Gratidão x Ingratidão – Quais os impactos de cada um desses conceitos?

Mulher com as palmas das mãos no coração agradecendo

Veja os impactos da gratidão e ingratidão na sua vida.

Ao longo da vida nos deparamos com situações em que sentimos e recebemos tanto a gratidão quanto a ingratidão. O segredo para ter uma vida plena e feliz é entender como despertar com mais força a primeira e reduzir a segunda. Falamos sobre reduzir a ingratidão porque ela é uma parte constituinte do mundo e assim sempre teremos algum contato com ela.

Deixar de importar-se com a ingratidão dos outros em relação a você também faz parte desse processo de desconstrução rumo à plenitude. Mas, qual será o impacto que a gratidão e que a ingratidão tem em nossas vidas? Como incentivar o crescimento da primeira e reduzir os malefícios da segunda? Continue lendo para saber mais. 

Gratidão x Ingratidão: conheça os impactos de cada um desses conceitos

Para compreender quais são os impactos da gratidão e da ingratidão em nossas vidas, é essencial conhecer mais profundamente esses conceitos. 

O que é gratidão?

O sentimento de gratidão consiste no reconhecimento de que alguém praticou uma boa ação em favor de outra. É mais ou menos como uma sensação de dívida, de querer muito agradecer a outra pessoa por algum bom que ela fez. 

A gratidão nasce quando alguém faz algo de grande importância para outra pessoa sem esperar nada em troca. Tanto quem realiza a ação positiva quanto quem a recebe fica feliz. 

Ser grato caminha lado a lado com outros sentimentos como a felicidade, a amizade, a fidelidade. Gratidão é uma palavra originada do termo em latim “gratus”, cujo significado é grato ou agradecido. É também derivado de gratia, que significa graça. 

Sentimento de gratidão

O sentimento de gratidão está diretamente associado a um estado de espírito, não se restringindo a bons acontecimentos. Há pessoas que se sentem gratas, por exemplo, a experiências ruins que lhe ajudaram a crescer e aprender algo. Sendo assim, a gratidão pode ser associada a graças e ajudas, mas também às experiências de uma forma geral. 

Cada vez mais pessoas entendem a gratidão como um estilo de vida, ou seja, ser grato por tudo aquilo que tem e passam em suas vidas. Quando há um entendimento de que tudo à nossa volta agrega algo à nossa vida, torna mais fácil sentir-se grato. A gratidão pode ser o impulso necessário para tornar a sua vida mais próspera. 

Quais são os impactos da gratidão na sua vida?

Você já prestou atenção a como se sente quando está grato por alguma coisa? Se ainda não, recomendamos que o faça para compreender os impactos positivos dessa sensação em sua vida. Foram realizados estudos que identificaram o poder que o sentimento genuíno de gratidão tem na vida daqueles que o experimentam. 

Aqueles que agradecem pelo o que tem e recebem dos outros, sentem uma valorização sem igual. Para essas pessoas há um constante sentimento de prosperidade, tranquilidade e felicidade.

Ser grato permite que você enxergue com clareza as coisas boas que lhe acontecem o tempo todo. O simples olhar de compaixão e empatia de outra pessoa já é merecedor de grande gratidão.

Algo interessante de observar também é que aqueles que se sentem mais gratos tendem a agir com mais gentileza. Agindo com mais gentileza, essas pessoas atuam de forma a despertar a gratidão nos outros. Espalhar o sentimento de gratidão ajuda a fazer do mundo um lugar melhor e com mais chances de seguir por um bom caminho.

O que é ingratidão?

A ingratidão consiste em não reconhecer o bem que lhe foi oferecido ou a ajuda que lhe foi prestada. É o comportamento de quem não demonstra ter gratidão pelo o que possui ou que recebe daqueles à sua volta. O ingrato pode direcionar sua ingratidão para as pessoas e também para aquilo que tem. 

Esse sentimento pode ser resultado de diferentes causas, como a indiferença ao bem recebido ou a arrogância que não permite reconhecer a importância da ajuda. Independentemente dos motivos, é um sentimento considerado ruim e que costuma ser repudiado pela sociedade.

No entanto, quase todo mundo já foi ingrato em algum grau. Então, o problema não está no sentimento em si e sim na frequência e intensidade. Lembre-se que ninguém é perfeito, porém, isso não deve ser usado como desculpa para não reconhecermos as coisas boas ao nosso redor.

Sentimento de ingratidão

Uma pessoa ingrata pode simplesmente não reconhecer os benefícios a que teve acesso ou então reconhecê-los, mas não manifestar nenhum agradecimento. No primeiro caso, o indivíduo tem grande dificuldade de enxergar a si mesmo e a sua própria trajetória. Com o passar do tempo, essa falta de humildade para se relacionar com as outras pessoas pode cobrar caro.

Já aqueles que reconhecem internamente o que receberam, mas têm menosprezo pelo recebido, têm a tendência de ficar sozinhos. Não há nada mais mesquinho de desprezar algo que ajudou a constituir a pessoa que se é. O sentimento de ingratidão caminha lado a lado com a raiva, a tristeza e a infelicidade. 

Quais são os impactos da ingratidão na sua vida?

A ingratidão costuma ter um impacto profundo na vida do ingrato. Aquele que praticou uma boa ação e não recebeu agradecimentos, dificilmente leva isso para o seu coração. Isso significa que apenas o ingrato sofre pela sua ingratidão, pois é nele que fica o sentimento de não reconhecimento.

Muitos indivíduos são ingratos porque desejam ter coisas melhores do que têm e isso faz com que menosprezem tudo à sua volta. Essa forma de viver cria apenas uma sensação de estar sempre com a falta de algo. Para essas pessoas, a felicidade nunca será completa, pois sempre terá algo que desejam ter e que estão tentando alcançar.

O sentimento de ingratidão pode ser muito pesado e sufocante, impedindo as pessoas de crescerem e encontrarem um lugar para chamar de seu. Se você entende que é ingrato em alguma esfera da sua vida, saiba que sempre é tempo para tentar corrigir essa forma de agir.

Olhe com mais carinho para tudo o que possui e para a ajuda que recebe das pessoas ao seu redor. Ser grato é o primeiro passo para ser feliz. Agora você já sabe quais são os impactos da gratidão e da ingratidão, ficou fácil escolher o melhor para a sua vida, não é mesmo?

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010