A socialização organizacional e sua importância dentro das organizações

socialização organizacional

Integre novos colaboradores através da socialização organizacional

 

Primeiro vamos entender o que é e de onde vem o termo SOCIALIZAÇÃO:

Socialização é a assimilação de hábitos que caracterizam o indivíduo ao seu grupo social. É o processo através do qual o indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando sua cultura.

Esse processo é contínuo sendo realizado através da comunicação. Inicia-se com o nascimento e só se encerra com a morte, desenvolvendo através, primeiramente, no ambiente familiar, na escola, nos meios de comunicação e vai se estendendo aos grupos de referência: bandas favoritas, atores, figuras públicas, etc.

É através da socialização que o indivíduo é capaz de desenvolver a sua personalidade e ser admitido ou inserido na sociedade, se integrando no grupo em que nasceu adquirindo seus valores e hábitos que lhe dão e formam suas características. É o processo de adquirir conhecimento social, que transforma o ser humano de um ser biológico para um ser social.

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Tipos de Socialização

 

  • Socialização Primária: Esse tipo de socialização se dá durante a infância, onde a criança está em aprendizado inicial e interioriza a linguagem, as regras básicas que rege a sociedade, os conceitos de moralidade, os modelos de comportamento do grupo a que ela pertence. A socialização primária deixa marcas profundas em toda a vida do indivíduo, tem um valor primordial já que é nessa fase que se constrói seu primeiro mundo, suas primeiras experiências.

 

 

  • Socialização Secundária: é subsequente à todo o processo já experienciado e que introduz o indivíduo, já socializado, em novos grupos e setores da sua sociedade. Exemplo: na escola, grupos de amigos, no trabalho, nos lugares por onde passou, etc. A partir daí implica em novas expectativas formuladas acerca da vida profissional, social, amorosa, ou seja, todas as interações travadas durante a sua vida.

 

Um exemplo de socialização está no trecho da música de Elis Regina e Belchior, “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Achamos que estamos em desacordo com os usos e costumes de nossos pais  mas, na verdade, as marcas de seu tempo ainda permanecem em nós e ainda influenciam muito em nossa personalidade. Somos frutos do nosso passado.

Integre novos colaboradores através da socialização organizacional

As constantes mudanças que permeiam as empresas, a globalização, a concorrência de mercado e os avanços tecnológicos, exigem que as organizações adequem suas estruturas, capital intelectual e estratégias, garantindo assim, bons resultados a mesma.  

Existem inúmeras maneiras de colocar tal processo em prática, uma delas é a socialização organizacional. Seu conceito tem como foco, receber e adaptar o novo colaborador à cultura organizacional da empresa, seus valores, o comportamento desejado na mesma e quais serão as funções do profissional. Ou seja, o colaborador passa de membro externo, a membro interno e efetivo da empresa.

O processo de socialização organizacional é essencial não só para a gestão da empresa, como também para o colaborador, pois o momento que o mesmo começa suas atividades em uma organização, muitas vezes é marcado por estresse, ansiedade, expectativa e medo do desconhecido.

Ao longo desta relação, entre colaborador e organização, competirá à organização desenvolver e acompanhar o processo de socialização do colaborador. Do outro lado, o colaborador tentará impor seu comportamento individualizado. A organização tentando moldar os comportamentos individuais às suas necessidades, sua cultura, seus valores para ficarem de acordo com sua filosofia enquanto o colaborador, na tentativa de influenciá-la com o intuito de atingir maior satisfação pessoal e a realização das próprias necessidades.

É salutar todo esse processo. Sem ele não haveria renovação dentro das organizações. Nesse primeiro momento, tudo é uma troca! É imprescindível esse processo para o envolvimento do colaborador dentro da empresa, para se adaptar e preparar seu relacionamento interpessoal.

Os aspectos que permeiam a socialização organizacional, são: a pessoa que conduzirá o processo com o novo membro, o método utilizado (processo seletivo, grupo de trabalho, programa de integração, etc), o profissional novato e o resultado obtido por todo o processo.

Vantagens da socialização organizacional

A socialização organizacional traz algumas vantagens como:

  • Melhora o desempenho do profissional novato;
  • Permite que o colaborador entenda seu papel quanto o trabalho realizado na empresa,
  • Desenvolve competências, habilidades e conhecimentos;
  • Promove o relacionamento interpessoal;
  • Favorece a disseminação da cultura organizacional;
  • Diminui a ansiedade dos novos membros;
  • Reduz a rotatividade de profissionais;
  • Iguala as expectativas da empresa e do novo colaborador;
  • Melhora a imagem da organização.

A tarefa de socialização, segundo o escritor Borges (2004), ganha importância estratégica para a organização. “Na nova ordem, é preciso se concentrar no envolvimento das pessoas, e, portanto, privilegiar as atividades integrativas e tornar a aprendizagem a questão central desse processo”.

Os autores Autry e Wheeler (2005) consideram que “os indivíduos podem basear ou desenvolver as suas atitudes a partir de informações afetivas, cognitivas ou comportamentais, e que quanto mais tempo for usado na socialização formal e no treinamento mais duradouro, maior será a percepção de adequação do empregado. Os autores examinam a influência da socialização formal e das práticas de treinamento nas dimensões cognitivas e afetivas do ajustamento pessoa-organização.

Ao implementar a socialização organizacional, a empresa garante não apenas ajustes na cultura organizacional, como também clareza nas atividades a serem realizadas, adaptação e reputação. Tudo isso garante que o novo profissional se sinta parte importante da organização e do seu desenvolvimento e então, trabalhe de forma eficaz e entregue resultados de excelência.

Qual a proposta de trabalho do coaching na Socialização Organizacional?

Considerando a missão, a visão geral da empresa, o histórico, a cadeia produtiva, seus valores e princípios, o coaching orienta a empresa no modelo de integração dos novos colaboradores. Prepara os agentes de socialização da empresa para atuarem na disseminação da cultura e valores da empresa, na transmissão correta e assertiva dos conhecimentos necessários com o intuito de motivar esses colaboradores.

Na empresa que você trabalha existe socialização organizacional? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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