Indicadores de Capacidade – O que são e qual a sua importância?

Entendade verdadeiramente o que são indicadores de capacidade e qual a sua importância dentro do âmbito organizacional.

Os indicadores de capacidade são essenciais para mensurar o potencial de resposta da empresa no dia a dia, assim como a efetividade dos processos tal qual estão sendo realizados. Já se foi o tempo em que os gestores agiam de acordo com sua intuição para resolver questões fundamentais, atualmente, é possível contar com indicadores que levam a respostas exatas.

A seguir iremos falar um pouco mais sobre os indicadores de capacidade explicando o que são e qual é a sua importância para a boa gestão corporativa. Vamos começar a investigar melhor esse tema?

O que são indicadores de capacidade?

O objetivo dos indicadores de capacidade, como seu próprio nome sugere, é mensurar a capacidade de resposta de um processo específico, observando a relação entre o que foi produzido e o tempo em que foi produzido. Tomando por base um parâmetro predefinido, esses indicativos objetivam identificar o quanto uma empresa é capaz de produzir.

Os indicadores de capacidade têm um papel fundamental na indústria, uma vez que ajudam a alinhar bem os números de produção em larga escala com os números de consumo. Se não existe tal alinhamento, é possível que a indústria não dê conta da demanda gerada. Algo importante de deixar claro é que os indicadores de capacidade devem caminhar lado a lado com indicadores de qualidade e de produtividade.

A relação harmônica entre essa tríade de indicadores demonstra a competitividade da companhia. De que adianta ter uma alta capacidade de produção quando não se tem um bom índice de produtividade dos funcionários? Nesse caso, o potencial da empresa não é completamente aproveitado. Da mesma forma, não adianta ter uma alta capacidade de produção se não existe uma demanda na mesma proporção.

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Qual é a importância dos indicadores de capacidade?

Para entender a importância dos indicadores de capacidade, vamos dar um exemplo, imagine uma floricultura de porte médio que fornece flores para eventos e fecha contrato com um cliente que pretende dar uma festa gigantesca com centenas de flores. Até esse momento, a floricultura nunca tinha atendido um cliente com uma demanda tão grande e o dono ficou empolgado com o valor do serviço, já pensando em como reinvestir o que irá ganhar.

No entanto, quando o evento começa a se aproximar, o empreendedor percebe que não tem flores suficientes para a decoração da festa e que, para piorar, uma de suas estufas está em manutenção, ou seja, pode perder parte das plantas cultivadas nela. Durante o processo, ele descobre ainda que não tem como transportar essa quantidade de flores até o local do evento de maneira adequada.

Todas essas questões poderiam ter sido previamente detectadas e até remediadas se houvesse um acompanhamento dos indicadores de capacidade. Como explicar para o cliente que por erros de gestão a floricultura não conseguirá entregar aquilo que foi contratado?

Conhecendo os indicadores, esse tipo de surpresa não acontece, pois existem previsões que levam em consideração períodos de manutenção de equipamentos, férias de colaboradores, picos e quedas de produção, entre outros. Saber o quanto sua empresa é capaz de produzir permite se planejar assertivamente para atender as demandas do mercado.

Conheça alguns indicadores de capacidade

Agora que você já sabe o que são os indicadores de capacidade e qual a sua importância para a boa gestão corporativa, chegou o momento de conhecer melhor alguns desses indicadores.

1 – Indicador de peças produzidas por hora

Empresas que estão inseridas no setor industrial e de manufaturados têm esse indicador como uma base para o seu bom funcionamento. O ideal é que ele seja mantido constantemente em níveis razoáveis, de maneira que não se tenha perda de qualidade e nem de recursos produtivos.

Esse indicador permite, ainda, fazer a avaliação da capacidade individual de cada funcionário produzir peças em um período de tempo específico. A avaliação dos resultados permite elaborar um planejamento mais eficaz para que sua empresa se posicione no mercado de maneira mais competitiva.

2 – Indicador de total de atendimentos por dia

É muito importante que as empresas saibam com segurança que seus clientes não estão sem atendimento e que suas demandas estão sendo plenamente resolvidas. Para isso, é recomendado adotar como um dos indicadores de capacidade a mensuração de quantos atendimentos estão sendo feitos por dia. A partir dessa verificação será possível determinar o grau de eficiência das equipes de atendimento.

3 – Indicador de total de atendimentos por colaborador

Seguindo a linha do indicador acima, é possível adotar a mensuração de quantos atendimentos cada colaborador está realizando diariamente. É uma forma de avaliar se existem discrepâncias na capacidade de atendimento dos funcionários entre si. A avaliação pode ser diária, semanal ou mensal. Dependendo dos resultados, é possível identificar a necessidade de realizar treinamentos com as equipes de atendimento.

4 – Indicador da quantidade de reagendamentos de visitas técnicas

Essa é uma verificação fundamental para empresas que atuam em setores que demandam a entrega e instalação de produtos e/ou serviços. Quando há um número significativo de reagendamentos por parte da sua companhia, é sinal de que a sua equipe atual não está dando conta do volume de trabalho. Esse é um gargalo que precisa ser resolvido para evitar o comprometimento da qualidade dos produtos/serviços e, também, para manter sua companhia próspera.

5 – Indicador da quantidade de entregas de mercadorias por mês

Trata-se do indicador que diz respeito à quantidade de entregas de pedidos que a companhia consegue realizar mensalmente. É essencial dizer que o foco desse indicador não está no total de pedidos que chegam à organização e sim na quantidade que ela consegue entregar.

Imagine uma empresa que recebe mensalmente 15 pedidos de entrega de mercadorias e só consegue entregar 10 desses pedidos. Obviamente, existe um problema para suprir a demanda e isso faz com que a empresa não consiga ser totalmente eficiente. O ideal é conseguir atender os 15 pedidos feitos.

É muito importante que as empresas usem os indicadores de capacidade em seu dia a dia para estabelecer formas mais eficientes de trabalhar. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais! 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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