Quais são as consequências pessoais e profissionais do desrespeito

Entenda quais problemas podem surgir da falta de respeito.

Seja no ambiente pessoal ou no profissional, estamos sempre cercados de pessoas. Indivíduos dotados de particularidades, que precisam, acima de qualquer coisa, serem respeitadas, para que haja uma boa convivência em casa, no trabalho e absolutamente qualquer lugar que circulemos. 

A convivência harmônica entre pessoas é e sempre foi um grande desafio. No entanto, parece que nos dias atuais isso se tornou ainda mais acentuado, principalmente em decorrência de algo que já faz parte de nosso dia a dia, que é a internet e as redes sociais. 

Estas são ferramentas essenciais, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, que facilitam bastante as nossas demandas diárias. Porém, existem pessoas que as utilizam de maneira completamente equivocada, fomentando embates desnecessários, que acabam por desrespeitar indivíduos e seus pontos de vista, gerando as mais diversas consequências, não só para quem é desrespeitado, mas também para quem desrespeita. 

Diante disso, no artigo de hoje vamos falar justamente sobre tais consequências e como elas impactam negativamente a vida pessoal e profissional dos mais diversos tipos de pessoas. Continue conosco nessa leitura e confira!

[php_everywhere instance=”2″]

Consequências do desrespeito

Infelizmente, cenas de desrespeito têm sido cada vez mais comuns nos mais diversos tipos de ambientes. Por esta e muitas outras razões é que acreditamos ser importante falar sobre as consequências das atitudes desrespeitosas, para que, consigamos atingir e conscientizar um número cada vez maior de pessoas a respeitarem o jeito de ser do outro, independentemente de qualquer coisa. 

Veja, nos próximos parágrafos, como o desrespeito impacta negativamente a vida de qualquer pessoa. 

Ambiente ruim

Uma das primeiras consequências do desrespeito é a promoção de um ambiente ruim para todos. Independentemente de se tratar de um ambiente pessoal ou profissional, nos locais onde as pessoas não fazem questão de respeitar umas às outras, com toda certeza encontramos total falta de harmonia e extrema dificuldade de convivência. 

Quando isso acontece, é possível observar pessoas com dificuldade de concentração, e, principalmente, com a produtividade baixa, já que não conseguem manter a atenção e o foco em suas atividades, por se encontrarem em um local onde os indivíduos não se respeitam. 

Quem desrespeita é desrespeitado

A partir do momento em que você age de forma desrespeitosa com alguém, você abre brechas para que outras pessoas te desrespeitem também. Já ouviu falar naquela frase que diz que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados? Pois é justamente essa mensagem que passamos quando não tratamos bem o outro. 

Ou seja, ao desrespeitarmos o indivíduo e seu espaço, estamos mostrando a ele e aos demais, que aceitamos ser tratados assim, algo perigoso e que pode se tornar um caminho sem volta, seja no âmbito pessoal ou no profissional. 

Saúde mental

A saúde mental é um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas, não é mesmo?! Por esta razão é tão importante falar sobre os impactos negativos do desrespeito na saúde mental de uma pessoa. 

Pode parecer banal, mas a forma como tratamos alguém desencadeia diversas situações na vida dessa pessoa. Nossas palavras e ações têm o poder, tanto de fazer o bem, de construir algo bom, quanto de trazer consequências negativas para a mente de um indivíduo. 

Diante disso é que se faz tão essencial e necessário entender e aceitar o outro como ele é, para que, dessa forma, tenhamos a oportunidade de construir um mundo melhor para nós mesmos e para as futuras gerações. 

Resultados e faturamento

Voltando o assunto mais para o ambiente profissional e para as empresas, quando se observa que dentro das organizações o que prevalece é o desrespeito e a hostilidade, observa-se também uma queda considerável dos resultados e do faturamento destas. 

Isso porque em ambientes assim, conforme mencionamos nos parágrafos anteriores, encontram-se profissionais verdadeiramente insatisfeitos e com baixa autoestima, que, ao serem maltratados, não conseguem entregar uma performance de qualidade, desenvolvendo, assim, uma reação em cadeia, que traz consequências negativas para todos.

Como não cair na armadilha do desrespeito?

Atitudes desrespeitosas são uma verdadeira armadilha, na qual todos nós estamos sujeitos a cair, principalmente quando temos convicção sobre algum tema específico ou sobre alguém. Por esta razão, ou seja, para evitar ao máximo cair nos truques do ego e do orgulho, é que precisamos nos manter em constante vigilância, no que diz respeito às nossas palavras e ações. 

O que queremos dizer com isso é que, muitas vezes, ao acreditarmos piamente em algo, caímos na tentação de querer convencer o outro a aderir ao nosso ponto de vista, desconsiderando totalmente que ali existe um ser humano, que tem as suas próprias convicções e formas de enxergar o mundo ao seu redor. 

Neste sentido, quando falamos sobre manter a vigilância, estamos falando de nos observamos constantemente, para que, ao nos depararmos com situações assim, em que ficamos tentando convencer alguém de alguma coisa, evitemos ao máximo agir assim, porque isso poderá desrespeitar uma pessoa em seu íntimo. 

Lembremo-nos sempre de nos lembrar de nunca esquecer de evitar fazer com o próximo o que não queremos que seja feito conosco, pois, ao colocar isso em mente, conseguiremos, com toda certeza, nos respeitar mutuamente, em qualquer tipo de ambiente, seja ele pessoal ou profissional. 

E para você, quais consequências você acredita que podem vir de atitudes e palavras desrespeitosas? Deixe sua contribuição nos comentários e se você achar que este artigo vai também contribuir com o conhecimento de alguém, envie-o para esta pessoa, através de suas redes sociais. 

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010