Nicho de Mercado – O que é e como definir?

Descubra o que são nichos de mercado e como podemos defini-los

Abrir uma empresa e se estabelecer no mercado de maneira competitiva é um grande desafio, mas com a identificação de um nicho de mercado em aberto é possível facilitar e muito esse processo. Sendo assim, para dar início a um empreendimento próprio ou mudar os rumos de um negócio já em atividade, é fundamental conhecer o conceito de nicho de mercado e saber como defini-lo. Continue lendo que vamos explicar em detalhes!

O que é Nicho de Mercado?

Em uma rápida explicação, nicho de mercado é um recorte ou segmentação dentro de um mercado. Em outras palavras, trata-se de um subgrupo dentro de um grupo maior, esse subgrupo se diferencia por ter características e necessidades específicas. O ideal é encontrar um nicho que ainda não conte com soluções pertinentes para seus problemas, tornando-se, assim, a opção principal para esse subgrupo.

O marketing digital tornou mais simples identificar nichos de mercado pela facilidade de segmentação de grupos por meio da avaliação mais abrangente de dados. A internet faz um trabalho bastante interessante de segmentação orgânica dos públicos. A identificação de um nicho de mercado para direcionar as ações de uma empresa pode representar a diferença entre sucesso e fracasso.

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Exemplo de nicho de mercado

Para que fique mais claro, vamos dar um exemplo de nicho de mercado, imagine uma loja de bonecas que comercializa especificamente bonecas raras. Essa loja atende ao nicho de colecionadores, um subgrupo dentro do grupo mais amplo de pessoas que desejam comprar bonecas.

Os colecionadores não têm suas demandas atendidas em lojas populares de brinquedos, de maneira que serão facilmente atraídos para essa loja que trabalha especificamente com bonecas raras. Encontrar um nicho pouco explorado dentro do mercado de atuação da sua empresa é uma forma de gerar oportunidades de potencializar seus lucros.

Qual a importância de definir um nicho de mercado?

Empreendimentos que atuam em um nicho de mercado específico têm bem mais chances de se destacar e fidelizar seus consumidores. Trabalhar com um nicho específico permite fazer investimentos menores, obtendo retornos mais significativos. Além disso, permite ter uma estratégia de marketing mais bem direcionada para o seu verdadeiro público, alcançando resultados bem mais impactantes.

O público que forma um nicho de mercado geralmente tem dificuldade de encontrar uma solução adequada para sua demanda, então, quando encontra tende a se manter fiel à empresa que resolveu seu problema. É essencial que as empresas que desejam segmentar a sua atuação foquem em oferecer soluções realmente eficazes para que o público se sinta atendido como merece, valorizando a sua marca.

Como definir o nicho de mercado?

Para te ajudar na tarefa de definir um nicho de mercado, vamos apresentar os tipos existentes. Em geral, a segmentação é feita de acordo com quatro características principais: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental. Em cada categoria daremos alguns exemplos para que seja mais simples compreender do que se trata cada tipo de segmentação de mercado.

Segmentação demográfica de nicho de mercado

É o tipo de segmentação de nicho de mercado que tem como base características do público-alvo, como gênero, grau de escolaridade, faixa etária, religião e renda. Esses hábitos e condições têm grande influência nas decisões de compra dos indivíduos.

Para que fique mais claro, vamos dar alguns exemplos: uma cafeteria pode atender especificamente o nicho de interessados em cafés gourmet; uma loja de moda feminina pode focar especificamente em moda evangélica; uma livraria pode focar em livros espíritas, entre outros.

Segmentação geográfica de nicho de mercado

Esse tipo de segmentação é feita de acordo com dados como país, estado e cidade em que a companhia está situada. Para completar a base de informações, é necessário estudar os concorrentes situados nessa mesma região geográfica. Devem ser consideradas as necessidades específicas do público dessa região, assim como os seus traços culturais.

Se você deseja abrir uma padaria no bairro X, por exemplo, deve considerar quais são as outras padarias desse bairro e se existe algum tipo de necessidade dos consumidores que ainda não está sendo atendida. Um possível nicho pode ser o de encomendas de salgadinhos com entrega mais rápida.

Em geral, as padarias exigem uma antecedência de 24 horas para a encomenda, se o seu estabelecimento tiver estrutura para entregar mais rápido, pode atender aos clientes que não se planejam com antecedência.

Segmentação psicográfica de nicho de mercado

Nessa categoria, a segmentação é realizada tomando por base fatores como estilo de vida, personalidade e valores dos consumidores. Algo interessante de ressaltar é que cada vez mais os hábitos de consumo estão sendo usados como uma forma de expressão pelos consumidores. Dessa forma, é válido que as empresas considerem o quanto seus produtos/serviços estão de acordo com os desejos de expressão do nicho de mercado com o qual trabalham.

Os clientes buscam por companhias que trabalhem seguindo os seus principais valores. No setor de produtos cosméticos, por exemplo, está crescendo a preferência por marcas que tenham a certificação cruelty free (sem crueldade animal). O veganismo tem criado nichos em diferentes setores, como o de restaurantes, marcas de alimentos e até de cosméticos. Uma doceria pode se estabelecer atendendo ao nicho de produtos sem glúten, por exemplo.

Segmentação comportamental de nicho de mercado

A divisão do público geral em subgrupos é feita observando os hábitos de consumo, comportamento, uso ou resposta que os consumidores dão a um produto/serviço. Nesse caso, são considerados os benefícios que o consumidor está buscando, se ele já tem o hábito de utilizar o produto em questão, como e o quanto usa.

No mercado de peças para computadores, é possível fazer uma segmentação para itens de computadores para gamers. Uma loja de maquiagens pode trabalhar com produtos para maquiadores profissionais. Marcas de tênis podem segmentar sua produção apenas para tênis de corrida. Uma marca de enxaguantes bucais pode oferecer um produto com foco em clareamento dentário.

Agora que você já conhece bem o conceito de nicho de mercado pode considerar como posicionar a sua empresa com mais sucesso em seu setor! Aproveite para comentar a respeito abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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