Conheça os níveis de Desenvolvimento

feedback no trabalho

Conheça os três níveis de desenvolvimento e suas principais características

 

De acordo com o cientista bielorrusso Lev Semyonovitch Vygotsky existem três degraus de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal. Vygotsky baseou sua argumentação nos seus próprios estudos pioneiros sobre o desenvolvimento intelectual das crianças. Vou explicar melhor cada um deles ao longo do texto. Confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Nível de Desenvolvimento Real

Este grau é determinado pela capacidade que uma pessoa tem de solucionar sozinha as atividades que aparecem no caminho. Mas isso não significa que o indivíduo é um autodidata que aprende tudo sozinho. O aprendizado por meio dos estudos, do autoconhecimento, da leitura de livros, da escuta de palestras, do envolvimento com atividades educativas, do convívio com outras pessoas e da experiência são apenas alguns dos fatores que contribuem para que um ser humano construa sua inteligência, intelecto, habilidade técnica, senso crítico e que seja capaz de resolver problemas sozinho.

Como conquistar o Nível de Desenvolvimento Real

O Nível Real é conquistado a partir do estabelecimento do conteúdo envolto e provisoriamente disponível na ZDP, sendo incluso à estrutura cognitiva do aprendiz de forma substancial, constante e classificatória, proveniente do atingimento total dos estágios de desenvolvimento do indivíduo.

Esta conexão de conhecimento, o autoconhecimento e a capacidade de autodesenvolvimento constante são exercícios que podem ser praticados com o Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). A mais moderna e completa formação de coaching do Brasil possibilita que o coachee aprenda mais sobre ele mesmo: quais são os pontos fortes que podem ficar ainda mais fortes; e quais são os pontos fracos que podem ser desenvolvidos para que mudem e se tornem características positivas ou para que, ao menos, ocupem menos espaço no dia a dia. O curso também mostra que essas descobertas trazem uma transformação empoderadora na vida das pessoas. Assim, você poderá evoluir um pouco mais todos os dias e o progresso fará parte da sua vida profissional e pessoal.

Além disso, a formação trará conhecimento suficiente para você se tornar um coach de alto desempenho, se quiser exercer essa profissão. Você receberá seis certificações: self coach, life coach, analista comportamental, professional, leader e extensão universitária (reconhecimento acadêmico das faculdades Monteiro Lobato – FATO, de Porto Alegre).  

O conteúdo exclusivo e cuidadosamente construído também ensina sobre a história do coaching, processo evolutivo, técnicas, ferramentas, roteiros estruturados, processos de identidade, princípios da programação neurolinguística, princípios da psicologia positiva, liderança, ética, crenças limitadoras e muito mais.

Nível de Desenvolvimento Potencial

Neste item se determina a capacidade que uma pessoa tem para resolver as atividades propostas por uma pessoa mais experiente. Trazendo este nível para o processo de coaching, podemos dizer que o profissional coach que estiver orientando um indivíduo durante um atendimento é a pessoa com mais experiência. Por isso, é essencial ouvir o coach, pois ele estudou sobre o assunto e está disposta a lhe passar sabedoria e ferramentas para que você mesmo possa evoluir sozinho.

Uma formação interessante e que se encaixa nesse caso é a Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching, que é ideal para os líderes, executivos, gestores e todo o tipo de profissional que está buscando por uma opinião mais experiente a respeito de autoliderança.

Por meio de exercícios teóricos e práticos, o curso permite que o coachee aprenda sobre os quadrantes da liderança, criando capacidade suficiente para a trabalhar em todos os setores da vida; como reter talentos na equipe, criando um ambiente harmonioso, com possibilidade de crescimento e com espaço para inovação; como desenvolver os colaboradores do time diariamente, construindo treinamentos que exercitem o empoderamento e a educação continuada; como incentivar a criatividade na execução das atividades, criando exercícios que estimulem o surgimento de novas ideias ou processos; como progredir em relação ao comprometimento para o alcance de metas, formando um gerenciamento de atividades, tempo e de pessoas mais assertivo e e efetivo e muito mais.

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)

Este degrau é considerado como o nível intercessor entre o Desenvolvimento Real e o Desenvolvimento Potencial. De acordo com Vygotsky, a ZDP é fomentada pela interação de um indivíduo aprendiz com outros indivíduos com maior experiência. O uso dessa abordagem na prática educacional necessita que o professor ou instrutor identifique a Zona Proximal e a estimule rumo ao progresso conjunto. Isso faz com que o caminho de aprendizagem seja o condutor do aprendiz da Zona de Desenvolvimento Proximal ao Nível de Desenvolvimento.

Um curso do IBC que recomendo para esse nível é Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), baseado no estudo de programação neurolinguística feito por Richard Bandler e John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. Segundo os estudiosos, há uma conexão entre os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento sendo possível fazer com que ela funcione de forma positiva e em prol de metas específicas. E é justamento com o coaching PNL que é possível trabalhar essa relação.

A formação ensina profundamente sobre o que é a programação neurolinguística, quais são os canais representacionais (visual, auditivo e cinestésico), autoconhecimento, linguagem não verbal, processos de ancoragem, estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação), alinhamento de níveis neurológicos, negociação e solução de problemas.

Atinja os níveis de desenvolvimento desejados com ajuda do Coaching!
Baixe Gratuitamente “Tudo Sobre Coaching” e descubra como isso é possível.

A formação também mostra a importância de olhar para determinada situação por mais um ângulo. Desse modo, você terá mais conhecimento para formar uma opinião final forte e consistente. Ainda há a compreensão da conexão das atividades que os dois hemisférios do cérebro podem realizar e novas perspectivas em relação às fobias para curá-las de uma vez por todas.

Viu como o coaching é empoderador? Por isso, esse é um método tão transformador e que já mudou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Muito mais do que simplesmente receber uma “aula”, o coaching proporciona conhecimento em diversas áreas que irá durar pela vida inteira. A troca de experiência, conhecimento e histórias é tão enriquecedora durante o processo de coaching que todos os lados saem ganhando: o coach e o coachee. Um coach ensina e também aprende com o seu coachee, afinal a evolução deve ser constante.

Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Existem três níveis de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal. Saiba mais sobre os níveis de desenvolvimento.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Gustavo Frazao / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010