O que é aprendizagem acelerada e quais são as suas vantagens?

Menina estudando

Confira as vantagens da aprendizagem acelerada.

Poucos de nós já pararam para pensar em como utilizamos apenas uma pequena porcentagem da capacidade da nossa mente. Temos acesso a uma ferramenta sensacional, porém, utilizamos efetivamente poucos dos seus recursos. Para se ter uma ideia, o computador, com suas funções e memória, foi inspirado na mente do ser humano.

O sistema educacional não privilegia o uso mais amplo das nossas capacidades. Provas escritas em que precisamos responder questões a partir de conteúdos decorados não estimulam nosso cérebro como poderiam. No entanto, como estamos na era digital, em que o volume de informações dobra a cada cinco anos, algo que acontecia a cada dois séculos antes, fica difícil permanecer nesse registro.

Vivemos um momento em que se mostra crucial adotar uma mudança de paradigma do ponto de vista da aprendizagem. A velocidade de transmissão de conhecimentos faz com que seja necessário um novo modelo de aprendizagem. Com ferramentas mais modernas, é essencial aproveitar o máximo do seu potencial. Exatamente nesse contexto entra a aprendizagem acelerada, continue lendo para entender melhor esse conceito e as suas vantagens. 

O que é aprendizagem acelerada?

O cérebro esteve sob investigação profunda dos cientistas nas últimas décadas e muito se descobriu sobre o funcionamento da mente. Entender como os mecanismos da mente funcionam foi essencial para compreender como ocorre a aprendizagem e retenção de informações. O ser humano tem a oportunidade de aprender mais em menos tempo por ter uma compreensão mais profunda de sua própria mente.

Aprendizagem acelerada consiste em um conjunto de técnicas de aprendizagem sistêmicas (holísticas) em que há o uso de todo o cérebro. Nesse sistema, os dois hemisférios são integrados, de forma que se utilizam as emoções e o corpo para tornar a compreensão facilitada. A partir dessas técnicas, se torna mais simples o processo de memorização e integração. 

A aprendizagem acelerada chegou para quebrar o paradigma de que o ser humano aprende apenas por repetição e através da decoração de informações. Essa metodologia se volta para a criação de uma nova postura em diferentes âmbitos. O indivíduo se coloca em um estado de vigília relaxada enquanto está administrando uma série de informações.

Estado de vigília relaxada 

Quando a mente se encontra nesse estado de vigília relaxada, as ondas cerebrais têm sua intensidade reduzida. Assim surge em cena a mente inconsciente que permite ao cérebro abrir uma série de filtros. Logo, a mente fica disponível para novas informações e passa a ser mais produtiva e eficiente. O raciocínio deixa de ser vertical, tornando-se lateral.

O raciocínio vertical é comparável a cavar insistentemente no mesmo lugar, você terá um buraco cada vez mais fundo. Já o raciocínio lateral é o equivalente a começar a cavar em outro lugar. O chamado pensamento lateral consiste em buscar, com a mente aberta, o encontro de novas ideias e olhares. Conceitos preexistentes são desafiados, isso é o que se chama de usar o cérebro integral. 

Quais são as vantagens da aprendizagem acelerada?

Agora que já explicamos no que consiste a aprendizagem acelerada, é interessante pontuar quais são as suas vantagens.

1. Mais eficácia e velocidade

Um estudo realizado pelo professor de Psicologia Dan Schuster, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, permitiu detectar mais eficácia entre as pessoas que utilizam as técnicas de aprendizagem acelerada. A pesquisa comparou os resultados obtidos por estudantes que utilizaram métodos convencionais de estudo e outros que utilizaram as técnicas de aprendizagem acelerada. 

2. Maior facilidade de assimilar novos conhecimentos

Os métodos de aprendizagem acelerada tornam mais fácil assimilar novos conhecimentos. Empresas de grande porte, como Bell Atlantic e Kodak, têm utilizado essas técnicas nos treinamentos dos colaboradores. Também é um sistema que possibilita acelerar o aprendizado de idiomas.

Um exemplo que comprova essa afirmação é a da Beverley High School, na Austrália. Os estudantes conseguem aprender uma língua estrangeira em apenas oito semanas em cursos que usam o sistema de aprendizagem acelerada ao invés do convencional. 

3. Democratização da aprendizagem

Outro grande benefício proporcionado pela aprendizagem acelerada diz respeito à democratização do aprendizado. Tornou-se possível para qualquer um aprender qualquer coisa. A aprendizagem acelerada torna até cem vezes mais eficaz o processo de aprendizado para indivíduos de qualquer faixa etária. São métodos simples e que saem do lugar-comum ajudando a manter o interesse dos estudantes.

4. Quebra de barreiras

Utilizar o cérebro inteiro para aprender algo é realmente transformador e permite ampliar o uso que será feito do que foi aprendido. Estamos acostumados a aprender as coisas de uma forma mecânica e que não fica retida em nossas mentes de verdade. Dessa forma, se deparar com métodos que propõem ir mais a fundo na aprendizagem realmente quebra barreiras.

Há a compreensão de porque se está investindo tempo no aprendizado. O indivíduo coloca o maior potencial da sua mente nessa empreitada, de forma a conseguir um resultado ainda mais incrível. Pessoas que adotam esse sistema de aprendizagem descobrem que possuem um potencial muito mais grandioso do que imaginavam.

5. Mais diversão

Por fim, não podemos deixar de mencionar o quanto se torna mais divertido aprender com as técnicas de aprendizagem acelerada. Pense na disciplina que você menos gostava na escola. Vamos supor que fosse matemática, será que você realmente não gostava de matemática ou da forma como precisava estudar os conteúdos? 

Talvez, se tivesse sido ensinado a partir de outra abordagem tivesse se tornado um proeminente matemático ou pelo menos alguém que gosta de fazer cálculos de cabeça. O método tem um grande poder de transformação na forma como entendemos um determinado assunto. Se não existe nem um pouco de diversão, é natural perder o interesse antes que se possa aprender algo realmente profundo. 

Divertir-se enquanto está aprendendo contribui para estabelecer um laço mais forte de interesse pelo tema. Assim você tem mais chances de ser bem-sucedido nesse novo universo de descobertas. Um dos maiores erros que o ser humano pode cometer é ignorar a importância do prazer em fazer algo. Quando se tem gosto por aquilo que se faz é mais fácil se dedicar ao aprendizado. 

Gostou de saber mais sobre aprendizagem acelerada e suas vantagens? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds