O que é brainstorm? – Descubra como aplicá-lo no seu dia a dia

O brainstorm é uma tática excelente para quem busca soluções para os problemas empresariais do dia a dia

Brainstorm é uma metodologia geradora de ideias que costuma ser aplicada em grupos, mas também pode ser feita individualmente. A expressão, que vem do inglês, significa algo como tempestade de ideias e, de forma metafórica, é realmente isso o que acontece. Os participantes vão apresentando seus pensamentos relacionados ao tema em questão sem julgamentos, o que é ótimo porque estimula o potencial criativo e torna o processo mais eficiente.

Alex Osborn, publicitário norte americano que criou a técnica, se baseou no pensamento de que é mais fácil suavizar uma ideia que pareça mirabolante do que criar uma do zero. Continue acompanhando para saber mais a respeito do método e conferir dicas de como aplicá-lo no seu dia a dia.

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Principais benefícios do brainstorm

Em 1939, o publicitário Alex Faickney Osborn desenvolveu a técnica de brainstorm para suprir uma necessidade da sua agência. Insatisfeito com as campanhas criadas pelos seus funcionários, ele começou a pensar em algo que estimulasse a capacidade de criação da equipe, porque sabia que havia potencial para mais do que estavam entregando.

Durante muitos anos, foi algo realizado apenas internamente, somente em 1953 que Osborn resolveu publicar sua criação e compartilhá-la com o mundo. Assim, empresas e profissionais que atuam de forma autônoma passaram a utilizar a prática para encontrar soluções para problemas diversos, desenvolver produtos e serviços, além de outras atividades que envolvam a criação de ideias.

Veja quais são os principais benefícios que o método pode oferecer.

1 – Obter outras perspectivas sobre um problema

É comum que os grupos de brainstorm contenham profissionais de diferentes áreas da empresa. Afinal, muitas vezes, quem está de fora consegue trazer novas perspectivas e ajudar os demais a enxergarem pontos que estavam ocultos para quem convive com o problema de perto. Isso é muito interessante para empresas, pois gera uma atmosfera colaborativa entre funcionários de setores diferentes.

2 – Construção de ideias em conjunto

Um brainstorm não é um processo mágico em que ideias surgem perfeitas e completas. É uma metodologia que permite que elas sejam criadas em conjunto. Assim, um participante cita algo que estimula o pensamento dos demais, que podem ir complementando o pensamento até chegar em uma solução eficaz para a demanda em questão.

3 – Melhorias para áreas nas quais ninguém havia pensado

É bastante comum que durante uma sessão de brainstorm, surjam ideias para melhorar áreas que nem estavam em pauta. Isso ocorre por conta dos estímulos para que os participantes pensem fora da caixa. Dessa maneira, a companhia pode realizar melhorias em produtos e processos que ninguém havia percebido que eram necessárias.

4 – Criação de listas de ideias que podem ser usadas futuramente

Em toda reunião de brainstorm deve ter pelo menos um membro responsável por anotar todas as ideias. Como a lista costuma ficar grande, não são todas a serem usadas para o tema central, contudo, podem ser guardadas para serem implementadas em outro momento. Assim, se cria um banco de dados com ideias que podem ser muito úteis no futuro.

5 – Fortalecimento do trabalho em equipe

Cada membro de um encontro de brainstorm é importante, porque é através da participação de todos que as ideias vão surgindo e sendo delineadas. Isso gera um fortalecimento do trabalho em equipe, o que irá beneficiar o relacionamento dos colaboradores no dia a dia e, como consequência, contribuir para mais qualidade e produtividade.

6 – Melhorias na comunicação interna

O fato de o brainstorm ser realizado em grupo, ajuda a melhorar a comunicação interna da empresa, o que se deve à grande interação durante a prática. Os profissionais da equipe têm a oportunidade de se conhecerem melhor, o que os aproxima e facilita o diálogo, mesmo quando não estiverem mais em meio a uma reunião de brainstorm.

7 – Os colaboradores se sentem mais à vontade para expor ideias

Um requisito essencial para uma reunião de brainstorm de sucesso é o não julgamento de ideias. Afinal, por mais estranho que um pensamento seja, ele pode ser o início de uma ideia fantástica. Com isso, até mesmo os colaboradores mais tímidos e reservados começam a se soltar por conta da atmosfera leve da reunião. Com mais pessoas à vontade, os níveis de criatividade e inovação aumentam consideravelmente.

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10 Dicas práticas para um brainstorm de sucesso

Depois de entender o que é brainstorm e conhecer os seus benefícios, confira algumas dicas para aplicar a técnica da forma certa e obter resultados extraordinários!

1 – Defina metas para o brainstorm

Para que uma sessão de brainstorm seja bem sucedida, é primordial que todos os participantes estejam cientes das metas da reunião. Assim, todos irão alinhar suas mentes e direcioná-la para o destino correto. É preciso que o organizador deixe claro o motivo pelo qual todos estão reunidos, o problema para o qual estão buscando uma solução, os requisitos, as restrições envolvidas e os resultados desejados.

2 – Tenha atenção ao escolher os participantes

A escolha dos participantes é mais um ponto que pode fazer toda a diferença no resultado de um brainstorm. Em primeiro lugar, deve-se evitar grupos muito grandes, cerca de cinco ou seis pessoas é o ideal, mas, caso seja necessário incluir outros colaboradores, é importante que não ultrapasse doze. É interessante diversificar e incluir indivíduos de diferentes áreas e níveis de cargos, assim, se forma uma equipe com mentes que se complementam, o que é ótimo para o processo.

3 – Oriente os participantes a se prepararem para a reunião

Para uma sessão de brainstorm realmente produtiva, é interessante dar uma lição de casa aos participantes. Ao enviar o convite para a reunião, o que deve acontecer com pelo menos um dia de antecedência, peça para que cada um apresente ideias sobre determinado tema. Dessa maneira, eles já virão munidos de material para se sentirem mais seguros e terem uma base para dar início à tempestade de ideias.

4 – Defina quem será o líder

Reunir um grupo de pessoas e pedir que exponham suas ideias sem qualquer critério não é o suficiente para uma sessão de brainstorm de sucesso. É preciso ter alguém que assuma o papel de líder e saiba organizar o processo. Lembrando que esse líder deve atuar como um facilitador, incentivando todos a contribuírem, e não como o centro da reunião.

5 – Deixe claro que todas as ideias são bem-vindas

É de extrema importância deixar claro aos participantes que todas as ideias são bem-vindas. E isso deve ser realmente praticado, para que ninguém se sinta acanhado e tema ver sua ideia considerada ruim. Esse é um passo indispensável, pois é comum que algumas pessoas deixem de expor o que estão pensando por medo de serem ridicularizadas. Quanto menos julgamento houver, mais livres todos se sentirão para criar e ousar ir além.

6 – Escolha bem o horário

O horário é um detalhe que pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma reunião de brainstorm. Afinal, a energia do ser humano tende a oscilar ao longo do dia e o que se quer é que todos estejam animados e com a mente pronta para ter boas ideias. Por isso, é preciso evitar horários próximos ao final do expediente, em que todos já estão se sentindo cansados, e dar preferência para a manhã, que é quando a mente e o corpo estão descansados.

7 – Leve objetos que estimulem a criatividade

Recursos visuais podem ajudar a estimular a mente, assim, levar certos objetos para a reunião é uma forma de enriquecer o processo criativo. Se o objetivo estiver relacionado ao desenvolvimento de um produto, é interessante levar itens que tenham a ver com o que se busca. Se for a criação de uma campanha publicitária, ter os produtos em mãos também ajudará os participantes a se envolverem de forma mais intensa e, disso, ideias fantásticas podem surgir.

8 – Registre todas as ideias apresentadas

Um participante deve ficar responsável por registrar todas as ideias apresentadas, mesmo aquelas que não forem ser usadas. Como é uma reunião com uma grande quantidade de informação, o registro ajuda a evitar que algo importante seja esquecido. Além disso, conforme mencionado anteriormente, assim se cria um banco de dados com ideias que podem ser usadas em outras situações.

9 – Peça para que todos deixem o celular desligado

É fundamental que todos os participantes estejam com a atenção voltada exclusivamente para o processo criativo. Celulares e computadores devem ser mantidos desligados. Os outros colaboradores da empresa que não estiverem participando, devem ser orientados a não interromper. Esse cuidado é necessário porque uma simples ligação pode comprometer toda uma cadeia de ideias.

10 – Realize reuniões em locais diferentes

Por fim, é sempre uma boa ideia variar o local em que essas reuniões acontecem. Muitas vezes, dentro da própria empresa existem ambientes que podem ser mais estimulantes do que o escritório, talvez um gramado, um espaço para convivência, um lago. Quanto mais à vontade os participantes se sentirem, melhor será para todo o grupo.

Henry Ford tem uma citação bastante interessante que diz que reunir-se para formar uma equipe é um começo, manter-se juntos é um progresso e trabalhar juntos é sucesso. Incentive seus colaboradores a trabalharem juntos através das reuniões de brainstorm e alcancem o sucesso.

Tem alguma dica a acrescentar para sessões de brainstorm mais produtivas? Deixe no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo com os seus colaboradores e colegas de trabalho!

Fontes:

www.raybourn.com/the-5-benefits-of-brainstorming/

www.rockcontent.com/blog/brainstorming/

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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