Distrações no trabalho: como lidar com elas sem se prejudicar?

Mantendo o controle para não perder o foco. / Copyright: Minerva Studio

Uma notícia que chama a sua atenção, uma mensagem nova no celular, um e-mail na caixa de entrada, uma ligação no meio da manhã, alguém te chama para tirar uma dúvida e pronto, lá se foi metade do seu dia. Já percebeu a quantidade de coisas que podem acontecer e que conseguem tirar o seu foco e a sua atenção do trabalho?

Esses são pequenos exemplos que conseguem mostrar o quanto de “jogo de cintura” uma pessoa precisa ter para conseguir cumprir com suas atividades sem deixar que as distrações atrapalhem. É interessante fazer uma relação desse assunto com a Lei de Pareto, essa lei diz que uma pessoa conquista 80% dos seus resultados com 20% de seus esforços.

Percebe que não é grande a porcentagem de esforços que uma pessoa precisa fazer para conquistar os resultados almejados?

A questão é simplesmente saber aplicar a quantidade de atenção certa para focar no que verdadeiramente deve ser feito. Fazer tudo de uma só vez pode não ser a melhor saída, já que provavelmente a maioria das tarefas não terá um bom resultado.

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

O benefício das pausas

Fazer pausas durante o dia é saudável para o seu rendimento e claro para o desenvolvimento da empresa. O colaborador que trabalha oito horas por dia sem fazer pausas, com toda certeza, possui o nível de estresse elevadíssimo. O que acaba influenciando na entrega das suas tarefas.

Por isso, é fundamental entender que as pausas devem existir, mas também devem ser muito bem calculadas.

Esse artigo começa citando alguns momentos de distrações de uma pessoa ao realizar o seu trabalho, pois bem, é de extrema importância que o colaborador saiba o momento certo para dar uma espiada no celular, ou abrir um e-mail pessoal e até mesmo trocar uma palavrinha com o colega do lado.

Pensando assim, fica claro que o descanso é permitido e também bem-vindo, porém, só precisa ser controlado.

Muitas vezes, para algumas pessoas, controlar os momentos de descontração e saber lidar com as distrações, durante um dia de trabalho, é um desafio e tanto.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Dessa forma, segue algumas sugestões para aqueles que ainda não resistem às distrações do dia a dia:

  • Comece o dia listando seus afazeres, coloque-os em ordem de prioridade, assim fica mais fácil saber o que fazer primeiro;
  • Guarde o celular, mantenha o foco no seu trabalho;
  • Estabeleça os horários para as suas pausas e não prolongue mais que 5 minutos;
  • Deixe aquela conversa dispensável com o seu colega para o horário do almoço ou do lanche;
  • Depois de finalizar suas tarefas, reserve um tempo ao final do dia para ler um ou dois e-mails pessoais, descanse a mente um pouco;
  • O telefone tocou? Atenda e volte o quanto antes para aquilo que estava fazendo, se possível anote onde estava quando foi interrompido, dessa forma fica mais fácil voltar com o foco;
  • Sua caixa de e-mail não para e você precisa terminar um trabalho anterior? Não queira fazer tudo ao mesmo tempo, decida qual delas é a mais importante e faça;
  • Evite ter muitas abas abertas no seu navegador, abrir uma delas “por engano” pode se tornar uma longa distração e prejudicar a entrega de um trabalho que seria importante.

Deixar uma conversa com um colega para outro momento, não atender uma ligação que você já sabe que não é tão importante, deixar para mais tarde aquela resposta no Whatsapp, pode parecer ser o fim do mundo, mas não é. Se policie e crie regras para você mesmo enquanto estiver no ambiente de trabalho.

Pare e pense, o seu trabalho é o meio que você tem para conquistar todas as outras coisas, por isso, faça o possível para continuar com ele. Tenha em mente que primeiro você deve dar atenção as suas obrigações e tarefas, depois a diversão e descontração.

Sabendo equilibrar uma distração com uma tarefa, com certeza não será prejudicial ao seu trabalho, sendo assim, tenha seus momentos de distrações sem deixar que eles sejam maiores que o seu tempo com suas obrigações no trabalho.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010