Ser pessimista: significado e se existe lado positivo

pessimismo na vida
“O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos”. A frase é de autoria do autor irlandês Oscar Wilde e retrata o quanto o pessimismo pode ser prejudicial à vida de uma pessoa.

Contudo, sabendo que há desvantagens, por que alguns indivíduos escolhem sempre enxergar exclusivamente o lado ruim das situações? Será que existe algum aspecto positivo em ser pessimista? As respostas para esses e outros questionamentos, você vai conferir no artigo a seguir. Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura!

O que é o pessimismo?

O pessimista é adepto do pessimismo, ou seja, uma tendência de ver as coisas sob uma ótica negativa. De acordo com o dicionário, o pessimismo significa a opinião das pessoas que acham tudo ruim ou que só veem o lado negativo de uma situação.

Assim, o pessimismo é a característica daqueles que enxergam problemas em cada circunstância e que têm dificuldade em entender que pode haver um lado positivo nelas, nem que seja o aprendizado de não fazer de novo. Essas pessoas podem enxergar a vida de uma maneira muito negativa, o que pode trazer consequências ruins em diferentes áreas.

Como identificar o comportamento pessimista?

É importante salientar que nem todo pessimismo deve ser visto como uma característica negativa. O extremo de uma pessoa muito pessimista ou muito positivista não deve ser considerado como uma virtude. Lembre-se de que ser 8 ou 80 dificilmente ajuda alguém a chegar em algum lugar.

Confira alguns comportamentos que ajudam a identificar quais são os traços dos indivíduos excessivamente pessimistas.

  • Falta de motivação para iniciar novos projetos, pois a pessoa tem receio de que eles não vão para frente, antes mesmo de começar;
  • Engajamento nulo para tentar fazer novamente algo que já deu errado antes. Mesmo com uma maneira nova para solucionar o problema, o indivíduo acredita que não vai dar certo;
  • Falta de resposta para o estímulo das outras pessoas em âmbito pessoal ou profissional;
  • Engajamento exagerado para convencer as pessoas de que algo vai dar errado, antes mesmo de começar;
  • Afastamento social, principalmente das pessoas que reclamam do seu constante pessimismo;
  • Detalhamento exagerado de uma situação ou ação, quase como uma dissecação, para encontrar os pontos negativos;
  • Tristeza em grandes doses para realizar algo, pois o indivíduo acredita que vai dar errado antes mesmo de começar;
  • Pouca flexibilidade para aceitar o ponto de vista dos outros ou continuar um caminho criado por um terceiro. Ele só confia no que ele mesmo faz ou fez.

Se você quiser complementar com outros comportamentos comuns do pessimista, é só acrescentar nos comentários!

Quais são as consequências do pessimismo nas diferentes áreas da vida?

Uma pessoa pessimista vai desenvolver uma visão muito negativa sobre a vida de forma geral. Se essa pessoa começa a acreditar que tudo vai dar errado, ela desenvolve um medo muito grande de agir, o que impacta todas as áreas da sua vida: medo de crescer na profissão, medo de se relacionar com alguém, medo de ter filhos, medo de investir o seu dinheiro, medo de adotar um novo hobby, medo de empreender, medo de estudar, medo de dirigir, e por aí vai.

Pensar no que pode dar errado é importante para que possamos nos preparar adequadamente para os desafios. No entanto, o pessimista leva isso ao extremo, tendendo a desistir dos desafios, em vez de se preparar para enfrentá-los. Com isso, essa pessoa fica estacionária, ou seja, sem progredir e sem alcançar os seus objetivos. Consequentemente, essa pessoa fica ainda mais triste, realimentando o seu pessimismo, em uma espécie de círculo vicioso.

O pessimismo pode até mesmo prejudicar a saúde mental da pessoa, que se torna mais propensa ao desenvolvimento de alguns transtornos, como a depressão e os transtornos ansiosos. Ela desenvolve uma visão catastrófica sobre a vida, quando, na verdade, são as “lentes” dela que estão sujas.

Como podemos amenizar o pessimismo no dia a dia?

Algumas ações do dia a dia podem ajudar a diminuir o pessimismo, quando aparece em excesso. Saiba quais são as 5 principais agora:

  • Avalie as situações com mais de um ponto de vista. Não tire conclusões precipitadas, pois primeiras impressões podem não ser precisas;
  • Pergunte a outras pessoas o que elas acham dos seus atos. Pode ser que as suas considerações negativas sejam proporcionais aos fatos, mas pode ser que você esteja exagerando um pouco;
  • Converse com pessoas que não são pessimistas. Talvez elas possam ajudá-lo a enxergar o que há de positivo nos contextos em que você só encontra problemas. Aliás, talvez você aja dessa forma justamente porque convive muito com outras pessoas que também são pessimistas;
  • Esteja atento aos seus pensamento e comportamentos para avaliar quando está sendo pessimista de forma exagerada. O autoconhecimento e a observação das próprias atitudes são importantíssimos nesse sentido;
  • Faça coaching! Continue acompanhando o texto para conferir uma formação excelente para quem quer se desenvolver sem pessimismo.

Se você quiser acrescentar alguma recomendação sobre como diminuir ou acabar com atitudes pessimistas, novamente, é só escrever nos comentários!

O pessimismo é útil de alguma forma? Como podemos evitar o pessimismo, sem perder o contato com a realidade?

Evitar o pessimismo é importante, mas não devemos confundir isso com ignorar a realidade. Fingir que os problemas não existem e reprimir as emoções são atitudes muito disfuncionais, que nos levam à chamada “positividade tóxica”, que pode ser tão prejudicial quanto o próprio pessimismo.

Há momentos em que a vida é realmente difícil e em que os problemas surgem. Você não precisa nem deve se obrigar a estar sempre bem. Analise as situações, acolha os seus sentimentos e permita-se vivenciá-los sem culpa. Diante da perda de um emprego, por exemplo, você não vai ficar feliz, e nem precisa!

O pessimismo, porém, consiste em imaginar que por ter perdido o emprego antigo, você jamais conseguirá um emprego novo. Nesse caso, você está com uma crença distorcida e exagerada, sem fatos que a embasem. Há algo que realmente indique que você nunca mais vai encontrar um emprego? Esse é o tipo de questionamento que nos leva a detectar um pensamento pessimista, ou seja, negativamente desproporcional à realidade.

O que o IBC pode fazer por você?

A formação em psicologia positiva do Instituto Brasileiro de Coaching, IBC, é uma ótima forma de incentivar você a enxergar os cenários com outra ótica e até a entender os acontecimentos do passado com um olhar positivo. É claro que isso é feito usando as eficazes técnicas do método, que é reconhecido no mundo inteiro.

Engana-se quem já está pensando que esse curso ensina a como ser uma pessoa positiva, que nunca usa vê o lado ruim das coisas ou que não tem senso crítico. Fique tranquilo, pois você não perderá o seu discernimento. Pelo contrário, você ampliará a sua capacidade de julgar observando todos os pontos de vista. A diferença é que agora você tem um olhar positivo mais aguçado, sem tendência ao pessimismo.

A psicologia positiva

Para confirmar essa ideia, basta analisar a referência da formação, que é a ciência psicológica de nome homônimo. Desenvolvido pelo professor americano Martin Seligman, no fim do século XX, o estudo da psicologia positiva buscou formas de agir que despertam e mantêm a felicidade autêntica. Para isso, o estudioso procurou por quais características os indivíduos e fatores externos podem criar e sustentar as emoções positivas. 

No fim das contas, são os sentimentos que podem ou não comprometer o alto desempenho profissional e o bem-estar pessoal. Para ele, para vivermos bem, precisamos de: emoções positivas, relacionamentos construtivos, fluidez, realizações, propósitos e engajamento.

Viu como essa área de estudo é mais profunda do que você imaginava? Agora, vamos mostrar o que você encontrará durante as sessões da nossa formação.

Um programa feito com cuidado

Durante as aulas práticas e teóricas, você vai aprender a história da psicologia positiva — a ciência da felicidade, emoções positivas, estados mentais positivos, relacionamentos, forças pessoais, realizações e coaching. Todos esses temas são dissecados em um conteúdo feito por profissionais altamente capacitados.

O programa ajuda a entender definitivamente:

  • o que é e o que não é essa ciência psicológica; 
  • quais são os 5 elementos do bem-estar (modelo PERMA); 
  • o que é a felicidade autêntica e quais são os benefícios dela para a vida pessoal e profissional; 
  • o que é o quociente de positividade; 
  • o que é flow
  • quais são as 24 forças pessoais e as 6 virtudes do caráter; 
  • como identificar as suas forças e virtudes e fazer uma liderança baseada nelas; 
  • qual é o mecanismo da comparação social;
  • qual é o poder da gentileza e do altruísmo; 
  • quais são os elementos da comunicação positiva; 
  • como integrar a psicologia positiva com o coaching; 
  • como estabelecer propósitos significativos para o cotidiano; 
  • e muitos outros temas super importantes para o seu amadurecimento dentro e fora do trabalho.

Com a formação, você desenvolve mais controle das suas emoções, compreende os efeitos da positividade do comportamento, pratica as verdadeiras emoções, amplia os hábitos que elevam a sua energia, cria novas perspectivas, compreende os eventos psicológicos, reavalia os seus objetivos de vida, entre outros benefícios que podem ser observados em curto, médio e longo prazo. Nada relacionado com a simples ideia de “ser mais positivo no dia a dia”, não é mesmo?

Mude de posição!

Pronto! Você já leu sobre o que é e quais são os perigos do pessimismo exagerado e a respeito do coaching e da psicologia positiva. Transforme todo esse conhecimento em ação: se você tem um amigo pessimista, indique as dicas e a formação para ele. Já se o pessimista for você, navegue mais pelo site do IBC para conferir mais a respeito da nossa formação em psicologia positiva. 

Como em um jogo em que é preciso mudar para ganhar, só não vale ficar estagnado em um único comportamento. Se quiser, converse com um dos nossos atendentes para saber mais.

Gostou deste texto? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010