Prepare-se com 12 dicas para estar de volta à rotina

de volta a rotina

Dicas para voltar a rotina sem se prejudicar


 
Férias, feriados prolongados ou dias de folga são excelentes oportunidades de descansar e esvaziar a cabeça. Porém, para muitos existe uma complicação: como estar de volta à rotina rapidamente. De acordo com a International Stress Management Association no Brasil, 23% das pessoas entrevistadas afirmam que sentem dores musculares, insônia, ansiedade, angústia e outros sentimentos do tipo após voltar das férias.

Nada de sentimentos como esses por voltar ao seu cotidiano! Para ajudar você, eu fiz uma lista com 12 super recomendações que o ajudarão a ver o dia a dia como algo bom. Confira!

[php_everywhere instance=”2″]

  • Deixe tudo pronto antes de sair: vamos começar com a preparação anterior. Para que sua volta ao trabalho seja mais suave é fundamental que você faça todo o possível para que o seu período pré-saída seja produtivo. Para isso, faça uma lista com todas as atividades que você faz diariamente, semanalmente ou mensalmente. Depois, converse com a sua gestão ou liderança para entender quais dos itens não podem esperar pela sua volta quem da equipe irá cuidar destes. Além disso, também faça uma lista com trabalhos que você considera importantes e que devem ser realizados antes de você sair. Dê o seu máximo para realizar tudo. Digo isso, pois quanto menos trabalho você deixar para outra pessoa, melhor será o andamento da equipe com a sua ausência.

 

  • Tenha um tempo entre a folga e a volta: para quem tirou longos períodos de férias, folgas ou licença a volta pode ser mais difícil. Para ajudar nesse ponto, é interessante ter ao menos um dia entre a chegada em casa e o retorno para a empresa. Procure não pegar voo ou chegar de carro no mesmo dia que deve estar trabalhando. Além de não descansar o suficiente não lhe garante um tempo para curtir sua casa e um relaxamento mais caseiro.

 

  • Organize o ambiente: é provável que a sua mesa não estará exatamente arrumada quando você voltar. Portanto, trate de organizar seus pertences e colocar de volta ao lugar. Isso irá ajudar você a trabalhar melhor, acredite!

 

  • Limpe o seu e-mail: não importa se você colocou ou não uma mensagem de ausência no seu e-mail corporativo, as mensagens só irão parar quando sua caixa estiver cheia. Por isso, uma das primeiras tarefas do dia é limpar sua caixa de entrada. Já vou avisando que não será uma tarefa fácil, porém não será impossível. A partir da leitura das mensagens, você já poderá avaliar o que já foi resolvido e o que ainda precisa ser resolvido. O que nos leva ao próximo item.

 

  • Faça uma reunião de atualização: logo ao voltar procure entender com sua gestão e liderança o que é mais urgente para você saber e resolver. Caso esteja voltando de um longo período fora, tais como férias ou licença maternidade, é interessante fazer essa reunião de forma assertiva, mas sem perder os detalhes. Seja curioso e pergunte tudo que julga precisa saber. Após ter uma visão geral do cenário e das suas urgências, crie uma lista de prioridades e mãos à obra!

 

  • Controle a ansiedade: é normal voltar ao trabalho e se sentir um pouco perdido em relação aos afazeres. Ainda mais se foi após um período longo. Por isso, é essencial que você segure essa ansiedade e resolva uma coisa de cada vez. Não adianta fazer 10 coisas ao mesmo tempo, pois é possível que nem todas saiam exatamente como você deseja.

 

  • Converse com os seus colegas de trabalho: em uma pausa rápida entre uma entrega e outra ou no horário de almoço, fale com todos da sua área sobre quais são as mudanças que eles julgam que você deve saber.

 

  • Faça pequenas pausas: como você terá voltado de um período de descanso é interessante que você faça rápidos intervalos entre um trabalho e outro. Pode ser o momento de levantar para tomar uma água ou café ou até mesmo de comer um lanchinho. Tenha sempre em consciência de que esses minutos não pode se transformar em horas, pois eles são apenas uma maneira de você relaxar e oxigenar o cérebro.

 

  • Faça uma programação divertida fora do trabalho: para não sentir que está em uma rotina chata, é interessante fazer algumas atividades bacanas fora do escritório. Combine um happy hour com os seus colegas de área, agende uma visita a casa de amigos de fora do trabalho ou marque um jantar romântico. E se você curtir, que tal chamar os amigos e familiares para comer uma pipoca e assistir um filme em casa mesmo? Faça o que mais relaxa você. Exerça seus hobbies. O objetivo é manter uma vida social para que a volta e todos os dias sejam mais suaves.

 

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

  • Encontre as vantagens de estar de volta: pode ser difícil retornar à rotina, mas não é nada tão desagradável assim. Aplique a psicologia positiva e encontre os pontos bons de estar em casa. Nada como dormir na própria cama é uma vantagem, por exemplo.

 

  • Lembre-se da rotina: além dos programas de entretenimento, é essencial que você retorne com os hábitos rotineiros que lhe fazia bem. Geralmente deixamos os exercícios físicos, leituras e projetos pessoais guardados na gaveta quando queremos realmente descansar, não é verdade? Por isso mesmo é muito importante resgatar somente esses hábitos. Mas não se esqueça de que não vale repetir as atividades que faziam mal. Use esse momento também como um impulso para revolucionar seus costumes e ter uma vida mais agradável e saudável! Outro ponto bacana de se lembrar de aqui são os hábitos bons que você adquiriu ao viajar ou descansar. Quem sabe não é hora de colocá-los na sua nova rotina.

 

  • Planeje seu próximo destino: se der saudade de viajar, nada vai lhe impedir de começar a planejar a próxima! Já comece a pensar em destinos, quanto dinheiro terá que economizar, companheiros de viagem e nos passeios que gostaria de fazer. E se você preferir não fazer nada nas suas próximas férias, que seja! Programe quais séries e filmes que gostaria de ver, os jogos que gostaria de jogar e o que mais gostar de fazer no seu tempo livre.

E aí, gostou das dicas? Se tiver mais, escreva nos comentários. Vou adorar ler e aprender com você.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010