Sob Pressão – Como o coaching pode ajudar

Coaching pode ajudar a aliviar a pressão no ambiente profissional

O que pode deixar um funcionário sob pressão

São diversos os motivos que podem trazer a pressão para a vida de um funcionário. O primeiro passo para acabar com esse sentimento negativo é reconhecer que há um problema e buscar ajuda para resolvê-lo. Quando se resolve a pressão no ambiente de trabalho, tanto a vida profissional quanto a pessoal ficam melhores.

Conheça algumas das causas da pressão no ambiente de trabalho:

  • Bater as metas: a obrigatoriedade de alcançar metas agressivas pode contribuir para aumentar o nível de quem deve trabalhar para cumprir esse papel. E em datas importantes para o comércio, como a Black Friday, os objetivos ficam ainda maiores. Muitos funcionários aguentam em apenas um dia a pressão que costumavam aguentar durante um mês todo.

 

  • Solicitações de última hora: sabe aquele trabalho que surge aos 45 do segundo tempo? Etnão, ele pode ser um forte causador de pressão. Entregas sem aviso prévio e com prazos apertados são vistos como desafios maiores que chegam sem qualquer tipo de preparação.

 

  • Superação de concorrentes: novidades das empresas que competem diretamente com a sua podem afetar resultados e influenciar em índices menores de crescimento. Essa diferença no gráfico pode ser o motivo de muita dor de cabeça.

 

  • Quantidade de trabalho: o excesso de trabalho pode ser resultado de diversos fatores. Pode ser por conta de um período de férias que está se aproximando e daí é preciso deixar tudo preparado, ou a volta das férias em que muito se acumulou, mesmo com os preparativos. Também pode ser a cobertura de férias ou saída de alguém. Pode ser a má gestão do tempo. Ou pode ser simplesmente porque o escopo do trabalho tinha essas funções. Qualquer que seja o motivo, a quantidade exagerada de trabalho pode causar muita pressão e cansaço.

 

  • Ambiente de trabalho não saudável: um local de trabalho que não possui os materiais adequados, que não é limpo ou que é carregado de fofocas também pode contribuir para aumentar a pressão.

 

  • Problemas pessoais: um familiar doente, uma briga, dificuldades financeiras são alguns dos fatores de ordem pessoal que podem influenciar no dia a dia profissional de um funcionário aumentando a pressão dele.

Como resistir a pressão

Não existe uma fórmula pronta de como aprender a lidar sob pressão no ambiente de trabalho, porém existem métodos e ferramentas que podem contribuir.

O desenvolvimento de estratégias e o uso da inteligência emocional para balancear os efeitos da pressão são as principais maneiras. O coaching é o principal método para conseguir alcançar as melhores formas de executar essas ações.

O Professional & Self Coaching é a formação mais completa que existe atualmente no Brasil. Com ela, é possível capacitar pessoas e líderes para alcançar o empoderamento e conseguir aprender a lidar com todas as características sabotadoras que você possa ter.

É o momento de descobrir quais são as principais causas da pressão que você sofre e quais são as melhores formas de lidar com elas no dia a dia. Você terá ajuda profissional para desenvolver sua inteligência emocional e a utilizá-la de forma perspicaz em situações em que costuma fugir do seu controle. Além disso, também aprenderá sobre a aplicação da psicologia positiva na vida, que é um modo de encontrar e desenvolver o lado positivo de diversos momentos.

Mais dicas de encarar a pressão

Além do coaching, tenho mais dicas de como enxergar as coisas com um ponto de vista diferente. Confira:

  • Oportunidades: pode ser que tenha chegado a hora de você encarar as situações mais difíceis sob outra perspectiva. O número alto de demandas e a necessidade de bons resultados podem ser vistos como uma oportunidade de você crescer. No lugar de pensar sobre a quantidade de entregas, reflita sobre como todas elas poderão ser ótimas para o seu crescimento profissional. E ao invés de ver as metas agressivas como seres do mal, pense que elas podem ser porta de entrada para uma promoção, um emprego mais interessante e até aumentar sua rede de contatos.

 

  • Autoconhecimento: ao trabalhar sob pressão, o autoconhecimento se torna obrigatório. De acordo com experiências anteriores e com a sua personalidade, qual será sua reação diante de determinada situação? Faça essas perguntas a você mesmo e confira se suas respostas serão satisfatórias. Pode ser que você encontre maneiras melhores de lidar com a situação e quando for o momento poderá executá-las.

 

  • Atenção a cada momento: se você está com problemas pessoais, o trabalho pode ser o local em que você se distrai deles. E se você está com problemas no trabalho, sua casa pode ser sua fortaleza. Porém se o seu problema for nos dois quesitos, é melhor não levar problemas de um lugar para o outro e analisar maneiras de melhorar.

 

  • Passatempo: não importa qual seja o causador da sua pressão, é preciso encontrar um hobbie que tire seu pensamento desse problema. Pode ser uma atividade física, uma conversa com amigos, uma sessão de cinema ou a leitura de um livro.

 

  • Imagem no ambiente de trabalho: todas suas atitudes contam para uma boa reputação no ambiente de trabalho. Portanto, cuidado para não deixar que a pressão crie uma imagem errada de você para os seus gestores e colegas. Tenha atenção a sua linguagem corporal, mudanças repentinas de humor, descumprimento de horários e prazos de entrega e falta de respeito. Pode ser que você até tenha comportamento como esse mesmo sem perceber. Caso ninguém lhe fale nada e você desconfie, converse com o seu gestor. Ele será a melhor pessoa para lhe passar esse feedback.

É impressionante como a pressão pode colocar as pessoas em situações inadequadas, não é mesmo? Por isso, é bom estar atento e se cuidar. Investir na evolução profissional com o coaching também é investir em construção de carreira e uma vida pessoal com mais qualidade. Não há dúvidas de quando você adquire o autoconhecimento e a inteligência emocional, muitas situações que antes pareciam grandes montanhas no meio do caminho, serão apenas pequenas pedras que poderão ser retiradas com facilidade.

Já foi coachee? Conte suas experiências nos comentários!

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010