Conheça o conceito do Marketing de Massa e suas principais vantagens

Marketing de Massa Marketing de Massa nos Tempos atuais

 

Para se destacar no mercado, as empresas investem em várias técnicas e metodologias. Um dos investimentos mais importantes é o investimento em Marketing. Essa poderosa estratégia tem vários segmentos para atender as necessidades das empresas e assim, garantir crescimento na lucratividade e expansão dos negócios. Um dos segmentos dentro do Marketing é Marketing de Massa. E o que é o Marketing de Massa e suas principais contribuições para as empresas? Para saber mais sobre este tema,continue a leitura. 

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Um pouco sobre Marketing  

Para entender o que é o Marketing de Massa é importante trazer aqui o conceito do Marketing. Focada na geração de valores sobre produtos e serviços, o Marketing é um conjunto de atividades devidamente desenvolvidas para que as necessidades e desejos dos clientes sejam entendidas e, posteriormente,atendidas de maneira inovadora. 

Todas essas atividades têm o objetivo de conquistar clientes e também fidelizá-los. Para isso, faz parte do Marketing estratégias relacionadas a atração, conversão e retenção desses clientes. Vale destacar que essas estratégias valem também para agregar valores às marcas das empresas. 

Muitos gestores acreditam que Marketing seja válido somente para vendas, o que é algo equivocado. Marketing envolve outras etapas que não estão ligadas diretamente às vendas, como relacionamento com clientes e gestão de marca. 

Diante dessa breve explicação sobre o que é Marketing, fica a pergunta: o que é Marketing de Massa e em qual contexto ele se aplica? Confira nos próximos tópicos,querida pessoa. 

Afinal, o que é Marketing de Massa? 

O Marketing de Massa está associado à produção, distribuição e promoção de produtos para um grande número de pessoas. O intuito desta estratégia é atrair o maior número possível de compradores, mantendo o consumidor fiel e fortemente interessado pelo seu produto. Com isso, as empresas garantem que seus revendedores continuem a expor sua marca e mantenham o estoque com seus produtos.

O Marketing de Massa consiste, basicamente, em incentivar os clientes a comprar e oferecer incentivos comerciais para que os lojistas renovem seus estoques. A Revolução Industrial é o período que marca o início deste modelo de vendas: antes disso, produtos como arroz, cereais e bebidas eram vendidos em frações, já que a produção utilizava mão de obra humana e apresentava um volume de produção menor.

A inclusão de maquinários nos processos de fabricação e produção de alimentos, bebidas, vestimentas e demais itens de consumo fez com que um número maior de produtos fosse disponibilizado para os lojistas e, consequentemente, para os consumidores finais. Para ficar claro quem era o produtor daquela mercadoria, foram inseridas algumas marcas nos produtos, facilitando a identificação do produtor e fazendo com que o cliente se lembrasse dele em uma compra futura.

Mas, é possível utilizar esta estratégia de marketing nos tempos atuais? Existem exemplos que atestam a eficiência do Marketing de Massa? Confira no tópico a seguir. 

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Marketing de Massas nos tempos atuais

É possível identificar estratégias de marketing de massa mesmo atualmente, quando a segmentação de público é uma estratégia mais comum. Ainda existem nichos mercadológicos que conseguem obter resultados altamente satisfatórios com o Marketing de Massa. 

A mais comum é a venda em massa adotada por marcas como Avon, Mary Kay e diversas outras empresas de cosméticos. Por meio de distribuidores/revendedores autônomos, essas empresas oferecem os produtos para os consumidores finais, que podem ser homens e mulheres das mais variadas classes sociais, com hábitos de consumo diversos e de diferentes lugares do país. 

Para ter certeza que esta é a melhor estratégia para a sua empresa é importante que sejam feitas pesquisas de mercado. Isso ajudará a entender de que formas o Marketing de Massa poderá contribuir com o sucesso da sua empresa, bem como com o aumento das vendas e dos valores a serem agregados a sua marca. Estude e conheça a fundo seus concorrentes, analise minuciosamente as práticas e estratégias aplicadas por eles e assim, entenda como o Marketing de Massa ajudará a sua empresa a se destacar. 

E você, o que pensa a respeito? Acredita que ainda é possível utilizar o Marketing de Massa nos tempos atuais? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe-o em suas redes sociais.

Copyright: Jirsak / Shutterstock

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