Millennials – Uma geração de empreendedores

Millennials no trabalho.

Confira 5 Pontos de atenção para os millennials empreendedores.

Os millennials, nome como ficaram conhecidos os nascidos entre 1980 até o início dos anos 2000, têm hoje entre 20 e 40 anos de idade. Muitas pesquisas vêm apontando que o número de empreendedores entre esses jovens adultos é bem maior do que o das gerações anteriores, que são: geração X e baby boomers.

O fenômeno chamou tanto a atenção de especialistas que ganhou até um nome: millennipreneurs, palavra formada através da junção de millennials e entrepreneurs (empreendedores em português).

Continue a leitura para saber mais a respeito da veia empreendedora dos millennials.

7 Características que fazem dos millennials grandes empreendedores

Para entendermos a veia empreendedora dos millennials, precisamos começar citando as características que eles possuem que possibilitam essa facilidade para abrir e gerir negócios. Veja, a seguir, quais são as principais razões pelas quais os membros da também chamada geração Y se tornam grandes empreendedores.

1. Possuem o desejo de realizar um trabalho importante

Um dos primeiros diferenciais dos millennials é o desejo de fazer a diferença através dos seus empreendimentos. Eles possuem uma ligação muito forte com seu propósito e acabam levando isso para a carreira.

Para confirmar isso basta verificar que muitos membros da geração Y têm negócios com viés sustentável, além de ações voltadas para outras causas, como: empoderamento feminino, respeito à diversidade etc.

2. São otimistas

O otimismo é mais uma marca presente nos millennials, eles acreditam que são capazes de alcançar o sucesso e, a partir dessa mentalidade, se dedicam para chegar lá. Essa postura faz toda a diferença para que se mantenham motivados ao longo da jornada empreendedora que sabemos que é marcada por uma série de desafios.

3. Estão constantemente conectados

Os millennials não nasceram conectados, mas acompanharam de perto os avanços da tecnologia e hoje são membros ativos das redes sociais. Se, por um lado, o excesso de tempo que passam conectados pode ser prejudicial, por outro, isso faz com que utilizem recursos tecnológicos em seus empreendimentos de modo bastante interessante.

4. Gostam de inovar e fogem do tradicional

A inovação é uma palavra de ordem no universo do empreendedorismo e os millennials entendem bem disso. Pesquisas mostram que eles são menos propensos a seguir regras tradicionais e preferem buscar novos caminhos para realizar as coisas.

Um aspecto interessante dessa característica é que o fato de muitos não se curvarem a regras faz com que optem por não serem empregados de outras empresas, preferindo abrir seus próprios negócios. Assim, podem tomar decisões com liberdade e criatividade.

5. Aprendem mais através da prática do que da teoria

Dificilmente você verá um millennial lendo o manual de instruções de um aparelho eletrônico, pois eles preferem aprender na prática, através de tentativa e erro. Essa característica pode ser positiva nos negócios, mas, dependendo do tipo de erro cometido, pode levar uma empresa à falência. Dessa forma, é preciso buscar o equilíbrio para evitar erros que sejam fatais para um empreendimento.

6. Realizam diversas tarefas ao mesmo tempo

A intimidade que possuem com a tecnologia faz com que os millennials consigam realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Como um empreendedor precisa ser multitarefa, especialmente no início de uma empresa, essa característica acaba sendo positiva para os negócios.

Vale destacar que ser multitarefa não precisa significar realizar tudo no mesmo momento e sim se dividir entre diversas funções na empresa. É assim que muitos jovens conseguem iniciar suas empresas sozinhos, se dividindo entre funções, como: contabilidade, marketing, vendas e outras.

7. Priorizam a paixão em vez do dinheiro

A sétima característica tem total relação com a primeira, que é o desejo de realizar um trabalho significativo. Nesse sentido, os millennials priorizam a paixão em vez do dinheiro, o que faz com que o sucesso se torne uma consequência da sua dedicação. O fato de serem apaixonados por seu empreendimento faz com que tenham valores e missão muito claros.

5 Pontos de atenção para os millennials empreendedores

Apesar de serem considerados uma geração de empreendedores, existem alguns pontos de atenção que os millennials precisam ter para evitarem certos tipos de problema. Saiba quais são esses pontos e confira dicas para melhorá-los.

1. Excesso no uso do smartphone

O smartphone é um acessório bastante importante na vida dos millennials, contudo, é preciso se manter atento para evitar o excesso no uso. Durante uma reunião ou conversa com uma pessoa, não é educado ler e responder mensagens. É preciso colocar limites no uso da ferramenta para que seja um recurso facilitador e não um obstáculo.

2. Pontualidade

A pontualidade é mais valorizada pelas gerações passadas do que pelos millennials, contudo, é importante ter atenção em relação aos horários. Todos nós sabemos o quanto o tempo é um recurso escasso, especialmente para um empreendedor. Dessa maneira, saber respeitar o tempo do outro é essencial. Atrasar-se para compromissos sem uma justificativa plausível não é nada positivo.

3. Humildade

Os millennials possuem uma série de características bastante relevantes para a jornada empreendedora. Porém, isso não deve ser motivo para que pensem que sabem tudo e que não precisam ouvir ninguém. Mostrar-se humilde para ouvir os outros, especialmente os mais experientes, é essencial, sempre haverá algo que poderá agregar.

4. Apresentação pessoal

A informalidade é algo bastante marcante entre os millennials, tanto na forma de se comunicar quanto de se vestir. Entretanto, é preciso reconhecer que a apresentação pessoal continua sendo importante. É válido saber adaptar o próprio estilo às situações, usando peças com um toque de formalidade sempre que houver necessidade.

5. Identificar situações que exigem certa formalidade

Além da apresentação pessoal, é preciso se atentar a situações que exigem certa formalidade. Isso inclui reuniões com clientes e parceiros de negócios, e-mails e a comunicação em si. Lembrando que não é preciso falar de modo formal ou usar palavras difíceis, e sim não ser tão descontraído, apenas quando houver clima para tal.

Os millennials são mesmo uma geração de empreendedores, apenas precisam se atentar a certos detalhes para fundar e gerir seus negócios da forma certa, rumo ao sucesso!

Você é um millennipreneur? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com amigos que façam parte desse grupo!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010