Comportamentos inadequados no ambiente de trabalho podem atrapalhar sua carreira

Quem nunca se sentiu incomodado com aquele colega de trabalho não aceita a ideia de ninguém a não ser a dele? Ou quando alguém conta fofocas sobre o departamento ou a empresa?

mulheres discutindo no trabalho

O ambiente corporativo requer uma postura adequada, pois estamos constantemente em contato com outros profissionais, e o convívio é inevitável. Comportamentos inadequados não apenas incomodam, mas também podem colocar o seu emprego em risco.

Um colaborador que não convive harmoniosamente com os colegas e está sempre causando intrigas, inevitavelmente chama a atenção da diretoria por conta de seu comportamento inadequado. Uma excelente postura no trabalho, por sua vez, é vista como um diferencial do profissional, já que a boa convivência no ambiente corporativo torna a rotina mais alegre e levam ao aumento da produtividade.

Entre os comportamentos que devemos evitar, vale destacar:

Falta de pontualidade: chegue sempre no horário determinado. A falta de compromisso com o horário pode mostrar incapacidade de se adaptar às demais regras da empresa;

Impor pensamentos e ideias: saiba expor seu ponto de vista, mas não tente forçar ninguém a aceitá-lo. Cada um tem o direito de ter a sua própria opinião e de expressá-la. Sendo assim, respeite o ponto de vista dos outros membros da equipe;

Linguagem inapropriada: evite falar palavrões e gírias demais no ambiente corporativo. Opte por uma linguagem que comunique com eficácia e educação o que você deseja;

Desorganização: Organize sua mesa, suas pastas e o que mais for de sua responsabilidade. A organização demonstra comprometimento com você e com as pessoas envolvidas em seu trabalho;

Perder muito tempo em redes sociais: Aqueles cinco minutinhos no Facebook facilmente se transformam em 20, e sua produtividade desaba. Evite procrastinar em atividades não produtivas, como acessar o tempo todo as redes sociais e conversar assuntos que não são pertinentes ao trabalho em bate-papos;

Críticas em público: Fazer críticas em público pode ser constrangedor. Procure o colega em particular e mostre seu ponto de vista;

Descuidar do vestuário: Roupas curtas, transparentes e estampas inadequadas devem ser evitadas. Evite roupas inadequadas para o ambiente de trabalho, que chamem muito a atenção e respeite o local de convivência com outras pessoas;

Tratar sempre de assuntos pessoais: Tratar de um assunto pessoal e urgente pode não atrapalhar o trabalho, mas essa atitude pode gerar muitos transtornos quando constante.  Procure, então, não deixar que problemas pessoais atrapalhem seu rendimento;

Fuja de fofocas: Conversas paralelas não são construtivas e podem magoar outros profissionais. Não seja o fofoqueiro de sua empresa.

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Foto: © Depositphotos.com / Jeanette.Dietl

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