O que é Know Why e qual a sua importância?

Profissional em expressão de dúvida

O know why se refere ao entendimento do motivo que levou um profissional ou empresa a agir de determinada forma.

Com certeza você já ouviu falar muito a respeito de know-how e de sua importância. Realmente, saber fazer as coisas é essencial para o sucesso. No entanto, cada vez mais o conceito de know why vem recebendo atenção no tocante ao crescimento da competitividade.

A busca pela compreensão do por que das coisas contribui para o desenvolvimento de processos melhores. Todos os dias, novos paradigmas são construídos e as empresas devem acompanhar essas mudanças. Continue lendo para entender o conceito de know why e sua relevância.

O que é Know How?

Traduzindo, a expressão em inglês know how temos “saber como”. Quando se diz que uma pessoa tem know how, se está dizendo que ela sabe como fazer algo. No universo corporativo essa expressão indica que um profissional ou empresa detém conhecimento prático para um fim específico, tornando-se mais competitivo e apto no mercado.

Ressaltamos que know how é algo que pode ser aprendido com o passar do tempo e dedicação. Não há como estipular quanto tempo se leva para desenvolver o know how, isso varia de pessoa para pessoa ou de empresa para empresa. Cada indivíduo tem uma forma de reagir a diferentes situações.

É importante esclarecer que a expressão know how sempre é aplicada para dizer que uma pessoa ou empresa tem um conhecimento específico. Sendo assim, quando disser que alguém tem know how é importante especificar em que.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é Know Why?

O conceito de know why não é tão difundido quanto o conceito de know how, mas vem ganhando mais importância. O know why se refere ao entendimento do motivo que levou um profissional ou empresa a agir de determinada forma. Trata-se de entender o propósito por trás do que está sendo feito. É uma forma de captar o que há de melhor em si e potencializar o seu know how.

Qual a importância do know why?

Para superar momentos difíceis no universo corporativo é necessário ter disposição para mudar. Contudo, algumas empresas permanecem estagnadas pelo medo crescente da mudança. Vivenciar uma crise pode despertar grande coragem para buscar novos cenários ou ser uma desculpa para ficar parado.

Alguns gestores têm o entendimento de que o melhor é deixar a crise passar para buscar novos posicionamentos. Permanecer na zona de conforto pode ser bastante convidativo para quem não tem disposição de aprender. Porém, isso acaba levando à uma grande perda de competitividade.

A importância do know why reside exatamente nesse ponto, saber como identificar o porquê das mudanças. Cada vez mais as empresas precisam aplicar esse conceito na prática para não terem medo de mudar. Quando essa é uma ideia disseminada na companhia, há mais espaço pela busca do estabelecimento de novos paradigmas.

Desenvolvimento de novas soluções

A partir da busca de respostas, torna-se mais fácil fazer as perguntas fundamentais para um novo direcionamento. É importante deixar claro que essas novas soluções não são apenas novos produtos, mas também novos caminhos gerenciais. O entendimento do por que atrás de cada processo é importante para o aumento da eficiência.

Além de saber como fazer, é necessário saber por que fazer. Esse processo de investigação do motivo de cada ação torna possível construir novas estratégias para a companhia. O crescimento no mercado depende do desenho de estratégias mais adequadas para diferentes momentos.

Teoria e prática podem (e devem) ser correspondentes

Empresas que estão focadas somente no know how podem ter dificuldade de alinhar teoria e prática. Quando há a preocupação de entender o porquê das coisas é mais simples que tanto teoria quanto prática sejam correspondentes. Produzir apenas por produzir não fará com que sua empresa se mantenha como uma escolha do público.

A partir do momento em que se faz um trabalho plenamente focado no entendimento dos porquês, fica mais simples dar respostas concretas ao mercado. Inclusive, é uma forma interessante de analisar a concorrência.

Ao identificar porque o concorrente toma determinada atitude, fica mais simples saber qual a motivação do sucesso. A sua empresa pode, então, se posicionar com igual ou maior competitividade, sem copiar a estratégia. O porquê da ação ajuda a identificar outros caminhos pelos quais seguir.

Know Why: decisivo para melhorar a qualidade

A melhoria contínua de processos depende do estabelecimento de padrões, isto é, de ter mais know how. No entanto, para que seja possível melhorar o que se sabe fazer é necessário compreender o que se faz. Saber por que se faz algo que se faz bem é o segredo para manter a qualidade em níveis crescentes. O crescimento e o desenvolvimento resultam do conhecimento do porquê se faz algo.

Muitas empresas não se atentam para essa questão e focam somente em melhorar processos práticos. Contar com maquinários mais eficientes é excelente, mas entender mais sobre as ações ajuda a reposicionar a empresa. O know why contribui para que a empresa repense a forma como está posicionada diante de seu público. Em determinado momento, é possível identificar a importância de seguir em outra direção.

Questionamentos constantes

Para desenvolver o know why em sua companhia, é necessário criar o hábito de questionamentos constantes. Os gestores devem aplicar parte do seu tempo a entender por que as dinâmicas do mercado estão mudando. Será que a sua empresa continua altamente produtiva? Há o que melhorar? Algo pode ser transformado para mudar o rumo?

Quando perguntas são feitas há muito mais chances de entender realmente qual é o cenário existente. A partir da identificação desse cenário fica mais simples considerar potenciais mudanças. Como já citamos, a mudança não deve ser vista como algo ruim ou desconfortável. Mudar é crucial para que a sua empresa possa caminhar para frente, então, incentive o know why.

Entender e aplicar o conceito de know why é tão relevante quanto se dedicar ao desenvolvimento do know how. Saber por que se faz algo é fundamental, assim como saber como se faz algo. Lembre-se sempre de se questionar para manter sua mente em constante expansão.

Agora você já conhece o know why e sua importância para o desenvolvimento da sua empresa! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Por Nutlegal Photographer

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010