IBC INDICA : Coach Carter (Treino para a Vida)

Coach Carter Coach Carter – Treino para Vida

 

Em nosso dia a dia, quando queremos nos sentir mais motivados, coisas simples podem servir de inspiração neste processo, como uma música, uma matéria no jornal ou em uma revista, uma série, filmes e muito mais. Estes são elementos, que, utilizando de narrativas próprias, conseguem nos acessar emocional e psicologicamente, nos incentivando a continuar em nossa jornada, sem nos deixarmos abater pelas adversidades no meio do caminho. 

Por sabermos disso, ou seja, do quanto é possível motivar e inspirar uma pessoa através de tais mecanismos, costumeiramente nós trazemos dicas, frases, livros, artigos, entre outros itens, que acreditamos que vão contribuir bastante para a motivação e também para o crescimento e desenvolvimento de todo e qualquer indivíduo e profissional 

Assim, no artigo de hoje, vamos nos dedicar a contar a história de um filme, sem dar spoiler, é claro, que trata-se de uma excelente fonte de inspiração, no que diz respeito à liderança, motivação, foco, disciplina e tudo aquilo que precisamos para organizarmos e prepararmos a nossa vida da melhor maneira possível, para conquistarmos tudo aquilo que almejamos. 

Estamos falando do filme Coach Carter: Treino para a vida. Convidamos você a continuar conosco neste leitura e permitir-se ir além através dela!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

?>

Um pouco sobre o filme

O filme aborda a história real e inspiradora de um treinador, que decide mostrar os diversos aspectos e valores da vida, para um grupo de jovens. Ken Carter, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson, é o proprietário de uma loja de artigos esportivos bem-sucedido, que aceita ser treinar o time de basquete de sua antiga escola, no subúrbio da cidade de Richmond, no Estado da Califórnia (EUA).

Em sua jornada, Carter enfrenta, tanto a falta de talento dos alunos quanto certa falta de educação por parte deles, o que se tornam seus principais desafios, para transformá-los em verdadeiros campeões. Assim, para alcançar este objetivo ele elabora um contrato, com um regime duro de regras, que inclui a forma dos alunos se vestirem até como devem respeitar uns aos outros. Este é um filme onde você pode tirar muitas lições de vida.

Baseado em fatos reais, ele mostra a dura vida dos alunos de uma escola pública nos EUA, onde seus estudantes não possuem nenhuma perspectiva, sendo que o que eles apenas vislumbram no futuro é trabalhar como “peões”, caindo nas garras do crime organizado, ou engravidando precocemente, o que acaba por lhes impedir de terem acesso ao ensino superior.

Repleto de lições de liderança, o treinador Carter, não decide apenas treinar e ensinar os alunos a jogarem basquete, ele encara a sua decisão como uma grande missão e oportunidade para transformar positivamente a vida de cada um deles, proporcionando-lhes um futuro melhor, por meio do esporte e principalmente dos estudo e da educação, de uma forma geral. 

Conforme o enredo avança, conseguimos observar que, apesar das grandes dificuldades encontradas pelo caminho, a capacidade de liderança do treinador vai fazendo com que os alunos, e até ele mesmo, se tornem cada vez mais resilientes, comprometidos e corajosos, enfrentando questões problemáticas como o envolvimento com drogas, a violência, a grande desigualdade social e também um sistema precário de ensino. 

Trata-se de uma história que vale muito a pena assistir, para que nos motivemos e nos inspiremos a apostar em nosso próprio poder de transformação, capaz de contribuir para que alcancemos novos e melhores patamares em nossa vida. 

As principais lições que aprendemos ao longo do filme

Como dissemos anteriormente, o propósito do treinador Carter não é apenas ensinar seus atletas a jogarem bem o basquete. O que ele quer, na verdade, é dar-lhes um futuro com boas perspectivas, tendo, com isso, a oportunidade de fugirem, tanto da pobreza, quanto da vida dentro do crime, que, na situação em que são encontrados pelo técnico, são suas únicas opções.

Assim, ao percebermos isso, conseguimos constatar que não se trata apenas de um filme que fala sobre esportes. Ele fala também sobre a importância da liderança e nos fornece lições poderosas, capazes de nos guiar em direção ao caminho que precisamos percorrer, para nos tornarmos indivíduos cada vez mais realizados em nossa jornada. 

Veja quais são estas lições, a seguir:

Liderança é diferente de autoritarismo

A primeira lição que somos levados a aprender com este filme é que a liderança vai muito além do simples ato de dar ordens, que, em essência, não combina em nada com a postura que um verdadeiro líder precisa ter. Na verdade, quando abordamos o tema liderança, estamos falando daquela pessoa que, independentemente da posição que ocupe, hierarquicamente falando, influencia os demais a darem o seu melhor, em prol de um objetivo comum, que beneficiará a todos.

E ao longo do filme, percebemos que o treinador Carter faz isso o tempo todo, ou seja, por mais que em certos momentos ele tenha uma postura autoritária, que o contexto com certeza pede, ele vai além disso e conduz seus alunos e atletas, gerenciando suas habilidades e competências, em direção ao atingimento das metas e objetivos estabelecidos. 

Assim, conseguimos observar que, até mesmo esta postura mais rígida, com a qual ele se posiciona diante de seus liderados, tem um propósito de ser e vai chegar um determinado resultado, que o de impulsionar cada um dos alunos na construção de um futuro melhor para si.

É preciso trabalhar também os pontos de melhoria

Um bom líder, além de trabalhar os pontos fortes de seus liderados, também direciona seus esforços para ajudá-los a identificar seus pontos de melhoria e desenvolvê-los da melhor maneira possível. 

Ao se deparar com um contexto totalmente desfavorável, com atletas sem nenhum tipo de perspectiva, ele fez questão de se aprofundar nas fraquezas de cada um deles, para que, dessa forma, pudesse lhes mostrar um caminho profissional, e também pessoal, a ser seguido, que os direcionasse a uma vida melhor, dentro e fora das quadras.

Ao fazer isso, ele mostrou que, além de focar nos pontos fortes, devemos também focar diariamente no desenvolvimento de nossos pontos de melhoria, sem deixá-los para trás ou ignorá-los, já que isso não leva à evolução de nenhum ser humano. 

A importância do trabalho em equipe

Outro grande ensinamento que temos também a partir do filme é com relação à importância do trabalho em equipe. Ao longo de toda a obra o técnico Carter mostra aos atletas o quanto seus comportamentos têm o poder de causar impacto, positivo ou negativo, na vida de seus companheiros de time. 

Por esta razão, a todo momento ele lembra a cada um deles sobre a necessidade de desenvolverem esta mentalidade, para que, desta maneira, eles evitem prejudicar o desempenho uns dos outros e assim conquistem a oportunidade de ir cada vez mais longe em suas trajetórias dentro da equipe e também fora dela. 

Como dissemos, assistir a este filme vale muito a pena, pois ele está repleto de aprendizados, que podemos levar, tanto para a nossa vida pessoal, quanto para a profissional. Basta assistirmos com atenção, para que assim absorvamos ao máximo o seu conteúdo.

E você, já assistiu Coach Carter? Quais suas impressões sobre o filme? Deixe nos comentários a sua opinião e lembre-se de compartilhar essa super dicas com seus amigos, em suas redes sociais. 

 

Copyright: 1577714713 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tomazina

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
?>


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010