Como se comportar em reuniões de trabalho

Reuniões de Trabalho Dicas de como se comportar em reuniões de trabalho

Participar de reuniões, além de uma atividade comum no ambiente de trabalho, é fundamental para aqueles que desejam crescer profissionalmente. Mas nem sempre é fácil mostrar todo o nosso potencial quando estamos frente a frente de colegas, chefes e supervisores.

Em alguns momentos, é normal nos sentirmos inibidos, com receio de fazer ou falar algo inadequado e que no final das contas não vá agregar tanto valor ao que está sendo discutido. 

Entretanto, se nos deixamos dominar pelo medo, podemos acabar perdendo a oportunidade de sermos notados por nossos colegas e superiores, de contribuirmos com algo positivo para a empresa e também de crescermos em nossa carreira, efetivamente e na prática. 

Assim, hoje vou compartilhar dicas essenciais, para que você aprenda como deve se comportar em uma reunião de trabalho e, com isso, alcançar resultados extraordinários, no âmbito pessoal, profissional e empresarial. 

Acompanhe-me e confira!

Dicas de comportamento em reuniões de trabalho

Muitas vezes a insegurança e o medo de falar besteira nos impedem de colocar todas as ideias em pauta e aumentar nossa credibilidade com a equipe e superiores. Para te ajudar a ter uma desenvoltura de excelência, selecionei dicas poderosas:

Prepare-se

Antes da reunião, prepare todo o material que irá abordar, anote em tópicos o que pretende falar e confirme tudo. Verifique também se os recursos que você pretende utilizar estarão disponíveis e teste antes da apresentação para evitar surpresas desagradáveis.

A etapa da preparação é de extrema importância, pois afasta qualquer medo ou insegurança, já que você saberá exatamente o que vai acontecer, o que vai dizer, como vai se comportar durante todo o momento em que estiver participando da reunião.

Cuidado com a aparência

Independentemente do seu cargo, escolher a roupa certa e se portar de maneira adequada é fundamental. Na hora de escolher o traje, o bom senso deve ser o seu maior aliado. Opte por roupas que demonstrem credibilidade e evite chamar atenção.

Isso quer dizer que você deve estar, de preferência, com a barba sempre bem aparada, utilizar maquiagens leves, evitar transparências e perfumes muito fortes, entre outros cuidados, que vão demonstrar que você tem um comportamento verdadeiramente profissional, algo que, com o passar do tempo, vai te levar cada vez mais longe em sua carreira. 

Demonstre confiança

Ao chegar à reunião, cumprimente a todos com alegria e entusiasmo, se estiver nervoso ou inseguro, procure não demonstrar e aja com confiança e naturalidade. Olhe sempre nos olhos dos participantes, isso lhe dará credibilidade e mostrará aos participantes que você sabe exatamente o seu papel naquele ambiente.

Faça anotações

Crie o hábito de anotar todas as informações passadas durante a reunião, para certificar-se de que não irá esquecer de nada, isso demonstra que você está atento e interessado em ouvir o que os outros estão falando. Algumas reuniões costumam ser bem longas e pode acontecer de você esquecer parte do que foi dito, isso pode gerar problemas depois.

Sendo assim, o melhor a se fazer é sempre resguardar-se de todas as maneiras possíveis, para evitar que problemas surjam no futuro. 

Responda aos questionamentos

Quando solicitado, responda a todos os questionamentos e esclareça as possíveis dúvidas. Se não souber a resposta de algo, não fique com medo ou demonstre insegurança. Seja sincero, dizendo que não tem a resposta naquele momento, mas que se empenhará em buscar a informação correta e repassá-la logo em seguida.

Cuidado com o que fala

Procure falar somente o necessário e apropriado para o momento. Evite o que desconhece e não tem fundamento ou que simplesmente não se encaixa no contexto do que está sendo abordado na reunião.

Emita sua opinião quando for solicitada ou quando sentir que poderá colaborar positivamente com informações que outros colegas não sabem.

Evite brincadeiras

Isso não quer dizer que você não possa brincar. Brincadeiras saudáveis, feitas com o intuito de descontrair o ambiente, principalmente se o assunto a ser tratado durante a reunião for tiver um tom mais sério, são sempre bem-vindas. 

Entretanto, é preciso sempre se policiar nesse quesito, uma vez que brincadeiras podem ser interpretadas de diferentes formas, ou seja, para uma pessoa pode ser algo tranquilo, quando para outra pode ser ofensivo. Sendo assim, sempre pense antes de brincar e reflita se aquilo pode causar algum desconforto. Se você ficar na dúvida se vai ou não deixar o ambiente mais pesado, é melhor não fazer. 

Cuidado com as críticas desnecessárias

Existem casos de colaboradores que aproveitam as reuniões, principalmente se estiverem na presença de colegas e de gestores, para fazerem críticas de maneira incorreta, ou seja, apontam erros e problemas organizacionais, que devem ser tratados, preferencialmente, em particular com seus superiores. 

Não estou aqui querendo dizer que nas reuniões não há espaço para criticar. Porém, é necessário saber fazer tais críticas, sempre sugerindo soluções para os pontos de melhoria apontados, para que assim todos tenham a oportunidade corrigir suas falhas,  melhorar e crescer. 

É preciso tomar cuidado, pois se você simplesmente adotar a postura daquele que só sabe apontar o dedo para os culpados, sem trazer soluções eficientes para os problemas, você pode começar a criar uma imagem indesejada de si mesmo em meio a seus colegas e também a seus superiores, prejudicando, dessa forma, a sua carreira no futuro. 

Faça Coaching e torne-se um profissional de sucesso!

Além das dicas que compartilhei com você até aqui, um outra dica que considero de extrema importância, para que você se transforme no profissional de sucesso que sempre quis ser, é participar de uma formação em Coaching. 

Estou falando da maior e mais completa formação em Coaching do país, o Professional & Self Coaching – PSC, que vai potencializar ainda mais suas habilidades e competências, te ajudando a se portar cada vez melhor, não só nas reuniões que participar, mas no ambiente de trabalho como um todo, contribuindo, assim, para que você alcance resultados extraordinários em sua trajetória e tenha, finalmente, uma carreira de sucesso. 

Ao longo de todo o curso, você terá acesso a conhecimentos, técnicas e ferramentas verdadeiramente poderosas, que vão te ajudar a ter uma desenvoltura ainda melhor em seu trabalho, colaborando, com todo o seu talento, para que a empresa da qual você faz parte, alcance suas metas e objetivos, o que vai fazer com que você seja um dos profissionais mais reconhecidos, valorizados e disputados do mercado. 


O que você está esperando para dar um novo rumo à sua carreira?

Agora me conte, Ser de Luz: o que você achou deste artigo? Gostou das dicas que compartilhei? Há algo que você considere importante acrescentar? Deixe o seu comentário, falando sobre o assunto, e lembre-se de compartilhar com seus amigos este conteúdo, para que eles também transformem-se em profissionais de sucesso!

Aproveite as dicas e boa reunião!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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