A história de Jan Koum: de imigrante pobre a criador do WhatsApp

Criador do Whatsapp

Conheça a história do Criador do Whatsapp

 

Criador do aplicativo WhatsApp, o ucraniano Jan Koum fez da sua experiência como usuário uma das suas maiores inspirações para desenvolver um dos serviços online mais populares do mundo. Ficou curioso e quer conhecer mais da história dele? É só continuar lendo o artigo!

O início da história

Koum, que nasceu em 1976, saiu da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, ainda jovem para morar na Califórnia, nos Estados Unidos, com sua mãe e sua avó. Por lá, ele viveu épocas de grandes dificuldades financeiras, em que ele e a mãe só conseguiam alimentos em um centro comunitário enquanto eles trabalhavam como babá e faxineiro, respectivamente.

Em meio a pobreza em que vivia, Koum lia livros e manuais sobre programação, tornando-se um autodidata no assunto. Foi justamente esse potencial autodidata que garantiu a ele um emprego como especialista de segurança na Ernst & Young, uma das dez maiores empresas de serviços profissionais do mundo. Uma das suas principais funções era conferir o sistema de anúncios do recém-criado portal da Yahoo!. A partir desse momento, a carreira dele começou a deslanchar.

O insight para a criação do WhatsApp

Jan Koum trabalhou na empresa por 9 anos, vivenciando os momentos de ápice e declínio de uma das maiores empresas do segmento digital do mundo. Após este período, Koum viveu um 1 sabático, viajando por vários lugares e pleiteando vagas em empresas como Facebook e Twitter.

Após ser recusado pelas duas empresas gigantes das redes sociais, Koum decidiu que abriria uma empresa. Para isso, contou com a ajuda do programador americano Brian Acton, que conheceu no último emprego.

Foi neste momento de construção de ideias que Koum se lembrou de algumas questões que o incomodavam como usuário de serviços digitais: além de sempre esquecer sua senha do Skype, Koum se incomodava pelo fato de sua academia não permitir ligações durante as atividades.

Para resolver esses dois problemas, ele teve a ideia de criar um aplicativo específico, o WhatsApp. Lançado em 2009, a ferramenta é uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade. Em 2014, o serviço foi comprado pelo Facebook por 22 bilhões de dólares, alcançando a marca de 1 bilhão de usuários 2 anos mais tarde.

Lições da biografia de Jan Koum

A biografia de Jan Koum é extraordinariamente inspiradora. O menino saído do subúrbio da Ucrânia em busca de uma nova vida em outro país se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Superar os obstáculos não é uma tarefa simples, embora seja totalmente necessária para alcançar seus objetivos e realizar os sonhos.

O profissional usou o seu tempo livre para aprender assuntos novos e exercitar sua inteligência. E nem adianta vir com desculpa de que ele é autodidata. Não é preciso ter essa virtude para estudar. Com esforço e dedicação é possível aprender temas novos e desenvolver sua habilidade técnica dentro dessa área. A educação contínua é uma forma de evolução constante e sua prática resulta em crescimento pessoal e profissional.

Mais do que isso: ele não utilizou uma situação de pobreza como muleta para não se dedicar aos estudos e a uma mudança de vida. Ele instituiu novos hábitos e ensinou a si mesmo qual era o momento de trabalhar, estudar e descansar. Com certeza não foi fácil para ele. Aliás, nunca é fácil para ninguém. Porém, é possível. E nada melhor do que a sensação de realização quando se consegue algo depois de muita batalha, não é mesmo?

Use o coaching

O coaching é uma poderosa forma de educação contínua, que transforma a vida de uma pessoa de forma positiva. O método utiliza diversas ferramentas que são capazes de operar mudanças magníficas que podem acontecer em curto, médio e longo prazo. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversos cursos que podem funcionar como impulso para que você desenvolva novas ideias e novos hábitos e ainda alcance resultados incríveis com esse progresso!

A formação de Programação Neurolinguística (PNL) é um claro exemplo de como é possível conseguir o que deseja desde que haja muito esforço e dedicação. Para você entender melhor o que esse curso, saiba que existe uma área de estudo chamada programação neurolinguística, cujo objetivo é compreender como os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento podem se conectar e trabalhar juntos em prol em um objetivo. A ideia e a pesquisa foram desenvolvidas pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos.

Apesar de ter sido criado nos anos 70, o conceito ainda é muito atual. A prova disso é que o treinador de performance mundialmente conhecido, Tony Robbins, usa o estudo como referência. O profissional criou uma técnica chamada modelagem, em que ele observa pessoas bem-sucedidas para entender se há um padrão de comportamento entre elas.

O curso do IBC usa justamente essas teorias como base para a criação do conteúdo. Com aulas teóricas, práticas e dinâmicas, você irá aprender sobre os princípios da programação neurolinguística; o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional; como praticar a linguagem não verbal; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; quais são os canais representacionais; como refletir com mais de um ponto de vista sobre uma mesma situação; como negociar soluções; como desenvolver a criatividade; o que é e como funciona a estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação); como ser mais assertivo em diversas situações; e muitos outros temas importantes.

O PNL permite que você transforme e adeque sonhos em objetivos reais com planos de ação; exercite sua flexibilidade comportamental; administre melhor o tempo e as demandas; elimine bloqueios; desenvolva habilidades ligadas à liderança; amplie a capacidade de comunicação com persuasão; negocie soluções; e muito mais.

Essa e outras formações incríveis você encontra no Instituto Brasileiro de Coaching. Navegue pelo site para conhecer mais e encontre o curso que mais se conecta com o seu momento pessoal e profissional.

E você, tem alguma ideia e está sem ânimo para colocá-la em prática? A história de Jan Koum te inspirou a seguir em busca de algum sonho? Use o espaço abaixo para nos contar qual é esse sonho.

Copyright: 646918009 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ruhl

 

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010