Entenda a diferença entre Sabedoria e Inteligência

livros

Conheça a diferença entre sabedoria e inteligência.

Você sabe responder prontamente qual é a diferença entre sabedoria e inteligência? Para aqueles que não têm uma resposta pronta, devemos dizer que quase ninguém se atenta para essa distinção. Apesar de não ser uma diferença sutil, não é facilmente detectada sem alguma reflexão a respeito. 

No artigo a seguir iremos te guiar nessa reflexão para que você tenha uma compreensão mais ampla dessa diferença. Já começamos afirmando que sabedoria e inteligência são conceitos bem diferentes e que entender isso é decisivo para ser bem-sucedido na vida. Vamos começar nossa jornada?

[php_everywhere instance=”2″]

Sabedoria e Inteligência: dois conceitos bem diferentes

Como mencionamos no começo do artigo, sabedoria e inteligência são duas coisas bem diferentes. No entanto, mesmo com essa diferença, muitas pessoas costumam confundir os dois conceitos. Para que possamos compreender verdadeiramente qual é essa diferença, vamos conceituar inteligência e sabedoria a seguir.

O que é inteligência?

Em linhas gerais, a inteligência é a habilidade de manejar conhecimentos e aplicá-los. Por exemplo, um indivíduo que se dedica aos estudos 15 horas por dia tende a se tornar inteligente. Se, ao longo dessa jornada, não houver perda de atenção, certamente ele aprenderá significativamente a respeito de um ou mais temas.

A partir desse exemplo fica claro que uma pessoa pode se tornar inteligente, desde que se esforce para isso. No entanto, uma rotina árdua de estudos não é o suficiente para fazer de alguém sábio. 

O que é sabedoria?

A sabedoria pode ser definida como uma virtude que está cada vez mais difícil de encontrar atualmente. Vivemos em uma sociedade em que as crianças são direcionadas para aprender vários idiomas, equações matemáticas, física, química, entre outros conhecimentos. O objetivo desse foco em rotinas, por vezes extenuantes de estudo, é fazer de cada uma a número um em algo.

Essa formatação nos permitiu ampliar consideravelmente a capacidade de retenção, interpretação e aplicação de informações. A partir desses conhecimentos se tornou possível projetar um mundo confortável ao nosso redor com carros, aviões, internet, entre outros. Em contrapartida, esses conhecimentos também permitiram ao ser humano desenvolver bombas, entre outras armas de destruição em massa.

Essa exposição de ideias nos ajuda a entender que a sabedoria não está relacionada à quantidade de conhecimentos técnicos que uma pessoa possui. O sábio é aquele que consegue empregar os seus conhecimentos para conquistar os melhores resultados para si e para aqueles à sua volta. De que adianta usar seus conhecimentos para confeccionar uma bomba que pode destruir tudo aquilo que nos rodeia?

Sabedoria: experiência + inteligência

A sabedoria não surge quando as ideias estão encarceradas. O indivíduo que age com sabedoria é aquele que está atento, que consegue aprender com as situações, sejam elas boas ou ruins. No entanto, não pode ser entendida meramente como um sinônimo de experiência, de vivência de uma série de problemas.

Viver acontecimentos não faz de ninguém mais sábio, o que realmente gera sabedoria é conseguir aprender com aquilo pelo que se passa. A sabedoria pode ser definida como a soma entre experiência e inteligência. Com a inteligência a pessoa sábia consegue interpretar e estudar as experiências que vivencia para produzir resultados diferentes no futuro.

A sabedoria é, ainda, uma aliada da humildade, pois somente admitindo seus erros é possível entender que eles não necessariamente representam apenas algo ruim. Ao se deparar com um resultado negativo sempre é possível observar quais foram as ações que levaram a essa resposta.

Já em uma situação de conquista de vitória o indivíduo sábio não se vangloria, pois sabe que cada dia traz algo diferente. O sucesso de hoje pode ser a dificuldade de amanhã. 

Por que sobre inteligência e falta sabedoria?

A sociedade atual é extremamente inteligente, afinal conseguiu desenvolver uma série de soluções tecnológicas impensadas até pouco tempo atrás. No entanto, a falta de sabedoria tem levado esse desenvolvimento para um lugar ruim e pouco evoluído. A falta de maturidade emocional e de interpretação das experiências tem levado o ser humano a se atacar quando deveria estar buscando a união.

Lembra que questionamos o quanto é válido saber manejar uma tecnologia para desenvolver bombas e armas? Novamente trazemos essa questão à pauta. Para que desenvolver o mundo se estamos buscando nos destruir mutuamente? Essa é a melhor forma de usar o conhecimento que estamos retendo ao longo do tempo? 

Para quem está pensando que essa reflexão não cabe para si pela sua abrangência, propomos outra. De que adianta se tornar uma pessoa rica e influente se há cada vez menos tempo para usufruir desses bens? E de que adianta buscar arduamente por essa riqueza se o tempo em que ela poderia ser aproveitada está se esvaindo? 

A conclusão a que podemos chegar é a de que a sociedade atual é bastante inteligente, mas bem pouco sábia. A falta de sabedoria está em não saber como usar da melhor forma possível todo esse conhecimento que possui. O conhecimento deveria estar sendo utilizado para desenvolver a qualidade de vida e não para destruir outras pessoas e o planeta.

Por que ser sábio é tão importante?

A sabedoria é uma das virtudes mais relevantes para o ser humano e uma das que menos se trabalha para desenvolver. Ser inteligente é muito bom, porém, não vale grande coisa se não existe sabedoria para empregar essa inteligência para coisas positivas. Se a sociedade atual agisse com mais sabedoria, poderia inclusive potencializar o conhecimento que possui.

Aquele que é sábio reconhece o que o outro tem a oferecer e se une a ele para criar algo ainda melhor do que faria sozinho. Então, ao invés de atacar povos vizinhos, o homem deveria buscar o diálogo com o objetivo de melhorar as suas condições de vida. Haveria certamente menos desigualdade e menos pessoas enfrentando dificuldades.

Sabedoria é um sinônimo de humildade e uso prático da inteligência para melhorar a própria vida e a vida do semelhante. Você tem buscado potencializar a sua sabedoria? Quantas vezes tem olhado para o outro como um possível aliado? Tentar colocar a sabedoria em prática no dia a dia contribui para o desenvolvimento de todos.

Gostou de conhecer a diferença entre sabedoria e inteligência? Deixe sua opinião no espaço para comentários abaixo.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010