5 Dicas para se destacar em um processo seletivo à distância

Entrevista de emprego online

Veja como ter um bom desempenho em um processo seletivo à distância.

Muita coisa mudou com a pandemia, incluindo diversos processos de empresas. Assim como muitos colaboradores estão trabalhando na modalidade home office, o processo seletivo à distância tem se tornado cada vez mais comum.

A pergunta que muitos candidatos a vagas de emprego se fazem é: como fazer para me destacar em um processo seletivo online? A resposta para esse questionamento você confere ao longo do artigo, acompanhe!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Entenda o processo seletivo à distância

Antes de irmos para as dicas, é importante falarmos um pouco mais sobre o processo seletivo à distância. Hoje, existem empresas que realizam todas as etapas online, enquanto outras apenas algumas delas.

De modo geral, funciona da seguinte forma: em vez de o candidato se deslocar até a sede da companhia, participa do processo à distância, através de videochamadas. Essa é a diferença mais marcante entre a seleção online e a presencial, pois as competências analisadas costumam ser as mesmas.

Geralmente, processos seletivos de empresas envolvem testes e entrevistas, o que, dependendo da natureza de cada função, pode perfeitamente ser realizado por videochamada. Cabe a cada empreendimento encontrar maneiras de promover essa seleção à distância.

Em se tratando dos benefícios dessa prática, eles se aplicam tanto à empresa quanto aos candidatos. Para a companhia, os custos são reduzidos, enquanto para os candidatos se torna mais prático participar de vários processos sem a necessidade de deslocamento.

Dicas para se destacar em um processo seletivo à distância

Se você vai participar de um processo seletivo à distância, existem alguns pontos a considerar para ter um bom desempenho e se destacar. Confira as dicas a seguir e saiba como aumentar as chances de ser selecionado!

1. Teste seus equipamentos com antecedência

Para realizar qualquer tipo de compromisso online é muito importante testar os equipamentos com antecedência. Se não tem o hábito de usar a plataforma de videochamadas que a empresa informou que irá utilizar, acesse, teste, verifique as funcionalidades.

Em relação ao sinal de internet, caso costume enfrentar problemas, tenha um plano B, como uma conexão gerada pelo seu smartphone, por exemplo. Tomar esses cuidados, além de garantir que a entrevista aconteça sem intercorrências, fará com que sinta mais segurança, o que fará toda a diferença no seu desempenho.

2. Atente-se à sua apresentação pessoal

Em uma entrevista presencial, é comum ver dicas ligadas à apresentação pessoal, o que inclui as roupas e outros cuidados com a aparência. Quando se trata de um processo seletivo à distância, é preciso considerar tudo o que ficará visível no vídeo, o que inclui o visual na parte de cima do corpo e o cenário.

De nada adianta estar vestido impecavelmente se o cenário estiver desorganizado, com objetos fora do lugar. Portanto, lembre-se de organizar o ambiente, atentando-se à parte da sua casa que irá aparecer. Você não precisa criar um cenário para parecer culto, como uma estante de livros, por exemplo, faça algo que seja natural e que represente quem você é.

3. Prepare-se buscando respostas para algumas perguntas-chave

Assim como em um processo seletivo presencial, é fundamental se preparar. Uma forma interessante de fazer isso envolve encontrar respostas para algumas perguntas-chave. A intenção é ter essas respostas formuladas na mente, mas de forma natural e não decorada.

Algumas perguntas que irão te ajudar nessa preparação:

  • Qual motivo fez com que tivesse interesse nesta vaga?
  • Quais informações você tem a respeito da nossa empresa?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos de maior destaque?
  • Qual foi o maior marco da sua carreira, aquilo que considera a maior conquista profissional?
  • Fale a respeito de um desafio que já enfrentou no trabalho e como lidou com ele.
  • O que você procura em um novo trabalho?
  • Por que está deixando seu emprego atual?

Ao responder, jamais fale mal de um antigo empregador, mesmo que esteja saindo do trabalho atual por insatisfação, encontre uma forma de dizer sem ser ofensivo. Você pode, por exemplo, falar que não está se sentindo desafiado e que está em busca de novos desafios. Seja honesto em suas respostas, mas sempre com cautela.

4. Monitore sua linguagem corporal

A linguagem corporal é um elemento que possui uma grande relevância em processos seletivos presenciais. Porém, engana-se quem pensa que ela não é considerada em videochamadas. Afinal, através da tela é possível ver a expressão facial, a postura da coluna e a movimentação das mãos.

Três dicas simples e eficazes para transmitir confiança ao longo da entrevista são:

  • Sente-se confortavelmente e com a coluna ereta;
  • Posicione a câmera de forma que fique na altura dos olhos;
  • Durante a videochamada, em vez de manter os olhos fixados na imagem da pessoa, olhe para a câmera. Assim, a pessoa do outro lado sentirá que está olhando diretamente para ela, o que transmitirá autoconfiança.

5. Encontre formas de ser lembrado

Ao longo de um processo seletivo, os recrutadores costumam avaliar diversos candidatos e é importante encontrar formas de se destacar. Claro que o mais importante são as suas competências, é isso o que irá chamar mais a atenção no seu desempenho. Contudo, no caso de um empate, coisas mínimas podem ser consideradas.

No tópico anterior já citamos uma ação importante para ser lembrado, que é o contato visual, então, lembre-se dela. Mais uma forma de conseguir isso é aproveitando uma deixa ao longo da conversa para fazer um comentário sobre algo que tenha em comum com o recrutador para criar conexão.

Por fim, envie e-mails um dia depois para as pessoas com as quais conversou ao longo do processo seletivo agradecendo a oportunidade. Se for mais de uma pessoa, envie um e-mail para cada com mensagens personalizadas. Nessa mensagem, não cobre resposta, aproveite para citar algo que faça com que se lembram de você e, se achar necessário, algum ponto que tenha se esquecido de mencionar.

Com essas dicas você estará pronto para ter um bom desempenho em um processo seletivo à distância e aumentar as chances de ser contratado!

Tem mais alguma dica a acrescentar? Deixe sua contribuição abaixo e aproveite para enviar este conteúdo aos amigos que também estão em busca de novas oportunidades profissionais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds