Gamificação – O que é e quais são os seus benefícios?

Palavra Gamificação

Veja os principais benefícios da gamificação.

Você já ouviu falar sobre gamificação? Se ainda não, saiba que esse conceito pode ser a chave da motivação e engajamento dos seus colaboradores. Em linhas gerais, consiste no uso de elementos e estruturas de jogos em situações reais.

No artigo a seguir iremos explicar do que se trata, quais são os seus benefícios e como aplicar na sua empresa. 

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O que é gamificação?

O conceito de gamificação refere-se ao emprego de elementos e mecanismos de jogos em contextos que não são de jogos. Trata-se de uma alternativa em relação às abordagens mais convencionais.

Estruturas de jogos são utilizadas como forma de solucionar problemas e gerar maior engajamento. Essa teoria foi elaborada por vários autores, o termo tem sua origem no inglês “gamification”. 

Objetivos da gamificação

Há uma série de abordagens corporativas focadas na motivação e a gamificação é uma dessas possibilidades. Nesse método, o objetivo é tornar a realização de uma tarefa mais satisfatória através do uso de elementos de jogos.

O processo adquire um ar mais lúdico com a adição desses elementos. Quando uma tarefa se mostra mais prazerosa, tende a gerar mais engajamento dos envolvidos. Os colaboradores saem do modo “sou obrigado a fazer” e entram no modo “quero fazer”. 

Benefícios da gamificação

Para compreender quais são os benefícios da gamificação, é interessante refletir sobre os motivos das pessoas permanecerem em um jogo. Jogos em geral nos desafiam a vencer etapas para concretizar uma grande meta. Ao longo desse processo, a nossa criatividade é desafiada o tempo todo. 

Em um jogo de fases, por exemplo, dificilmente conseguimos passar pela fase mais difícil na primeira tentativa. Dessa forma, somos levados a tentar de diferentes maneiras passar pelas fases mais críticas. A nossa criatividade é bastante desafiada para que possamos chegar à grande meta. 

Há outros jogos que estimulam o trabalho em equipe para que a vitória possa ser conquistada. No jogo “League of Legends”, por exemplo, os participantes são reunidos em times e precisam manter a comunicação constante para alcançar o objetivo final, vencendo, assim, a partida.

A partir da observação desses dois tipos de jogos, podemos concluir que a gamificação contribui para o estímulo da criatividade, aumento da persistência e maior interação. 

A partir desses três elementos, é possível entender o que a ação da gamificação pode fazer pela sua companhia. A seguir listamos os principais benefícios de adotar essa abordagem na sua organização: 

Clima organizacional mais salutar;

– Aumento da produtividade;

– Maior interação entre os colaboradores;

– Maior engajamento entre os colaboradores;

– Satisfação por parte dos colaboradores de realizar o seu trabalho.

Como a gamificação pode ser aplicada nas empresas?

O método da gamificação se caracteriza por ser a aplicação de um conceito. Embora utilize elementos de jogos, não significa criar um jogo literalmente. Para quem ficou com dúvidas sobre como essa aplicação pode ser feita, apresentaremos abaixo a linha de raciocínio a ser utilizada.

Entenda quais são os elementos que devem ser considerados. 

1. Objetivo final

Todo e qualquer jogo tem um objetivo final, no UNO, por exemplo, o jogador deve se livrar de todas as cartas da sua mão. Ter bem claro esse objetivo é determinante para que ocorra o engajamento na tarefa a ser realizada. E, claro, que para alcançar um objetivo é fundamental ter regras. 

2. Regras

Retomando o exemplo do UNO, nesse jogo a regra diz que somente uma carta pode ser descartada por vez. Logo, o participante sabe que não pode quebrar essa norma se desejar ganhar. Os colaboradores devem ter a lista de regras a seguir bem clara para que pautem todas as suas ações pelas mesmas.

3. Feedbacks

Em um jogo é crucial ter feedbacks para saber se você está indo bem ou precisa mudar de estratégia. No UNO, os feedbacks podem ser obtidos observando a quantidade de cartas dos demais participantes.

Se todo mundo tiver mais cartas do que você, é sinal de que sua estratégia está tendo êxito. Contudo, se você é quem tem mais cartas nas mãos, precisa pensar no que fazer para mudar esse quadro. 

Usando os elementos de jogos

Os elementos que apresentamos acima: objetivo final, regras e feedbacks são a base da gamificação em uma empresa. Utilizando esses elementos é possível desenvolver um game dentro da sua companhia.

Imagine que a empresa X deseja aumentar o seu número de vendas em cinco meses. Para atingir o objetivo final (aumento de vendas em cinco meses) é necessário ter regras e uma forma de entrega de feedback.

A diferença entre o jogo do UNO e o game corporativo é que o primeiro tem como finalidade a distração e o segundo precisa de uma premiação como estímulo. O prêmio ajuda a criar uma competição produtiva dentro da organização. 

Premiação

Mencionamos acima a importância da premiação para a aplicação da estrutura da gamificação. Abaixo iremos apresentar as principais formas de contemplação. 

Pontos

Tipo de premiação que usa um sistema individualizado em que o colaborador junta pontos para trocar por compensações como um dia de folga, por exemplo. Certamente uma folga é uma forma de motivar o engajamento. 

Recompensas

Outra possibilidade de premiação na gamificação é através da concessão de uma recompensa. Por exemplo, no final de um determinado período a equipe que mais se destacou pode ganhar um jantar num restaurante de alto padrão. 

Gamificação: uma possibilidade para empresas de todos os portes

Ao longo do artigo explicamos o conceito de gamificação e seus benefícios. Ficou evidente que para utilizar essa estratégia não é necessário criar, literalmente, um jogo, não é mesmo? Trata-se de uma abordagem bastante simples de colocar em prática na verdade e que pode ser utilizada em empreendimentos de todos os portes. 

Os gestores que desejam potencializar a motivação e o engajamento dos seus colaboradores devem observar quais vantagens podem conceder. O segredo para que os funcionários se sintam inseridos no universo do game corporativo e queiram entregar os melhores resultados é ter uma boa recompensa. 

A gamificação é uma abordagem bastante positiva para estimular o engajamento entre os colaboradores. Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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