O que é uma Empresa Júnior e quais são os seus benefícios?

empresa júnior

Confira uma lista incrível com 10 benefícios de fazer parte de uma Empresa Júnior.

Você já ouviu falar sobre Empresa Júnior, mas não sabe exatamente o que significa? Embora esse tipo de empreendimento funcione como escola para universitários, trata-se de um negócio sério, com clientes e o oferecimento de produtos e serviços reais.

Continue a leitura para entender melhor o funcionamento de uma Empresa Júnior e os benefícios que pode oferecer para seus membros.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é uma Empresa Júnior?

As universidades são instituições em que pessoas adquirem conhecimento e se preparam para seguir as mais diferentes profissões. Um desafio que muitos estudantes e até formados enfrentam é conseguir a primeira oportunidade de trabalho e o motivo é a falta de experiência.

Na década de 1960, um grupo de estudantes franceses decidiu que queria mudar essa realidade e adquirir experiência ainda na universidade. Assim, eles tiveram a ideia de abrir uma empresa para servir como um laboratório, mas que fosse real e tivesse clientes de verdade. Foi assim que a primeira Empresa Júnior foi criada.

No Brasil, a ideia chegou no final da década de 1980, na Fundação Getúlio Vargas, e foi se espalhando por instituições em todos os estados. Atualmente, nosso país é o que mais tem Empresas Juniores no mundo! Isso mostra o quanto o empreendedorismo brasileiro é forte e deve ser valorizado.

De lá para cá, milhares de empresas foram e são criadas por estudantes em todo o mundo. Inclusive, muitas delas se desenvolvem e se tornam negócios lucrativos, deixando de serem atreladas a uma universidade para funcionarem de modo independente, como qualquer outro negócio.

Fazer parte de uma iniciativa como essa durante a graduação pode trazer muitos benefícios para a carreira dos estudantes. Em vez de saírem da faculdade apenas com a experiência adquirida em estágios, eles já iniciam sua trajetória profissional com uma bagagem muito interessante de vivências corporativas, o que certamente é visto como um diferencial pelas empresas.

10 Benefícios de fazer parte de uma Empresa Júnior

Se você é estudante e está pensando em fazer parte de uma Empresa Júnior, veja quais são os benefícios que essa experiência pode te proporcionar.

1. Oportunidade de colocar a teoria em prática

Na graduação se aprende conteúdos de grande valor nas aulas, a Empresa Júnior é uma oportunidade de aplicar as teorias ao negócio. Esse movimento poderá fazer toda a diferença, ajudando a fixar o conhecimento e a enxergar o conteúdo aprendido sob diferentes perspectivas.

2. Sair da graduação com experiência

Em vez de sair da graduação apenas com uma grande bagagem de conhecimento, mas sem a prática, irá sair com experiência. Inclusive, muitas empresas valorizam os candidatos a vagas que participaram de iniciativas como essa durante a faculdade por saberem do quanto é enriquecedor para a carreira.

3. Fazer networking

No dia a dia da Empresa Júnior, você irá manter contato com muitas pessoas, como os próprios colegas do projeto, além de clientes, fornecedores e outros parceiros. É preciso se dedicar para fortalecer essas conexões, fazendo indicações e trocando conhecimento. Dessa forma, esses contatos poderão te ajudar futuramente quando concluir a graduação e for para o mercado de trabalho.

4. Incrementar o currículo

Muitos jovens que estão iniciando a carreira ficam sem saber o que colocar no currículo por não terem experiências profissionais anteriores. Ser parte de uma Empresa Júnior fará com que possa acrescentar essa informação ao documento e torná-lo mais rico. Vale mencionar que essa experiência tem tanto peso quanto de um emprego convencional, então, lembre-se sempre de incluí-la no currículo.

5. Adquirir um diferencial no mercado de trabalho

Ter participado de uma Empresa Júnior durante a faculdade se torna um diferencial no mercado de trabalho. Afinal, é uma experiência bastante diferente de um estágio ou emprego convencional, exatamente por envolver o empreendedorismo.

6. Ter vivência do dia a dia de uma empresa

Uma Empresa Júnior tem processos como outros empreendimentos, dessa maneira, proporciona aos seus membros a vivência do dia a dia de uma empresa. Ser supervisionado por alguém ou ser o próprio supervisor fará com que construa uma bagagem bastante interessante que não dá para ser aprendida quando se estuda a teoria.

7. Possibilidade de atuar em diferentes cargos

Ao longo da trajetória como membro de uma Empresa Júnior, é possível atuar em diferentes cargos e áreas. Isso torna a experiência ainda mais enriquecedora, porque permite que conheça diferentes posições e funções dentro da hierarquia do negócio.

8. Desenvolvimento de habilidades importantes para a carreira

Novas experiências profissionais trazem desenvolvimento, o que inclui tanto capacidades técnicas quanto comportamentais. Trabalho em equipe, liderança, organização, gestão do tempo, são alguns exemplos de habilidades que poderão ser desenvolvidas através dessa experiência.

9. Contar com o apoio de professores

Como as Empresas Juniores geralmente estão atreladas às universidades, os professores costumam oferecer apoio aos alunos envolvidos. Poder tirar dúvidas com grandes especialistas é uma vantagem bastante interessante e uma grande oportunidade de aprendizado.

10. Organizar e participar de eventos

Por fim, ser parte de uma Empresa Júnior também significa organizar e participar de eventos. Além de isso ser interessante do ponto de vista do networking, irá agregar ainda mais à experiência, pois envolverá outros tipos de atividades.

Empresa Júnior – Uma experiência que vale a pena!

Muitos estudantes têm dúvidas sobre participar ou não de uma Empresa Júnior por ser um trabalho sem remuneração. Afinal, todos os lucros obtidos pela empresa são reinvestidos para o seu desenvolvimento.

Se você está se perguntando se deve participar ou não de uma iniciativa como essa, considere todos os benefícios que citamos ao longo do artigo. Por mais que os anos na faculdade sejam corridos, com provas e trabalhos a apresentar, vale a pena fazer esse esforço.

Ser membro de uma Empresa Júnior é um investimento de médio e longo prazo. Você começará a colher os benefícios conforme for percebendo seu desenvolvimento pessoal e profissional. E a grande recompensa virá no futuro, quando for buscar oportunidades de trabalho ou mesmo abrir o seu próprio negócio.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo sobre esse tipo de iniciativa e compartilhar sua experiência caso já tenha participado de uma Empresa Júnior!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63