Entenda a importância da Diversidade Cognitiva para as empresas

Equipe

Confira os benefícios da Diversidade Cognitiva para as empresas.

A diversidade cognitiva é fundamental para se estabelecer um ambiente corporativo em que opiniões diferentes são valorizadas. Quando se tem pontos de vista distintos é possível construir novas ideias e encontrar oportunidades relevantes para mudar o rumo dos negócios. 

Nos últimos anos, muito se tem falado a respeito da importância da equidade de gênero, raça e orientação sexual nos quadros de colaboradores. A diversidade cognitiva surge como uma forma de ampliar esse debate. Companhias que optam por ser mais plurais tendem a resolver seus problemas com mais facilidade, uma vez que têm uma visão mais inovadora.

É importante destacar que a diversidade cognitiva é um pouco distinta da ideia de pessoas diferentes baseadas em questões como idade, sexo, faixa etária, entre outros.

Geralmente, durante os processos seletivos, o setor de Recursos Humanos busca por indivíduos com um perfil alinhado com os anseios do gestor. No entanto, nem sempre isso promove uma pluralidade cognitiva. Continue lendo para entender melhor o conceito e qual é a sua importância para as empresas. 

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Afinal, o que é Diversidade Cognitiva?

Em linhas gerais, a diversidade cognitiva diz respeito a uma pluralidade de competências, personalidades, estilos e perspectivas. Geralmente, essa diferenciação se relaciona às origens das pessoas, o que permite que elas pensem de maneira distinta sobre uma ampla gama de temas. 

A diversidade cognitiva significa apostar na combinação de várias pessoas muito distintas entre si. Misturar esses elementos é essencial para ter uma cultura organizacional que se baseie no diálogo e na diferença de maneira a agregar as diferenças.

A pluralidade no ambiente organizacional é valiosa para o bom andamento do empreendimento. E saiba que os benefícios não param por aí, confira a seguir a importância de seguir por esse caminho.

Diversidade Cognitiva: qual é a sua importância para as empresas?

A junção de indivíduos com diferentes pontos de vista contribui para encontrar soluções mais pertinentes. Em um ambiente com diversidade cognitiva cada um contribui com suas particularidades, de maneira a estabelecer um processo constante de troca.

O intercâmbio de experiências leva ao amadurecimento da companhia. Em um ambiente em que todos pensam igual não há evolução. Inovar depende do estado constante de provocação para chegar a novas ideias. 

O clima inovador somente irá surgir se houver o favorecimento da cultura do feedback e a tolerância às diferenças. Para que o ambiente se torne propício à produtividade, é fundamental que a companhia impeça que surjam polarizações. As ideias divergentes não podem ser vistas como excludentes, elas devem ser entendidas como complementares. 

Empreendimentos que não têm uma via de debate e conversa franca acabam ficando engessados no seu método de ação e pensamento. Dessa forma, há a impossibilidade de que surjam novas ideias e oportunidades para o negócio. Inclusive, é possível relacionar a diversidade cognitiva com responsabilidade social. Afinal, a forma como pensamos está diretamente ligada ao ambiente em que crescemos. 

Logo, ao adotar uma política de diversidade cognitiva se está abrindo espaço para pessoas de diferentes classes sociais nos quadros de colaboradores. E claro que não podemos deixar de mencionar que apostar nessa maior abrangência cognitiva contribui para alinhar a empresa às exigências das novas gerações como os millennials

Benefícios da Diversidade Cognitiva para as empresas

A seguir você poderá conhecer com mais detalhes os principais benefícios da diversidade cognitiva. 

1. Foca na inovação

Quando há diversidade cognitiva é possível trabalhar com diferentes pontos de vista. O trabalho tende a fluir com mais inovação já que cada indivíduo tem algo diferente com que contribuir. 

2. Maior engajamento dos colaboradores

Estar em um ambiente diverso contribui para aumentar o engajamento e colaboração entre os colegas por favorecer os anseios das novas gerações. Quem está entrando no mercado de trabalho agora valoriza poder trocar experiências sem uma barreira criada pela hierarquia. Quando as diferenças são entendidas como algo positivo se torna mais simples fazer trocas mais produtivas. 

3. Motivação para mudar

Uma das definições de insanidade corporativa é a de preservar um padrão e esperar um resultado distinto. Logo, se você deseja alcançar resultados diferentes precisa mudar a forma como realiza os processos. A convivência com pessoas cognitivamente diferentes permite encontrar mais facilmente novos caminhos. 

A partir da observação dos processos alheios é possível reinventar a própria forma de trabalhar. Fica mais simples encontrar novas perspectivas para melhorar seu próprio processo. 

4. Redução do turnover 

A valorização da opinião dos funcionários é fundamental para que os profissionais se sintam valorizados pela empresa. Poder falar abertamente sobre as suas opiniões é fundamental para sentir que seu trabalho está sendo valorizado. Quando se está em um ambiente com maior diversidade cognitiva esse cenário se torna uma realidade.

Com o passar do tempo, será possível identificar a substancial redução do turnover (rotatividade) de colaboradores. As pessoas tendem a querer sair de empregos em que não se sentem valorizadas. Então, se estiverem em um ambiente agradável e acolhedor terão o desejo de permanecer.

5. Maior crescimento pessoal e profissional

É natural do ser humano buscar formar grupos com pessoas que pensam de forma semelhante. Trata-se de uma situação social confortável, mas pouco estimulante ao crescimento. Estar em um ambiente diverso permite ampliar o senso crítico e conhecer outras perspectivas. 

Ponderar a partir de outros pontos de vista é crucial para estabelecer um maior ritmo de crescimento pessoal e profissional. Conviver com pessoas que pensam diferente contribui para enriquecer o debate e a argumentação. Estar cercado de pessoas que pensam da mesma forma pode parecer mais seguro, no entanto, não contribui para mudar nada na sua forma de pensar.

Conclusão

A diversidade cognitiva é a base para a construção de um ambiente corporativo mais inovador e tolerante às diferenças. Somente com variedade de pensamentos é possível encontrar um caminho mais propenso ao alcance do sucesso com a quebra de padrões que não geram resultados.

Ter elementos diferentes é o que permite fazer uma soma que dará um resultado inusitado e inesperado. O crescimento vem de se deparar com o diferente. 

Gostou de saber mais sobre o conceito de diversidade cognitiva e sua importância? Empresas de diferentes setores podem se transformar com esse conceito!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds