratégias mais assertivas para se posicionar diante os mais variados cenários.

2 – Equilíbrio

A grande vantagem de seguir pelo caminho da auto honestidade é o equilíbrio obtido por meio do autoconhecimento. O indivíduo que se mantém honesto consigo mesmo consegue evitar o pessimismo extremo (que é paralisante em muitos casos) e o otimismo desmedido (que pode mascarar ameaças). O reconhecimento do que há de bom e de ruim permite se tornar alguém mais próspero.

3 – Responsabilização por suas atitudes

Ao iniciar o processo de auto honestidade, perceberá com muito mais clareza que precisa assumir a responsabilidade por suas próprias ações. Quando você perde a paciência com outra pessoa a responsabilidade é de quem? Se você respondeu que é do outro, saiba que não é bem assim, pois cada um precisa cuidar de seu próprio autocontrole.

Não importa o quanto a outra parte instigue maus sentimentos e ações, é preciso que demonstre que controla seus sentimentos, evitando desgastes. Em médio e longo prazo, perceberá que esse comportamento mais controlado fará muito bem a você.

4 – Mais valorização dos seus sentimentos

No dia a dia não é incomum que as pessoas passem por cima de seus próprios sentimentos, tentando se adequar ao que o mundo espera delas. A auto honestidade permite não só identificar os seus sentimentos, como dar mais valor e significado a eles. Conforme o indivíduo faz esse exercício de olhar para dentro de si com mais frequência, começa a entender por que certas situações o incomodam mais enquanto outras menos. Contribui para o autoconhecimento e para o desenvolvimento de maneiras de ser mais feliz.

5 – Reconhecimento dos seus limites

Grande parte das situações em que acontecem desgastes resulta do não-reconhecimento da existência de limites. Cada pessoa tem seus próprios limites, ou seja, aquele ponto do qual não dá para passar sem provocar um grande estrago a si mesma. Deixar de ser honesto consigo pode fazer com que esse limite não fique claro no cotidiano. Ao reconhecer suas limitações, fica mais simples impedir situações desagradáveis que, com o tempo, se tornam a base para a construção de obstáculos ao seu crescimento pessoal.

6 – Perdão a si mesmo

Uma parte importante da autotransformação consiste em perdoar a si mesmo por erros e deslizes cometidos ao longo da caminhada. Ninguém vai acertar em 100% do tempo e entender isso permite construir uma relação mais saudável com seu interior. Considere que quando alguém erra com você e pede perdão geralmente é perdoado, então, por que não faria o mesmo por si?

7 – Reconhecimento de suas vontades verdadeiras

Chamo de vontades verdadeiras aquelas que não são moldadas por terceiros, ou seja, que são genuinamente suas. Ao ter uma relação mais honesta com você é possível identificar quais desejos permanecem mesmo depois de ter sido realizada uma limpeza nas motivações alheias. A honestidade torna mais fácil entender quem você é e o que espera para que sua vida possa ser mais repleta de felicidade.

8 – Incentivo para ser quem você quer

Entender quais são suas vontades e quais são as ações tomadas simplesmente para se adequar a um grupo faz com que você se sinta ainda mais motivado para ser quem deseja ser. É uma atitude que permite se conectar com seu interior para encontrar as respostas para questões como “será que devo manter essa convicção?”, “será que esse é realmente o melhor caminho para mim?” ou “será que os outros continuarão gostando de mim se eu for assim?”.

A auto honestidade promove uma autotransformação na sua confiança, ou seja, faz com que você entenda que ser quem você é a coisa mais bonita e corajosa que pode fazer para encontrar a sua verdade felicidade.

9 – Autoavaliações mais sinceras

Quando uma pessoa aprende a ser mais honesta consigo mesma começa a fazer autoavaliações mais sinceras e com mais embasamento. Pode ser complicado reconhecer seus próprios erros, mas, se conseguir superar esse obstáculo, descobrirá que pode se tornar alguém muito mais forte e preparado para se dar bem diante de desafios grandiosos.

Muitas vezes, a dificuldade só existe porque não estamos prontos para olhar com sinceridade para nossos pontos a melhorar. Ao ver a si diante de um espelho cristalino você começa a pensar sobre como tem a capacidade necessária para realizar tudo o que antes parecia bem complicado.

10 – Conexão com seu interior

Por fim, não posso deixar de mencionar uma vantagem tão importante que é a de estabelecer uma conexão mais íntima com você mesmo. Essa é uma forma de olhar para dentro de si, encontrando desde os tópicos mais incríveis até aqueles que, em algum momento, te deram medo ou criaram inseguranças.

Conectar-se consigo mesmo funciona como virar a chave de um interruptor, acedendo todo o conteúdo de uma sala escura. A luz irá iluminar o que há de bom e o que precisa de uma ajudinha para melhorar, mas manterá tudo às claras, algo imprescindível para a sua felicidade.

Gostou de saber mais sobre auto honestidade e como usá-la em seu caminho de autotransformação? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Copyright: 1125433274 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010