Confraternização na empresa: o que você deve ou não fazer

Em uma confraternização, atente-se ao seu comportamento para que ele não influencie negativamente sua imagem. / Copyright: wavebreakmedia.

No meio corporativo, o final de ano é marcado pelas festas de confraternização. É o momento em que gestores e colaboradores comemoram os resultados da empresa, partilham suas experiências, começam um novo ciclo. A ocasião é ideal para que os diferentes departamentos, que no dia-a-dia acabam não tendo tanto contato, possam estreitar relações e fazer networking.

Apesar do clima descontraído, as festas de confraternização nada mais são do que uma extensão do ambiente de trabalho, sendo assim, é essencial que o profissional se atente quanto a maneira de se portar no evento, pois suas ações estarão em constante observação e o esforço de todo o ano de trabalho pode acabar do dia para a noite se alguns cuidados não forem tomados.

Dicas do que fazer na confraternização da empresa

  • Comparecer à festa de final de ano da organização não é uma tarefa fácil para todo mundo. Mesmo assim, é de bom tom marcar presença nestes eventos, pois a empresa investiu tempo e dinheiro para reunir seus colaboradores e isso mostra que você se importa com a empresa e os colegas de trabalho.
  • Caso você participe de um amigo-secreto, tenha cuidado na escolha do presente, opte por algo neutro, que não gere comentários e duplas interpretações. Atenção também quanto ao orçamento, não compre nada muito barato e nem muito caro, para o seu presente não se diferenciar demais dos outros participantes.
  • Tenha prudência na escolha do seu vestuário. Se informe sobre o horário da festa e tenha cuidado quanto à roupas informais, decotes e acessórios exagerados.
  • Apesar das confraternizações servirem comida e bebida, é essencial que você coma e beba de forma moderada, evite prejudicar a sua reputação perante os gestores e demais colaboradores.
  • O momento de descontração é ideal para você socializar com as diferentes pessoas que compõe a empresa que você trabalha. Considere conhecer os profissionais de outras áreas e crie vínculos. Isso pode auxiliar na resolução de eventuais problemas na sua rotina de trabalho, além de contribuir com a sua formação profissional.
  • Evite ficar pouco tempo no evento, isso pode passar a ideia de que você não se importa com o esforço da empresa em realizar a festa. Tomar cuidado para não ser o último da festa a ir embora também é fundamental.
  • Algumas organizações não permitem que o colaborador leve acompanhante para a confraternização. Confirme se esse é o caso do seu local de trabalho e só leve alguém se for autorizado.
  • Evite conversar com os outros profissionais apenas sobre a rotina de trabalho. Esse é um momento para relaxar e tratar de assuntos diferentes.
  • Caso você perceba que algum colega exagerou quanto ao uso de bebidas, ajude-o de forma discreta para evitar fofocas.

Dicas do que não fazer na confraternização da empresa

  • Tome cuidado ao dançar, evite chamar a atenção e não dance de forma sensual.
  • As festas de final de ano são uma oportunidade de aproximação entre gestores e colaboradores, mesmo assim, o momento não cabe reclamações de trabalho, fofoca sobre outros profissionais e pedidos de promoção ou aumento de salário.
  • Não fotografe ou poste momentos constrangedores de outros colegas nas redes sociais, além de péssimo tom, isso pode passar a ideia de inconveniência.
  • Mesmo se a empresa não possuir restrição quanto a relacionamento entre os colaboradores, o evento não é a hora ideal para flertar. Marque de se encontrar com a pessoa em outra situação e em outro lugar.

As festas de confraternização são ideais para estabelecer networking, dos profissionais terem a oportunidade de conversarem sobre assuntos distintos ao ambiente de trabalho e da empresa evidenciar quão importante os colaboradores são para que ela se mantenha ativa, porém, elas ainda são uma extensão do ambiente de trabalho. Sendo assim, é ideal que todos tenham responsabilidade e evitem excessos, para que um momento de descontração não vire uma dor de cabeça e quem sabe até uma demissão no dia seguinte.

Você já participou de alguma confraternização de empresa? Tem alguma dica? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010