Gentileza – Qual a sua importância na vida pessoal e profissional?

A Gentileza, dentro das empresas, é fundamental pra que possamos contruir um bom Clima Organizacional.

A gentileza tem grande influência para o sucesso pessoal e profissional, além de contribuir para a felicidade daquele quem é gentil. A máxima de que “gentileza gera gentileza” já está cientificamente comprovada através de estudos comportamentais. Já percebeu como quando alguém é gentil com você é natural ter o desejo de ser gentil com a pessoa também?

Esse ímpeto de devolver a gentileza é válido tanto em contextos pessoais quanto profissionais. Obviamente que ambientes com diversas demonstrações de gentileza tendem a ser mais equilibrados, agradáveis e produtivos. Continue lendo para entender qual é a importância de cultivar a gentileza que existe em você.

Por que a gentileza é importante para a vida pessoal e profissional?

A gentileza tem um papel muito relevante na vida pessoal de qualquer individuo, ela amplia o autoconhecimento e o potencial de autocrítica. Uma pessoa gentil sabe que está se esforçando para ser o melhor que consegue sempre.

O seu esforço permite que ela olhe para si mesma, enxergando suas qualidades e pontos a melhorar com mais clareza. Além disso, as pessoas que estão à volta do indivíduo gentil tendem a refletir essa gentileza na forma de ações.

Na vida profissional, a gentileza contribui para tornar o ambiente de trabalho mais salutar e produtivo. Há maior potencial de colaboração e compartilhamento de conhecimentos entre profissionais que se portam de forma gentil. As equipes formadas por pessoas que trocam gentilezas entre si realizam projetos muito mais consistentes e bem-sucedidos.

Gentileza e melhoria contínua

Um dos grandes aprendizados que uma pessoa pode ter em sua vida é compreender que está em um processo contínuo de melhoria. Todos os dias, podemos aprender algo novo com as pessoas que nos cercam, inclusive com as mais inesperadas. Quando um indivíduo assume para si o comportamento pautado pela gentileza, torna-se mais aberto a receber o que as outras pessoas podem lhe dar.

Entre as vantagens de ser uma pessoa gentil estão ter uma compreensão mais ampla da diversidade e receber a colaboração alheia. A gentileza contribui para um processo de crescimento pessoal contínuo com a conquista de novos desafios.

Gentileza gera sucesso

Você já percebeu que pessoas gentis tendem a se destacar positivamente no âmbito pessoal e profissional? É agradável conviver com indivíduos assim, o que contribui para que tenham mais amigos. Isso significa que eles nunca estão sozinhos quando passam por problemas. As amizades, além de tornarem a vida mais rica e interessante, podem gerar oportunidades profissionais.

Uma boa rede de contatos é essencial para quem deseja ser bem-sucedido na carreira. Além disso, pessoas gentis no ambiente de trabalho podem contar com a colaboração dos colegas. A gentileza potencializa as chances de sucesso profissional pelo fato de construir um ambiente com mais confiança.

Performance profissional

Aqueles que guiam as suas ações pela gentileza, tendem a ter uma performance profissional mais elevada. Os colegas de uma pessoa gentil têm a tendência de reverberar esse comportamento, levando à construção de um ambiente mais confiável. O trabalho flui de forma mais produtiva e os resultados são alcançados com mais facilidade.

Com um clima organizacional favorável, os profissionais se sentem mais seguros para expor as suas vulnerabilidades e darem suas sugestões. Há o entendimento de que os conflitos serão resolvidos de forma respeitosa, sempre mantendo a ética em pauta. A segurança que a gentileza cria é a base para o crescimento do grupo.

Dicas de como ser mais gentil

Ao longo do artigo, falamos a respeito da importância da gentileza para ter uma vida pessoal e profissional com mais felicidade e sucesso. Para quem está se perguntando como pode adicionar mais gentileza ao seu dia a dia, elaboramos algumas dicas.

1 – Seja gentil com você mesmo

Somente podemos dar ao mundo aquilo que temos dentro de nós, então, seja gentil consigo mesmo. Acumular mágoas, ressentimentos e ódio pode levar as pessoas a adquirirem uma visão amarga da vida. Quem enxerga a vida através dessa lente distorcida não consegue entregar gentileza para o mundo. Então, que tal refletir sobre os fatores que te levam a ter sentimentos tão negativos?

Certamente você perceberá que, independentemente dos fatores geradores, esses sentimentos não são mais fortes que seu desejo de crescer. Cuide de sua autoestima e reconheça suas qualidades e sucessos.

2 – Dê mais sorrisos

Uma forma prática de cultivar a gentileza em sua vida é estar aberto a dar mais sorrisos. Saiba que, quando você aprende a sorrir mais mesmo diante de dificuldades, torna a carga que carrega muito mais leve. Preste atenção à sua volta e perceba como algumas pessoas, mesmo com grandes dificuldades, se mantêm sorrindo. Ao entregar um sorriso para alguém você está estimulando essa pessoa a devolver esse gesto.

3 – Deseje o bem para os outros

Você é o tipo de pessoa que fica feliz, mas feliz mesmo, com as conquistas dos outros? Vivemos em um mundo em que está se tornando “normal” cultivar sentimentos como a inveja. O aumento do tempo que passamos nas redes sociais contribui para isso.

Para ser uma pessoa mais gentil, é importante aprender a olhar com carinho para as conquistas alheias. Ao desejar e comemorar o bem de outra pessoa você está se preparando para receber o bem também.

4 – Ajude o próximo

A gentileza está nas pequenas ações que se refletem no bem-estar do próximo, independentemente de você conhecê-lo ou não. Ofereça a sua ajuda para quem precisa, é bem provável que quando você precisar também poderá contar com auxílio. No entanto, fique atento ao fato de que a verdadeira gentileza é feita sem esperar nada em troca. Então, faça boas ações sem esperar a retribuição.

5 – Trate os outros como deseja ser tratado

Como você gostaria que as pessoas te tratassem? Certamente que bem, não é mesmo? Para ser mais gentil, trate os outros como gostaria de ser tratado. Se você entregar mau humor e más ações terá essas respostas de volta. Ser gentil faz com que a sua vida seja mais alegre e mais plena. Pense nisso e tenha mais facilidade em acrescentar gentileza à sua vida.

A gentileza é uma ferramenta poderosa para construir uma vida de mais sucesso! Se este conteúdo inspirou você, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010