Autoconfiança para Grandes Realizações

mulher apontando os polegares para si mesma

Conheça os 5 principais comportamentos das pessoas confiantes!

“Tente mover o mundo. Primeiro passo: Mover a si mesmo”. Essa citação de Platão mostra a importância da autoconfiança para grandes realizações. Afinal, é dentro de nós que tudo o que construímos nasce, a partir da crença de que somos capazes.

Se você tem encontrado dificuldades para acreditar em si mesmo e no seu potencial ou mesmo se confia em si, mas sabe que pode melhorar ainda mais, este texto é para você. Siga a leitura para saber mais sobre a importância da autoconfiança e conferir dicas de como fortalecê-la para ir além!

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Importância da autoconfiança para grandes realizações

Assumir o controle da própria vida é um desejo inerente do indivíduo, afinal, todos nós possuímos metas, objetivos e sonhos a serem alcançados. No decorrer do tempo, somos desafiados constantemente, seja com o surgimento de uma nova oportunidade ou para enfrentar uma dificuldade. Em ambas as situações, nosso nível de autoconfiança é colocado em xeque e, por vezes, duvidamos de nossa própria capacidade de gerar mudanças.

Todos os movimentos que acontecem em nossa vida são resultado de nossas decisões e atitudes, advindos da nossa forma de enxergar o mundo. Visão essa totalmente moldada pela maneira que olhamos para nosso próprio EU. 

Basicamente, o que você vê dentro de si reflete no que está fora, porque a realidade é apenas uma interpretação particular, influenciada a partir das diversas experiências vivenciadas pelo indivíduo. Fica evidente a importância de se atentar à qualidade de seus pensamentos para conduzir as diferentes situações de maneira favorável ao seu crescimento pessoal e profissional.

Nesse sentido, a principal competência emocional para o alcance do sucesso em todas as áreas da vida é a autoconfiança. Uma pessoa autoconfiante é tranquila, serena, mantém-se em equilíbrio mesmo sob pressão e possui forte senso de convicção sobre sua capacidade de realização.

5 Dicas poderosas para fortalecer sua autoconfiança

Confira abaixo dicas de comportamentos típicos das pessoas autoconfiantes. Lembrando que irá desenvolvê-los e aperfeiçoá-los ao longo do tempo. Afinal, toda mudança sustentável ocorre gradativamente e não de maneira instantânea.

1. Crenças positivas

O pensamento positivo é um dos principais ativos para estimular e fortalecer a autoconfiança. Todos passamos por momentos difíceis, mas o que diferencia as pessoas que conseguem seguir adiante e permanecem focadas em seu objetivo é a atitude positiva de enxergar as oportunidades de aprendizado e evolução a cada obstáculo.

É preciso ter a convicção de que realmente é capaz de se tornar quem deseja ser. Essa será a semente da sua motivação para se dedicar aos seus objetivos, ousar e ir além. Vale mencionar que alimentar crenças positivas não é sinônimo de fuga da realidade e sim de valorizar as coisas boas e as oportunidades da vida.

2. Autoconhecimento

As pessoas autoconfiantes se conhecem verdadeiramente, pois compreendem conscientemente quais são suas fortalezas e fraquezas. A partir do próprio mapeamento comportamental, elas sabem como desfrutar plenamente de suas habilidades e competências.

O autoconhecimento é a chave para despertar a melhor versão de si mesmo. Quando você se conhece e se compreende, consegue usar suas aptidões e habilidades a seu favor, realizando suas atividades com alto desempenho e performance.

3. Preparação

A autoconfiança de nada vale se não houver competência, além de inteligência emocional é preciso conhecimento. É por isso que se preparar para as funções que irá desempenhar é fundamental. Qualquer pessoa se sente mais confiante quando sabe que está preparada para enfrentar aquele desafio.

Se você quer ser um excelente líder, por exemplo, faça treinamentos de liderança, faça cursos que irão te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias. Além da condição técnica, a preparação também está relacionada ao planejamento e à organização.

4. Atitude e iniciativa

O que importa não é o quanto de conhecimento você tem, mas o que faz com ele. As mudanças só podem acontecer se houver ação, atitude e iniciativa. Para isso é preciso deixar a procrastinação de lado, encarar os desafios com coragem e se superar todos os dias. Ação é um dos fortes hábitos das pessoas autoconfiantes.

Se tem um histórico de passividade, saiba que não precisa continuar assim. Você pode, a partir de agora, selar um compromisso consigo mesmo de agir em vez de esperar que as coisas aconteçam. Por mais que pareça desafiador no início, conforme for reconhecendo sua força irá fortalecer sua autoconfiança.

5. Honrar e respeitar a própria singularidade

Não conseguiremos desenvolver todas as características que determinam ser importantes, pois cada indivíduo possui sua singularidade, cada pessoa é boa em algo mas não em tudo. As pessoas são autoconfiantes quando possuem segurança no que estão fazendo, por isso a importância de se conhecer para que possa fazer escolhas adequadas aos seus talentos.

Os autoconfiantes não possuem o hábito de ficar se comparando a outras pessoas, pois compreendem que cada ser é único. Você não é melhor, nem pior que ninguém, é apenas singular! Seu maior diferencial é ser você, por isso lembre-se sempre de se orgulhar de quem é, da trajetória que construiu e do que irá fazer daqui para frente.

Frases para fortalecer a autoconfiança

Depois de saber mais sobre a importância da autoconfiança para grandes realizações e conferir dicas de como fortalecer a sua, fique com algumas frases para refletir e se motivar.

  1. “A autoconfiança é um super poder! Depois que você começar a acreditar em si mesmo, verá a mágica acontecer.”
  2. “O medo de tentar é mais nocivo para os sonhos do que o próprio fracasso”.
  3. “Apenas acredite em si mesmo. Se não conseguir inicialmente, finja que sim e então essa irá se tornar a sua realidade”.
  4. “Lembre-se de que você se critica há anos e, provavelmente, concluiu que isso não funcionou. Então, experimente se aceitar e veja o que irá acontecer”.
  5. “A cada vez que enfrentamos nossos medos e inseguranças, nos tornamos mais fortes para fazer isso de forma progressivamente melhor”.
  6. “Se ouvir uma voz dentro de você dizer que não pode fazer algo, vá e faça. Essa é a melhor forma de silenciá-la”.
  7. “Daqui dez ou vinte anos você ficará mais desapontado com as coisas que não fez do que com as que fez. Lembre-se disso e não deixe que o medo te impeça de ir além”.

Este conteúdo te inspirou e te ajudou de alguma maneira? Deixe seu comentário abaixo e passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63