Veja como o Coaching Financeiro pode melhorar suas finanças | IBC
Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Como o coaching pode ajudar na sua vida financeira

24/05/16
coaching financeiro
Controle suas finanças com a ajuda do coaching | Crédito: Deposit Photos

Manter as finanças em dia tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Temos visto diariamente pessoas próximas que acabam de receber seu salário e dias depois ficam sem nada. Cartões de crédito, contas, gastos básicos, escola dos filhos, faculdade, alimentação, hobbies, cursos, pagamentos, empréstimos. Tudo isso pode acabar resultando em uma grande dívida. Resolver sozinho a situação financeira é um grande desafio que nem sempre pode ser cumprido, então nada melhor do que contar com um especialista que te ajudará a resolver essa questão, basta recorrer ao Coaching Financeiro.

Como um coach pode me ajudar com minha situação financeira?

Para responder essa pergunta, precisamos primeiramente entender o papel do Coach. Esse profissional conta com experiência e habilidades para entender pessoas, seus problemas, anseios e o que as motiva. Com isso, ele explora o potencial humano e a maneira como seu cliente se porta em determinada situação, como que é a rotina dele, seus objetivos e as dificuldades em alcançá-los. Partindo desse princípio, ele se torna uma pessoa apta a avaliar junto com você a situação financeira em que se encontra e, com isso, te ajudar a definir prioridades, avaliar seus rendimentos, organizar suas finanças, ter ideias de como aumentar sua renda, mostrar as consequências em ter uma vida financeira descontrolada, procurar soluções eficazes para se livrar de dívidas, ajudar com um planejamento pessoal  e principalmente te dar motivação para superar seus obstáculos financeiros. Contar com um Coaching Financeiro é a resposta em um momento de desespero ou dúvidas.

Para quem é indicado ter o acompanhamento de um Coaching financeiro?

Existe uma gama de pessoas que podem contar com a ajuda desse profissional, uma vez que todos nós, em um certo momento da vida, temos de lidar com questões financeiras. Abaixo segue alguns casos indicados:

  • Pessoas que estão com dívidas e não conseguem organizar suas contas
  • Empresários que querem ter um contato maior com as finanças de sua empresa, porém, não têm nenhuma orientação qualificada para isso.
  • Pessoas que têm sonhos e objetivos que demandam uma boa quantidade de dinheiro, mas que não sabem como planejar as finanças nem traçar um planejamento pessoal para cumpri-las.
  • Jovens que acabaram de sair da faculdade e estão no primeiro contato com a vida financeira e, justamente por esse motivo, não sabem como se organizar.
  • Pessoas que não têm problemas financeiros, porém, querem fazer novos investimentos e não sabem por onde começar, qual retorno terão, no que devem investir.

Controle financeiro é como praticar exercícios

Essa é uma analogia perfeita para explicar como funcionam e quais são os princípios do controle financeiro. Primeiro, pela importância de ambos para termos uma vida saudável e tranquila, evitando surpresas desagradáveis. Outro ponto de convergência entre os dois conceitos é a forma como nos “acostumamos” a eles. Você pratica alguma atividade física? Seja por vontade de entrar em forma e se tornar mais saudável ou mesmo devido a uma indicação médica, em algum momento da vida, nós nos deparamos com a necessidade de praticar algum exercício. No começo, é sempre complicado, porém, com o passar do tempo e a percepção de todos os benefícios adquiridos, a prática se torna prazerosa e indispensável para permanecer feliz e satisfeito. É exatamente da mesma forma como acontece com o controle das suas finanças.

Coach financeiro: o personal trainer das finanças

Novamente utilizando essa analogia, praticamente todos sabem os benefícios de praticar exercícios físicos e também de ter controle sobre os seus gastos. Então, por que a grande maioria das pessoas sente dificuldade na realização de ambas atividades? O principal motivo para isso é que muitos não fazem ideia do que é preciso fazer, como começar, quais os “exercícios” necessários ou a execução certa deles. A função do Coach Financeiro é ajudar a esclarecer quais as melhores atividades (investimentos). Assim como quem começa em uma academia, os primeiros exercícios serão de fortalecimento muscular (controle de custos e eliminação de hábitos financeiros ruins), só depois começará as principais lições para atingir o objetivo: ganhar massa muscular (aumentar a renda) ou perder peso (parar de gastar mais do que ganha.

Coaching auxiliando sua saúde financeira

Ao ter o acompanhamento de um profissional de Coaching, você estará apto a entender como é sua situação financeira, o que fazer para melhorá-la, traçar planos e metas que te ajudarão a alcançar seus objetivos e te manter motivado a continuar progredindo e evitar que, no futuro, você acabe se enrolando financeiramente mais uma vez.

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC