Microfranquias – Uma excelente opção para quem quer investir pouco

representação de empreendedores

Empreender é o sonho de muitas pessoas. Para quem não pretende investir muitos, uma Microfranquia pode apresentar-se como uma excelente alternativa.

Abrir uma franquia é um desejo de muitos brasileiros, pois esse é um modelo de negócios que oferece mais segurança. Para quem tem essa vontade, mas acha que não tem capital suficiente, fica a dica de conhecer as microfranquias. Trata-se de uma modalidade de investimento que não ultrapassa os R$90 mil e tem grande potencial de retorno.

Continue lendo para saber mais a respeito dessa opção de negócio para quem quer investir pouco.

O que são Microfranquias?

Em linhas gerais, microfranquia é uma franquia cujo investimento inicial não ultrapassa os R$90 mil. Comparativamente ao modelo tradicional de franquia, é uma opção mais econômica e de menor porte. Deve ficar claro que as diferenças entre franquias e microfranquias limitam-se ao investimento inicial. Esse modelo segue as mesmas regras do sistema de franchising e condições estabelecidas na legislação.

Em um cenário econômico de incertezas, as microfranquias representam um tipo de investimento mais certeiro. Independentemente de ter um porte operacional menor, esse tipo de franquia pode oferecer um rendimento do mesmo patamar que uma franquia. Se você deseja se tornar um franqueado, mas não tem um grande capital para investir, pode apostar em microfranquias.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Microfranquias: quais são os setores com mais chances de sucesso?

Observando como o modelo de microfranquias está estruturado, há alguns setores que se mostram mais vantajosos para esse tipo de empreendimento. Dentre os segmentos que são interessantes para esse tipo de operação estão os de saúde, bem-estar e beleza.

Porém, é válido dizer que há vários outros setores que também podem levar ao sucesso. Normalmente, as microfranquias adotam modelos como quiosques, food trucks, home based (atividades feitas em casa) ou corners (espaço dentro de outra loja).

As microfranquias tendem a se destacar em relação ao controle de qualidade, que é bem rigoroso. Por ser uma rede menor e cada ponto ter uma atividade reduzida, é mais fácil manter a padronização. Investir em uma microfranquia é interessante por permitir ter menos custos operacionais, valor inicial de investimento e orientação de especialistas.

Por que as microfranquias são uma excelente opção?

Confira a seguir quais são os principais benefícios que as microfranquias oferecem para quem tem um capital menor para investir.

1. Menor custo operacional e investimento inicial

Com certeza, o principal diferencial das microfranquias está no investimento inicial menos significativo. Além de investir menos para iniciar as operações, o investidor trabalha com menos custos operacionais. A estrutura exigida tende a ser mais enxuta, em alguns casos não precisa nem de ponto comercial. Em suma, além de exigir menor capital inicial, também tem custos menores.

2. Modelo previamente testado

Franquias e microfranquias são boas apostas para quem quer empreender com mais segurança. Os empreendimentos franqueados já foram testados no mercado e já se tem um modelo operacional desenvolvido. Além disso, a marca já é conhecida pelo público e até conta com consumidores fidelizados.

3. Orientação do franqueador

O investidor de uma microfranquia conta com a orientação do franqueador para estruturar seu empreendimento corretamente. Ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe manuais e treinamentos para manter o padrão de produção e atendimento. Contar com suporte e acompanhamento para iniciar as suas atividades é fundamental para se dar bem no mercado.

4. Planejamento de marketing

O franqueador oferece ao franqueado orientação relativa ao marketing. Além de ter acesso a dados de estudos sobre o público-alvo, o franqueado também receba ajuda para divulgar seus produtos e serviços.

5. Mais poder de negociação

Estando inserido em um sistema de franchising, se torna mais fácil negociar com fornecedores e até bancos. Como são feitos pedidos de maior volume, é possível obter melhores descontos e condições de pagamento. Junto aos bancos também se pode fazer uma negociação mais efetiva.

6. Modelo Home Based

Algumas microfranquias oferecem a possibilidade de adotar o modelo home based, isto é, em casa. Dessa forma, são reduzidos os custos para manter a operação em funcionamento e outros elementos como transporte. Também é possível ter horários mais flexíveis para trabalhar.

Dicas para ter sucesso tor nando-se um microfranqueado

Cada vez mais microfranquias têm alcançado a estabilidade e o sucesso no mercado de franchising. Contudo, ao decidir por esse investimento, é essencial estar preparado para o desafio. Confira, a seguir, algumas dicas de como se tornar um microfranqueado de sucesso.

Tenha um bom planejamento

Independentemente do tamanho do empreendimento, é essencial entrar no mercado com um planejamento consolidado. Exatamente por isso, indicamos que você não tenha pressa e aja com calma. Dedique-se a conhecer alguns modelos de negócios de microfranquias para saber qual deles mais combina com seu estilo de empreendedor.

Além de observar o tipo de atividade da empresa, é fundamental fazer pesquisas de mercado. Você deve entender quais são as chances dessa microfranquia ser bem-sucedida na sua localidade. O que você irá precisar para chegar ao sucesso? O ideal é conseguir aliar a satisfação de fazer algo de que se gosta com chances de crescer no mercado.

Atenção ao capital de giro

Toda empresa, ao ser aberta, deve contar com um bom capital de giro para se manter firme no mercado. Esse capital vai ajudar a manter tudo sob controle enquanto os clientes ainda estão sendo conquistados. Trata-se de uma segurança para ter tempo de se estruturar no mercado, ainda que haja a orientação do franqueador, é importante ter esse capital.

Identifique o momento de crescer

Boa parte das microfranquias têm grande potencial para se tornar bastante lucrativas. No entanto, é necessário saber identificar quando a fase de crescer surge. Há um momento em que mesmo um bom negócio não tem mais perspectivas de crescimento sozinho. Essa é a hora de investir em uma segunda unidade da microfranquia, não perder esse timing é crucial.

A dica é trabalhar com controle para ter capital suficiente para abrir uma segunda unidade. Não ter medo de arriscar também é importante para quem deseja ser bem-sucedido. Mantenha, ao longo da sua jornada de empreendedor, o foco no crescimento do negócio e na realização dos seus sonhos. Com foco e tranquilidade você pode chegar a uma posição de destaque no mercado empreendedor.

Gostou de saber mais sobre microfranquias? Deixe seu comentário sobre o assunto e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

Imagem: Por ivector

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010