Como acabar com o mau humor?

Algumas simples mudanças em seus hábitos podem ajudar a espantar o mau humor para longe de você.

Existe uma frase bastante interessante que diz que nem todos os dias são bons, mas que há algo bom em cada dia. Realmente, nem sempre acordamos dispostos e felizes, mesmo que tenhamos motivos para agradecer, e isso é natural. Às vezes, é por conta de uma preocupação, um problema de saúde ou mesmo cansaço. Entretanto, quando o mau humor se torna frequente é importante buscar entender a razão para se sentir assim, para evitar que isso se transforme em um transtorno maior.

De onde vem o mau humor?

O mau humor pode surgir por conta de diversos tipos de situações diferentes. Quando você almoça com uma hora de atraso, é mal atendido por uma empresa ou precisa acordar cedo depois de ter dormido tarde pode se sentir mal humorado. Os gatilhos do mau humor geralmente variam de acordo com cada pessoa e do nível de estresse em suas vidas.

A grande dúvida é: o que acontece no nosso corpo quando nos sentimos mal humorados? Alguns especialistas acreditam que o mau humor seja resultado de um esgotamento do ego. Situações consideradas desagradáveis, como as citadas anteriormente, exigem um grande esforço do cérebro, o que pode resultar em irritação.

Cada indivíduo tem seus próprios limites a respeito do que considera aceitável ou não. Assim, quando esses limites são ultrapassados, quando você é mal tratado por uma empresa ou leva uma fechada no trânsito, por exemplo, o resultado vem na forma de estresse. O corpo responde com um aumento da pressão sanguínea, interrupção da digestão e elevação dos batimentos cardíacos.

A boa notícia é que superar o mau humor é simples, através de algumas mudanças no estilo de vida é possível alcançar melhorias significativas no estado de espírito. Os benefícios disso vêm na forma de mais disposição, menos atritos, melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais, além da adoção de uma mentalidade positiva.

15 Dicas para acabar com o mau humor e levar a vida de forma leve

Pessoas bem humoradas são consideradas ótimas companhias, se dão melhor na carreira profissional e, mais importante, se sentem mais felizes consigo mesmas. Veja, a seguir, 15 atitudes para acabar com o mau humor e levar a vida com mais leveza.

1 – Se o mau humor vier, aceite-o

A primeira dica para acabar com o mau humor é aceitá-lo. Isso mesmo! Se, para você, parece estranho aceitar algo do qual deseja de livrar, é importante que entenda que quando se trata de sentimentos e emoções, rejeitá-los apenas faz com que se tornem mais fortes. Dessa maneira, em vez de negar, aceite que, sim, está mal humorado. Procure, também, saber o motivo, isso te ajudará a se afastar do que lhe faz mal e evitar que aquilo se repita.

2 – Alimente-se bem

Muitas vezes, o mau humor de uma pessoa vem da fome. Lembra dos limites que citamos anteriormente? A fome é um deles, porque leva o cérebro a se esforçar mais do que o normal, realizando atividades ao mesmo tempo em que lida com a sensação de vazio no estômago. Então, para evitar que isso impacte em todo o seu dia, comece a manter uma rotina organizada de refeições, além de, claro, optar por alimentos saudáveis.

3 – Pratique atividades físicas

As atividades físicas são uma ótima opção para quem está se sentindo mal humorado. Se você está irritado com algo, vá se movimentar! Quando o corpo se exercita, o cérebro libera substâncias ligadas ao bem-estar, que ajudam a relaxar e controlar a irritação. Contudo, evite se exercitar apenas quando estiver irritado, faça isso com frequência e obtenha benefícios prolongados.

4 – Ouça música

A música é capaz de fazer o nosso cérebro liberar dopamina, que é um hormônio ligado à sensação de bem-estar. Sendo assim, crie uma playlist com as suas canções preferidas, aquelas que mais te transmitem alegria. Quando se sentir mal humorado, coloque-as para tocar. Se tiver em casa, dance, se permita, curta o momento. Em alguns minutos já perceberá melhoras em seu estado de espírito.

5 – Crie listas de gratidão

Quando o cérebro humano atua de modo automático, acaba por dar maior destaque para as memórias e experiências negativas do que para as positivas. Uma forma simples e eficaz de mudar isso é adotando o hábito de escrever todos os dias três motivos pelos quais se sentiu grato nas últimas 24 horas. Aos poucos, sua mente aprenderá a valorizar as coisas boas, o que ajudará ativamente a reduzir o mau humor.

6 – Tome sol diariamente

O sol pode ser um poderoso aliado no combate ao mau humor, porque estimula a ação de neurotransmissores ligados ao bem-estar, como endorfina, serotonina, dopamina e noradrenalina. Em vez de deixar as janelas e cortinas fechadas, deixe a luz do sol entrar. Além disso, sempre que puder, fique ao ar livre por alguns minutos, recebendo todos os benefícios que os raios solares podem oferecer.

7 – Descanse e durma bem

Cansaço e mau humor andam juntos, uma pessoa que está esgotada física e emocionalmente tende a se irritar com bastante facilidade. Então, para evitar se sentir mal humorado por esse motivo, procure sempre descansar e dormir o suficiente. Muitas vezes, é mais inteligente fazer uma pausa para relaxar durante a realização de uma atividade do que insistir em trabalhar por horas a fio, comprometendo a qualidade do que está fazendo.

8 – Evite a companhia de pessoas negativas

Além de fatores pessoais, o mau humor pode vir da influência de pessoas negativas, que estão irritadas durante a maior parte do tempo. Comece a perceber o comportamento daqueles com os quais mais convive e identifique se tem alguém que fortalece essa negatividade em sua vida. Se houver, evite a companhia delas, prefira ter ao seu lado gente positiva, otimista e que te incentiva a ser assim também.

9 – Cerque-se de pessoas bem humoradas

Falando em pessoas positivas, quanto mais estiver cercado por elas, maiores são as chances de que o mau humor se torne algo raro em sua vida. Elas sabem ver as coisas com leveza, riem de si mesmas, escolhem ser felizes em vez de querer ter sempre razão apenas para mostrar que estão certas.

10 – Tenha um animal de estimação

Especialistas concordam que animais de estimação são capazes de trazer benefícios para o modo com o qual as pessoas se sentem. Um bichinho, como um cachorro ou gato, te ensinará a enxergar as coisas de forma mais leve, além de proporcionar momentos de diversão. Apenas é preciso se lembrar que se trata de um ser vivo que precisa de cuidados, então, apenas adote se puder cuidar dele.

11 – Relembre momentos felizes

As lembranças de experiências felizes do passado são capazes de fazer com que se sinta bem hoje. Dessa maneira, quando começar a se sentir desanimado, lembre-se de algum momento especial que viveu, pode ser tanto algo recente quanto mais antigo. Afinal, o importante não é a data e sim o sentimento envolvido naquela memória.

12 – Viva o presente

Uma forma de combater o mau humor ligado a um acontecimento, como um atrito com alguém, um mau atendimento ou qualquer outra coisa é vivendo o presente. Se já está à noite e a situação ruim aconteceu pela manhã, você não precisa ficar remoendo aquilo. Concentre-se no que estiver vivendo e esses pensamentos intrusivos irão desaparecer naturalmente.

13 – Medite

A meditação é uma prática bastante poderosa, especialmente quando se trata de controlar e prevenir o mau humor. Você pode tanto praticar da forma tradicional, sentando-se na posição de lótus, ou através do mindfulness, que é a realização de uma atividade em atenção plena, como um banho relaxante, jardinagem ou outro tipo de trabalho manual.

14 – Ria

Sabe quando você está chateado com alguma coisa, de repente vê algo engraçado e começa a rir? A chateação parece menor porque realmente passa a dar menos importância a ela. Por isso, combata o mal humor através do riso, seja olhando para a situação de forma bem humorada e rindo de si mesmo ou assistindo a um vídeo divertido na internet, por exemplo.

15 – Escolha ser positivo

Por último, faça o compromisso consigo mesmo de escolher ser positivo e enxergar sempre o lado bom das coisas, mesmo quando elas se mostrarem desafiadoras. Afinal, sempre há algo a ser valorizado e apreciado, basta saber enxergar.

Vale lembrar que, ainda assim, terá dias em que se sentirá desanimado e mau humorado, simplesmente porque isso é natural e faz parte do comportamento humano. Pessoas positivas também têm pensamentos negativos, entretanto, elas não permitem que eles as controlem. Essa mudança de mindset fará com que os momentos bons ultrapasse os ruins, porque o seu cérebro estará treinado para dar maior ênfase ao que é positivo.

Quanto melhor for o seu humor, mais pessoas e situações positivas irá atrair para a sua vida, iniciando um poderoso ciclo de abundância.

Se este conteúdo fez sentido para você e te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando com os seus amigos e em suas redes sociais!

Imagem: ArtFamily / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010